Belo dia, você resolve adquirir aquele item que você a tanto tempo deseja (um móvel novo, modernizar os eletrodomésticos de sua casa...) ou até mesmo, precisando quitar algumas dívidas, busca determinada instituição financeira para contrair empréstimo.
E quando falta detalhes para fechar a compra daquele produto ou daquele empréstimo, o atendente te informa que o negócio não pode ser feito porque você possui uma restrição em seu CPF.
Nesse momento você sente um misto de sensações: fica surpreso pela notícia de que não vai poder concretizar a compra ou empréstimo e ao mesmo tempo com uma pulga atrás da orelha pois desconhece o motivo do seu nome está negativado, pois você mantém suas contas em dia.
A seguir um pequeno passo-passo do que você
pode fazer se este for o seu caso.
1º passo - Consultar seu CPF
Esse passo é bem simples, basta se dirigir à uma agência dos correios e solicitar a pesquisa do seu CPF, bastando apresentar documento oficial com foto.
Para mais informações sobre este serviço
consulte Meu Serasa.
2º passo - Verificar a origem da dívida
Com a consulta em mãos, você vai perceber que no documento emitido vai aparecer as seguintes informações:
· Dívidas (negativação);
· Cheques sem fundos;
· Protestos;
· Ações judiciais;
· Participação em falências;
E para cada anotação/apontamento cadastrado, constará:
· Nome do credor;
· Valor da dívida;
· Data da anotação.
3º passo - Estabelecer contato com a empresa
Após análise da consulta e confirmação de qual empresa está lhe cobrando, entre em contato pelos canais de atendimento da mesma.
DICA IMPORTANTE: Todo contato realizado, seja por telefone, e-mail, chat, tome nota do nome do atendente, data e hora ou salve a conversa, pois você pode precisar, caso não consiga resolver sua situação perante a empresa.
4º passo - Procure a assistência dos órgãos de defesa do consumidor
Se você chegou até aqui, foi porque sua tentativa de resolver o seu problema com a empresa não foi resolvida. Mas não se preocupe, pois você pode fazer uma reclamação perante o Procon de sua localidade ou até mesmo perante o Reclame Aqui, para tentar resolver o seu caso.
5º passo - Consulte um advogado
Porém, mesmo após seguir todos os passos anteriores e não conseguir resolver seu problema, recomendo que você consulte um advogado de sua confiança para lhe assessorar em seu caso.
Por Marcos Meneses
Fonte JusBrasil Notícias