terça-feira, 28 de novembro de 2023

MEU NOME FOI NEGATIVADO: SAIBA O QUE FAZER EM 5 PASSOS

Belo dia, você resolve adquirir aquele item que você a tanto tempo deseja (um móvel novo, modernizar os eletrodomésticos de sua casa...) ou até mesmo, precisando quitar algumas dívidas, busca determinada instituição financeira para contrair empréstimo.

E quando falta detalhes para fechar a compra daquele produto ou daquele empréstimo, o atendente te informa que o negócio não pode ser feito porque você possui uma restrição em seu CPF.

Nesse momento você sente um misto de sensações: fica surpreso pela notícia de que não vai poder concretizar a compra ou empréstimo e ao mesmo tempo com uma pulga atrás da orelha pois desconhece o motivo do seu nome está negativado, pois você mantém suas contas em dia.

A seguir um pequeno passo-passo do que você pode fazer se este for o seu caso.

1º passo - Consultar seu CPF

Esse passo é bem simples, basta se dirigir à uma agência dos correios e solicitar a pesquisa do seu CPF, bastando apresentar documento oficial com foto.

Para mais informações sobre este serviço consulte Meu Serasa.

2º passo - Verificar a origem da dívida

Com a consulta em mãos, você vai perceber que no documento emitido vai aparecer as seguintes informações:

·        Dívidas (negativação);

·        Cheques sem fundos;

·        Protestos;

·        Ações judiciais;

·        Participação em falências;

E para cada anotação/apontamento cadastrado, constará:

·        Nome do credor;

·        Valor da dívida;

·        Data da anotação.

3º passo - Estabelecer contato com a empresa

Após análise da consulta e confirmação de qual empresa está lhe cobrando, entre em contato pelos canais de atendimento da mesma.

DICA IMPORTANTE: Todo contato realizado, seja por telefone, e-mail, chat, tome nota do nome do atendente, data e hora ou salve a conversa, pois você pode precisar, caso não consiga resolver sua situação perante a empresa.

4º passo - Procure a assistência dos órgãos de defesa do consumidor

Se você chegou até aqui, foi porque sua tentativa de resolver o seu problema com a empresa não foi resolvida. Mas não se preocupe, pois você pode fazer uma reclamação perante o Procon de sua localidade ou até mesmo perante o Reclame Aqui, para tentar resolver o seu caso.

5º passo - Consulte um advogado

Porém, mesmo após seguir todos os passos anteriores e não conseguir resolver seu problema, recomendo que você consulte um advogado de sua confiança para lhe assessorar em seu caso.

Por Marcos Meneses  

Fonte JusBrasil Notícias