segunda-feira, 8 de maio de 2017

VEJA COMO DESENVOLVER ALTA RESISTÊNCIA MENTAL


Desenvolver resistência mental pode te ajudar a ser mais emocionalmente resiliente, vencer desafios cada vez mais difíceis e construir uma armadura para se proteger das pedras que a vida joga às vezes.

O que é resistência mental?
“Resistência mental” é a qualidade de se manter forte em face da adversidade. É a capacidade de manter o foco e determinação, apesar das pedras que você encontra no caminho.
Eventos em nossa vida raramente acontecem da forma como a gente gostaria que acontecessem, mas isso não significa que você tem largar a toalha.
E é justamente nessas horas que a resistência mental faz toda a diferença.
Esta resistência e fortaleza lhe dá a força para manter as emoções sob controle. Essencialmente, é a voz na parte da sua cabeça que diz para você continuar tentando, mesmo quando as coisas ficam difíceis.

1. Gerencie suas expectativas
O melhor ataque é uma boa defesa. Uma das principais maneiras para você construir resiliência às coisas que surgem em seu caminho é o de gerir as suas expectativas. Se você tiver expectativas mal gerenciadas, você vai ter mais surpresas do que deveria, e elas podem fazer você se sentir fora de controle. A falta de controle, por sua vez, pode diminuir sua moral e enfraquecer a sua força mental.

2. Evite que emoções tirem o melhor de você
Estar em contato com suas emoções é uma coisa boa, mas elas também representar uma nuvem no seu julgamento no momento em que coisas importantes acontecem. Pessoas mentalmente fortes sabem como manter a calma em situações complicadas.
Emoções podem tirar o melhor de nós quando estamos entre a cruz e a caldeirinha, mas ter alguma resiliência emocional pode aumentar a sua capacidade de lidar com situações pesadas.
Sendo assim, enfrente o que está acontecendo com você em vez de fugir para buscar conforto. Os soldados da Marinha dos Estados Unidos têm um ditado bem interessante para esse contexto: “se sinta confortável estando desconfortável”.
Aprender a ficar confortável em situações desconfortáveis forçará você a aprender com a situação, em vez de evitá-la.

3. Encontre sua fonte de motivação
Mesmo se você mantiver expectativas realistas e suas emoções sob controle, você ainda precisará de alguma motivação dentro de você para alimentar aquele sentimento de querer sempre mais.
Se você está abordando um problema, lidando com um evento de vida difícil, ou à procura de uma maneira de forçar mais durante seu próximo treino, você precisa se sentir motivado. Mas como você encontra motivação? Você tem que se perguntar: “por quê?”
– Por que eu preciso resolver este problema?
– Por que eu preciso passar por isso?
– Por que eu preciso ficar mais forte, mais rápido, mais saudável?
Perguntar-se sobre essas coisas ajuda a identificar a verdadeira razão do por quê você precisa ou quer realizar algo. O ideal é ter um propósito bem claro, e alinhas suas atitudes a ele.
Quando algo difícil surge em seu caminho, você nem sempre tem uma escolha sobre se quer passar por isso ou não, mas há sempre uma razão melhor do que “tenho que fazer isso”. Tenha um objetivo específico em mente. Pense em algo ou alguém que depende de você, e imagine que você é um soldado com um senso de dever para consigo mesmo e com os outros. Suas razões para agir podem ser coisas como:
– Porque eu quero ser melhor no que faço.
– Porque essa pessoa precisa de mim.
– Porque eu quero viver mais tempo / ter uma determinada aparência / me sentir de uma certa maneira.
Quando você sabe o motivo pelo qual precisa enfrentar algo, isso o torna mais forte, mais preparado e com força de vontade para romper as barreiras que podem aparecer no caminho.

4. Aprenda a adiar a gratificação e deixe as coisas acontecerem naturalmente
Aprender a lidar com fracassos é um fator importante de ser mentalmente forte.
Dr. Sean Richardson falou sobre o fracasso e sua relação com a resistência mental em um TED Talks de 2011. Na palestra, Richardson explica que o desenvolvimento da resistência mental pode ser resultado de olhar para o fracasso como um atraso de gratificação. De acordo com ele, aceitar a falha, e ficar bem com o fato de não conseguir o que se deseja na hora, é uma das melhores estratégias de sucesso.
Você pode se sentir em um ciclo vicioso, mas é aos poucos que a vida vai dando certo. Ser capaz de retardar a sua própria gratificação ou dizer não com tranquilidade é realmente o que é ser mentalmente forte em essência.
Grandes coisas nunca são fáceis de se alcançar, mas se você pode trabalhar duro e esperar pacientemente, vai entender o que significa ter força mental.