quarta-feira, 27 de julho de 2022

ADVOGADO, SERÁ QUE VOCÊ TEM ESPÍRITO DE LIDERANÇA?


Uma das diferenças fundamentais entre um chefe e um líder está na habilidade que o líder tem de estimular as pessoas e de conseguir fazê-las desenvolver todo o seu melhor potencial, aumentando a sua performance, acelerando o seu aprendizado e elevando os resultados da empresa ou do escritório.
O desenvolvimento de uma liderança eficaz é uma habilidade diferencial para o advogado que deseja obter melhores resultados na carreira, seja você dono do seu próprio escritório, coordenador de equipe, gerente ou diretor jurídico de uma empresa.
E desenvolver uma boa liderança é algo muito diferente de simplesmente exercer o poder sobre os seus colaboradores. Muita gente sabe mandar, mas não sabe liderar! Mandar é forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição superior. Liderar, ao contrário, é a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem com entusiasmo para atingir objetivos comuns.
Veja que eu disse que liderar é uma habilidade e sendo assim, é um comportamento a ser aprendido e desenvolvido por meio de um processo de mudança interna que requer autoconhecimento e quebra de paradigmas pelo líder, e para isso, o Coaching, poderoso processo de desenvolvimento humano, pode ser um excelente aliado.
Então, será que você tem espírito de liderança? Veja o quanto você tem comportamento de líder no teste abaixo:

  • Quanto me esforço para fazer o que não foi feito antes?
  • Quanto persevero nas minhas decisões?
  • Quanto sou justo com as pessoas?
  • Quanto me planejo para realizar meus objetivos?
  • Quanto me coloco no lugar do próximo?
  • Quanto descentralizo minhas atividades?
  • Quanto faço mais do que esperam de mim?

Agora pontue suas respostas de 5 a 10, some e classifique da seguinte forma: (de 35 a 45 – ruim, de 45 a 60 – bom, acima de 60 – excelente).

Lembre-se: Pessoas aturam chefes e idolatram líderes. Se você quer fazer uma diferença na vida das pessoas e influenciar positivamente, aprenda a desenvolver as habilidades da liderança.
Por Lisandra Thomé Coaching & Consultoria
Fonte JusBrasil Notícias