terça-feira, 13 de agosto de 2024

DICAS PARA MELHORAR A SUA GESTÃO DO TEMPO NA ADVOCACIA AUTÔNOMA


Se tempo é dinheiro, gerir o tempo é administrar seu patrimônio, cuidar para que a bagunça não tome conta de sua rotina e acabe engolindo seus sonhos.
Como um mantra, eu costumava dizer às pessoas que “não tinha tempo” e tinha a sensação de que estava sempre “devendo” alguma atividade ou que algum prazo estava se esgotando. Com o tempo, passei a notar que eu me distraía muito enquanto estava no escritório, fosse com redes sociais, ligações sem objetividade, afazeres nada relacionados ao que eu realmente precisava. E aí o que era simples se acumulava.
Algumas dicas para que você possa otimizar o seu tempo como advogado autônomo. Ao final do artigo recomendamos algumas outras leituras e materiais para contribuir com seu crescimento profissional e pessoal.

Conheça o seu escritório
O ambiente da advocacia autônoma permite flexibilização, só que isso não pode ser confundido com liberdade absoluta. Afinal de contas, você tem compromissos consigo mesmo e demandas de seu escritório que você precisa administrar. Neste contexto, é importante entender como o seu escritório funciona e a partir daí traçar uma rotina organizada.

Gerencie você mesmo
No ambiente da advocacia autônoma, você é o seu próprio gestor ou “patrão”, como dizem alguns advogados. Para ser um bom gestor de si próprio é preciso entender que você é responsável por uma equipe de pessoas, mesmo que essa equipe seja só você.
Podemos dizer que o advogado autônomo é um funcionário multitarefas: é secretário, estagiário, advogado, financeiro, contas a pagar e receber. E esse mesmo funcionário ainda assume a posição de ser o gestor dessa equipe.
Com tantas funções que precisam ser realizadas para manter o escritório nos eixos, a gestão do tempo na advocacia autônoma põe ordem na casa ao estabelecer um conjunto de rotinas harmônicas entre si.
Como num conjunto de engrenagens e peças que faz o relógio funcionar, o advogado autônomo precisa entender que ele, por ser o gestor de si próprio, possui diferentes responsabilidades, cada uma igualmente importante para o seu escritório.
Em razão da pluralidade de tarefas que o advogado autônomo precisa cumprir, não dá pra ficar saindo no meio do expediente se houver tarefas pendentes. E não pense só nas petições e documentos! Contas a pagar e receber, atendimento ou prospecção de clientes, organização dos documentos e marketing pessoal são apenas algumas das demandas quando você é um advogado autônomo.
Por isso, é importante entender e conhecer o seu escritório. Afinal, pouco adianta criar uma rotina que não tenha nada a ver com sua estrutura e os serviços que você entrega.

Administre as suas pendências
Problemas pequenos, fáceis e rápidos de se resolver, quando são adiados demais geralmente acabam se tornando grandes problemas. A petição de juntada que não foi providenciada no início do prazo pode se tornar um problema muito relevante nas últimas horas, seja porque o sistema está fora do ar ou porque o computador deu problema.
Administrar as pendências pode ser fundamental para a sua gestão do tempo na advocacia autônoma. Afinal, é muito mais rápido concluir uma tarefa simples quando se tem tempo, do que permitir que ela se torne uma demanda urgente e paralise toda sua estrutura.
Portanto, sugiro separar um tempo no seu dia a dia para as tarefas simples, que não exigem raciocínio extenso e que são rápidas de resolver. Assim, você elimina vários problemas pequenos e fica livre pra pensar nos grandes.

Estabeleça uma rotina
Conhecendo o seu ambiente, sua demanda e o serviço que você entrega, é possível estabelecer os dias nos quais seu escritório irá funcionar, o horário de abertura e encerramento das atividades e o horário de almoço.
É importante conhecer o ambiente antes de fixar um horário de funcionamento geral, porque se você pratica a advocacia criminal, certamente ninguém escolhe o dia e hora para ser preso. Já se você pratica a advocacia cível de jurisdição voluntária, é perfeitamente possível agendar seus clientes e horários. Por isso não dá pra criar uma fórmula padrão para todo mundo e sair replicando. Cada negócio jurídico possui um DNA específico.
Por incrível que pareça, essa modificação na sua rotina de trabalho lhe proporcionará tranquilidade e a possibilidade de colocar em prática os projetos que vocês não conseguia, como montar um post para uma rede social, ligar para os clientes para conversar e até reservar tempo para seus afazeres pessoais.

Discipline a mente e o corpo
Disciplina é a chave para o sucesso de todas as dicas anteriores. Não adianta estabelecer todos os passos, elaborar planilhas, utilizar aplicativos, métodos e formas se você não for uma pessoa disciplinada.
Siga à risca aquilo que você mesmo planejou e leve a sério a sua organização, como você esperaria que seus colaboradores levassem se atuasse com uma grande equipe. Lembre-se, você é seu próprio gestor, mas também seu próprio empregado! 
Por André Kageyama
Fonte Juri Descomplica