Atualmente as pessoas vivem uma rotina conturbada, existindo muitas pressões por todos os lados. A correria do dia a dia e também a autocobrança podem gerar um sentimento de desconforto, sendo necessário a busca de informações sobre como tratar a angústia.
Infelizmente, quando um quadro semelhante como descrito acima surge na vida de um jovem, logo vem na mente a busca por uma “falsa ajuda” que é o uso das drogas. Ao seguir por esse caminho, em vez de resolver um problema, pode se criar outras complicações.
Você precisa saber que não é o único a experimentar o sentimento de angústia, que pode fazer desistir de tudo o que antes o deixava feliz. Diversas pessoas no mundo inteiro estão sofrendo dessa doença que precisa ser investigada e tratada.
É importante saber que sentimentos como medo, angústia e ansiedade fazem parte da vida de qualquer indivíduo independentemente da faixa etária ou sexo. Entretanto, vale ressaltar que quando há um exagero de certas sensações, há a necessidade de se entender o porquê de estar acontecendo e procurar solucionar o problema.
Os problemas psicológicos necessitam de uma avaliação especializada por psicólogos e psiquiatras. Somente esses profissionais poderão descrever o tratamento adequado como psicoterapia, por exemplo, e caso haja necessidade o uso de remédios antidepressivos.
No entanto, você deve se conscientizar que se está passando por esse tipo de problema e se sente desanimado e paralisado em seguir com seus sonhos e projetos de vida, você deve atuar como agente de cura para si mesmo. Por meio de algumas atitudes e medidas você pode contribuir com os demais tratamentos propostos pelos profissionais da área de saúde.
Se você deseja realmente ser ajudado e principalmente ter uma atitude de mudança quanto ao seu estado de saúde, a boa notícia é que você chegou ao lugar certo. Ao ler este post, você vai conferir 5 dicas importantes de como tratar a angústia e se curar.
1. Pratique técnicas que aliviem a angústia
Uma boa dica para você, de como tratar a angústia, é a prática constante de técnicas que vão estimular seu cérebro a reprogramar conceitos errôneos do modo de agir e pensar.
Uma sugestão seria sempre procurar ter um tempo de reflexão sozinho: desligue seus aparelhos eletrônicos, desconecte-se com o mundo exterior, coloque uma música instrumental bem calma que você goste e comece a relaxar inspirando e expirando.
Se quiser, antes de iniciar esse processo, anote em um bloquinho tudo aquilo que faz você se sentir angustiado. Assim, as preocupações ficarão registradas no papel e não em sua mente. Faça essa técnica todos os dias, pois certamente será importante e muito útil separar um tempo para a calmaria e meditação.
Ao utilizar as técnicas de relaxamento, você vai se afastar de pensamentos angustiantes, de uma maneira saudável e não por meio de substâncias que farão mal ou que ponham em risco sua saúde física e psíquica.
2. Alimente-se de forma adequada
Já foi comprovado e, certamente, você já ouviu falar que a alimentação adequada nos mantém saudáveis e revigorados. Da mesma maneira, se alimentar de maneira correta e equilibrada trará benefícios importantes para sua saúde mental.
Ingerir alimentos como cereais integrais, atum, banana, peixes, espinafre, soja, aspargo, maçã, semente de gergelim, carnes magras, além de leite e seus derivados, contribui para que você libere substâncias como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que são responsáveis para ativar o bom humor, percepção de bem-estar, além de proporcionar sensação calmante e sedativa.
Frisando que os alimentados acima mencionados são auxiliadores no processo em como tratar a angústia. Vale sempre ressaltar que apenas o alimento por si só não trará o benefício da cura, certo?
3. Faça exercícios de baixa intensidade
Continuando com nossas dicas, a prática de exercícios físicos também o deixará mais bem-disposto e cheio de saúde. Além de proporcionar felicidade, liberando substâncias importantes no cérebro, ao se exercitar com frequência notará grandes resultados em sua saúde mental.
O importante é ser constante em suas atividades físicas, lembrando que você não deve começar pegando muito pesado em nenhum tipo de esporte. Comece aos poucos, mantendo uma regularidade, dando preferência aos exercícios de baixa intensidade como a caminhada, por exemplo. Lembrando que exercícios de alongamento não podem faltar ao iniciar e terminar a sua caminhada, combinado?
4. Tenha um sono reparador
Pense que acabou mais um dia corrido e cheio de tarefas que foram cumpridas. Após isso, vem o momento de dormir para recarregar suas baterias, não tem nada melhor que isso, correto? Pois, fique sabendo que ter uma boa noite de sono também pode ser seu grande aliado no combate a angústia que você tem sentido.
Mas lembre-se de que dormir além do necessário para você repor suas energias, pode resultar em efeitos negativos. Caso precise de uma ajudinha para ter um sono de qualidade siga as seguintes providências: tome um banho relaxante, beba um delicioso chá, coloque uma música suave e tenha bons sonhos!
5. Procure ajuda especializada
Por fim, como dito já no início deste post, procure uma consulta com um especialista de saúde mental e faça sessões de psicoterapia. Devido ao avanço da ciência e recursos disponíveis, existem tratamentos e disponibilidades de cura para o retorno para uma vida saudável e feliz.
É possível buscar tratamento em uma instituição clínica comprometida com a saúde e recuperação plena de seus pacientes. Nesses locais você vai receber todo apoio, acolhimento e orientação certa de especialistas para um tratamento com resultados positivos e que ajude você a alcançar o retorno ao convívio social de antes.
Não pense que tratar da saúde mental faz de
você uma pessoa mais frágil e vulnerável. Muito pelo contrário, atualmente se
sabe que ter uma mente saudável é um requisito fundamental para se ter saúde de
uma forma geral.
Fonte Hospital Santa Mônica