sábado, 6 de abril de 2024

SENSIBILIDADES ESPECÍFICAS DE GATOS? IDENTIFIQUE E AJUDE O SEU BICHANO

Você sabia que a população de gatos no Brasil já ultrapassou 24 milhões e que eles são considerados o "pet do futuro"?

Com a crescente verticalização das cidades e rotinas cada vez mais atribuladas, muitas pessoas acreditam que os felinos se adaptam melhor a essas condições, por isso esse número aumenta a cada ano.

Gatos são discretos e não costumam demonstrar sintomas claros de doenças, mas pequenas mudanças em seu comportamento e/ou aparência física podem ser observadas pelos próprios tutores por meio de sensibilidades, ou seja, sinais leves ou iniciais que não impactam o bem-estar do animal, como: ganho de peso, apetite insaciável, pelos opacos, problemas para eliminar bolas de pelo e sensibilidade digestiva.

Sobrepeso e obesidade: consequências para os pets e como cuidar

Quando os gatos imploram por alimento e têm fácil acesso a ele, eles tendem a ganhar peso, o que pode impactar negativamente a sua saúde. A nutrição pode ajudar a reduzir a sensação de fome e a manter um peso saudável, promovendo mais qualidade de vida aos pets.

É importante destacar que mais de 40% dos gatos ao redor do mundo estão com sobrepeso ou são considerados obesos. Isso se deve, principalmente, a um estilo de vida sem estímulos e à castração, que pode aumentar a ingestão de alimentos, tornando os gatos animais que anseiam por comida.

Pesquisas mostram um aumento médio de 30% no peso corporal apenas 3 meses após a castração quando os gatos são alimentados à vontade.

  • 56% dos tutores relatam que seus gatos pedem mais alimento
  • 54% deixam o gato com livre acesso ao alimento
  • 69% dos tutores alimentam o gato até ele parar de implorar
  • Só 19% dos tutores seguem as quantidades recomendadas

Além da alimentação balanceada, algumas atitudes podem ajudar a manter o peso dos pets. Evitar petiscos ricos em gordura, manter uma rotina de atividades e não deixar a comida à disposição são fundamentais para evitar o sobrepeso dos felinos.

Sensibilidade digestiva: como identificar, causas e o que pode ajudar

Gatos que sofrem com sensibilidade digestiva podem apresentar alterações na consistência e no volume das fezes, sinais de que algo não está bem.

Alguns fatores como o funcionamento do sistema digestivo, a qualidade e quantidade de alimento ingerido, estilo de vida, raça podem afetar a saúde digestiva e alterar a qualidade das fezes, deixando-as com consistência não ideal, geralmente mais amolecidas, com grande volume e odor diferente do habitual.

Todos esses sintomas podem ser um sinal de sensibilidade digestiva. Os gatos que sofrem com isso podem se beneficiar de alimentos que oferecem conforto digestivo e que melhoram a qualidade das fezes.

A relação entre a nutrição e o bem-estar dos felinos

A quantidade de alimento, formato do croquete (grão), frequência de alimentação e composição da dieta são importantes fatores que influenciam a função gastrointestinal.

E, para cada sensibilidade, existe um alimento específico capaz de minimizar os sinais, com resultados visíveis e comprovados. É possível também oferecer variação de texturas, seca ou úmida, de acordo com a preferência de cada animal, sem abrir mão dos benefícios nutricionais para as sensibilidades.

O trato digestivo do felino é um sistema sensível e complexo que precisa do cuidado certo para se manter saudável e eficaz. Sempre consulte um médico-veterinário de sua confiança para saber a melhor maneira de dar suporte ao bem-estar e saúde do seu gato.

Fonte ROYAL CANIN®