terça-feira, 24 de setembro de 2024

O QUE É CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS?


Saiba o que é e para que serve a certidão negativa de débitos, além disso entenda como e onde você pode emitir esse documento.
Algumas entidades como empresas e bancos costumam requerer a chamada certidão negativa de débitos antes de conceder empréstimos ou aceitar ofertas de fornecedores, por exemplo, como forma de comprovar a ausência de dívidas tributárias e fiscais.
É muito mais comum do que se imagina que as pessoas só tomem conhecimento sobre a existência desse documento quando passam por uma situação que exige o uso do mesmo e por isso ainda há muitas dúvidas sobre o que é, para que serve exatamente ou como e onde emitir.
Para esclarecer essas e outras questões referente a certidão negativa de débitos reunimos neste artigo algumas das principais questões sobre o assunto.
 
O que é certidão negativa?
A certidão negativa de débitos é um documento que atesta a ausência de pendências financeiras ou processuais em nome de uma pessoa jurídica, física ou até mesmo de um bem, com as esferas federal, estadual e municipal.
 
Para que serve a certidão negativa?
Muitas pessoas ainda não sabem exatamente para que serve a certidão negativa ou mesmo algumas empresas sem um devido planejamento tributário possuem pendências e não sabem que isso pode prejudicá-las quando a certidão for consultada.
Geralmente esse tipo de documento é solicitado para empréstimos, processo de licitação, cadastro, perante fornecedores ou para homologações e serve para que todos esses processos possam ser liberados ou mesmo que uma negociação seja fechada, uma vez que demonstra o cumprimento quanto aos deveres fiscais e tributários de um indivíduo.
 
Como e onde fazer a emissão da certidão negativa?
Uma vez sabendo o que é e para que serve a certidão negativa o próximo passo é descobrir como e onde emitir esse documento.
Qualquer órgão do governo pode fazer a emissão da certidão negativa. Geralmente a solicitação do documento é feita online, mas existem órgãos que ainda emitem presencialmente, e podem ser gratuitas ou pagas dependendo do tipo solicitado.
Ela é válida por 180 dias a partir da data de sua emissão e basta acessar o portal da Receita Federal e informar o número do CNPJ ou CPF.
 
Quais são os tipos de certidão negativa?
Antes de fazer a emissão da certidão negativa é preciso saber para que fim ela se destina, saiba quais são os principais tipos:
 
Certidão da Receita Federal
Esse é um dos tipos de certidão negativa mais comuns. Emitido pela Receita Federal para atestar a ausência de pendências de tributos federais e Previdência Social.
Em caso de pendência não é possível fazer a emissão até que haja regularização dos débitos.
 
Certidão Municipal
Essa certidão é emitida pela Receita Municipal. Cada prefeitura possui sua particularidade e pode haver ou não pagamento de alguma taxa na hora da emissão assim como solicitação presencial.
 
Certidão de Protesto
Esse é o documento público que atesta ou não a inadimplência de pessoa física ou jurídica junto ao Cartório de Protesto.
 
Certidão da Justiça do Trabalho
Esse documento atesta se há processos trabalhistas tanto para pessoa física quanto jurídica.
 
Certidão da Justiça Federal
Esse é o tipo de certidão consultado para consultar se uma pessoa física já respondeu ou está respondendo a algum processo criminal.
 
Certidão de FGTS
Serve para consultar a regularidade do empregador, além disso por meio dela é possível obter o Certificado de Regularidade do FGTS.
 
Agora que você já sabe o que é certidão negativa e quais os tipos existentes resta apenas saber se você está em dia com seus deveres tributários e fiscais.
 
Fonte Monticelli e Pessoa Advogados Associados