Se tempo é dinheiro, gerir o tempo é
administrar seu patrimônio, cuidar para que a bagunça não tome conta de sua
rotina e acabe engolindo seus sonhos.
Como um mantra, eu costumava dizer às
pessoas que “não tinha tempo” e tinha a sensação de que estava sempre “devendo”
alguma atividade ou que algum prazo estava se esgotando. Com o tempo, passei a
notar que eu me distraía muito enquanto estava no escritório, fosse com redes
sociais, ligações sem objetividade, afazeres nada relacionados ao que eu
realmente precisava. E aí o que era simples se acumulava.
Algumas dicas para que você possa otimizar o
seu tempo como advogado autônomo. Ao final do artigo recomendamos algumas
outras leituras e materiais para contribuir com seu crescimento profissional e
pessoal.
Conheça o seu
escritório
O ambiente da advocacia autônoma permite
flexibilização, só que isso não pode ser confundido com liberdade absoluta. Afinal
de contas, você tem compromissos consigo mesmo e demandas de seu escritório que
você precisa administrar. Neste contexto, é importante entender como o seu
escritório funciona e a partir daí traçar uma rotina organizada.
Gerencie você mesmo
No ambiente da advocacia autônoma, você é o
seu próprio gestor ou “patrão”, como dizem alguns advogados. Para ser um bom
gestor de si próprio é preciso entender que você é responsável por uma equipe
de pessoas, mesmo que essa equipe seja só você.
Podemos dizer que o advogado autônomo é um
funcionário multitarefas: é secretário, estagiário, advogado, financeiro, contas
a pagar e receber. E esse mesmo funcionário ainda assume a posição de ser o
gestor dessa equipe.
Com tantas funções que precisam ser
realizadas para manter o escritório nos eixos, a gestão do tempo na advocacia
autônoma põe ordem na casa ao estabelecer um conjunto de rotinas harmônicas
entre si.
Como num conjunto de engrenagens e peças que
faz o relógio funcionar, o advogado autônomo precisa entender que ele, por ser
o gestor de si próprio, possui diferentes responsabilidades, cada uma
igualmente importante para o seu escritório.
Em razão da pluralidade de tarefas que o
advogado autônomo precisa cumprir, não dá pra ficar saindo no meio do
expediente se houver tarefas pendentes. E não pense só nas petições e
documentos! Contas a pagar e receber, atendimento ou prospecção de clientes, organização
dos documentos e marketing pessoal são apenas algumas das demandas quando você
é um advogado autônomo.
Por isso, é importante entender e conhecer o
seu escritório. Afinal, pouco adianta criar uma rotina que não tenha nada a ver
com sua estrutura e os serviços que você entrega.
Administre as suas
pendências
Problemas pequenos, fáceis e rápidos de se
resolver, quando são adiados demais geralmente acabam se tornando grandes
problemas. A petição de juntada que não foi providenciada no início do prazo
pode se tornar um problema muito relevante nas últimas horas, seja porque o
sistema está fora do ar ou porque o computador deu problema.
Administrar as pendências pode ser
fundamental para a sua gestão do tempo na advocacia autônoma. Afinal, é muito
mais rápido concluir uma tarefa simples quando se tem tempo, do que permitir
que ela se torne uma demanda urgente e paralise toda sua estrutura.
Portanto, sugiro separar um tempo no seu dia
a dia para as tarefas simples, que não exigem raciocínio extenso e que são rápidas
de resolver. Assim, você elimina vários problemas pequenos e fica livre pra
pensar nos grandes.
Estabeleça uma
rotina
Conhecendo o seu ambiente, sua demanda e o
serviço que você entrega, é possível estabelecer os dias nos quais seu
escritório irá funcionar, o horário de abertura e encerramento das atividades e
o horário de almoço.
É importante conhecer o ambiente antes de
fixar um horário de funcionamento geral, porque se você pratica a advocacia
criminal, certamente ninguém escolhe o dia e hora para ser preso. Já se você
pratica a advocacia cível de jurisdição voluntária, é perfeitamente possível
agendar seus clientes e horários. Por isso não dá pra criar uma fórmula padrão
para todo mundo e sair replicando. Cada negócio jurídico possui um DNA específico.
Por incrível que pareça, essa modificação na
sua rotina de trabalho lhe proporcionará tranquilidade e a possibilidade de
colocar em prática os projetos que vocês não conseguia, como montar um post
para uma rede social, ligar para os clientes para conversar e até reservar
tempo para seus afazeres pessoais.
Discipline a mente e
o corpo
Disciplina é a chave para o sucesso de todas
as dicas anteriores. Não adianta estabelecer todos os passos, elaborar
planilhas, utilizar aplicativos, métodos e formas se você não for uma pessoa
disciplinada.
Siga à risca aquilo que você mesmo planejou
e leve a sério a sua organização, como você esperaria que seus colaboradores
levassem se atuasse com uma grande equipe. Lembre-se, você é seu próprio gestor,
mas também seu próprio empregado!
Por André Kageyama
Fonte Juri Descomplica