Você pode abrir um escritório online agora
mesmo e começar a ter acesso a diversos casos do seu segmento em todo o Brasil
ou talvez até já tenha passado a agendar atendimentos virtuais durante a
quarentena. Nesse artigo trazemos 9 dicas para você se adequar a essa nova
realidade e fazer ótimos atendimentos.
Um escritório de advocacia digital é o que
concentra seus esforços de visibilidade e atendimento dos clientes em um dos
canais mais utilizados do mundo: a internet.
“Como ter um escritório de advocacia virtual?”,
talvez, seja uma das perguntas mais relevantes no mundo jurídico agora.
E pode ser que já esteja respondida, inclusive.
Com a maioria dos escritórios de advocacia
de portas fechadas por conta do isolamento social e uma enorme tendência para o
trabalho remoto quando as coisas voltarem ao "normal", muitos
advogados, de maneira definitiva, já fecharam as portas do seu escritório para
atuar de forma totalmente online ou virtual, como você preferir.
A grande pergunta, agora, pode ser: "será
que isso vai dar certo para mim?"
Neste texto vamos te mostrar que ter um
escritório de advocacia online é possível e dará certo com essas 10 dicas.
1. O que é essencial
para você?
Se você está advogando de casa desde o
início do isolamento social deve ter percebido que poucas coisas são essenciais
para advogar: uma conexão com a internet, um computador, o seu token, uma mesa,
uma cadeira e, principalmente, alguns contatos que sabem como te encontrar se
precisarem de um advogado.
Para muitos, ter um escritório suntuoso no
centro da cidade faz parte do sonho de ser um advogado, mas, se você quer ter
um escritório de advocacia virtual, liste o que é essencial para você e bom
trabalho.
2. Defina onde você
vai trabalhar
Existem inúmeras opções de locais de trabalho
para quem quer se tornar um advogado online e, talvez, essa seja a grande
vantagem de poder trabalhar de casa.
Você pode concluir uma contestação ao ar
livre numa mesa em algum parque, pode elaborar uma inicial num gostoso ambiente
de uma cafeteria ou, simplesmente, criar um ambiente criativo em algum cômodo
da sua casa.
Deixe sua imaginação fluir e defina um local
de trabalho que te inspire.
3. Já pensou em
dispensar o arquivo físico?
A tecnologia consegue suprir muitas demandas.
Hoje, um escritório online não precisa daquele velho armário com gavetas
vertical para arquivar documentos - quase tudo já é convertido para o formato
PDF.
Ferramentas como o Google Drive, por exemplo,
funcionam como arquivos em nuvem. Você pode digitalizar seus documentos e
acessar de qualquer lugar.
Além de mais seguro e prático, você
economiza muito espaço.
4. Organize seus
prazos e o trabalho da equipe
Muitos advogados e escritórios de advocacia
já utilizam algum software jurídico, e essa é uma excelente, senão a principal,
ferramenta para você receber publicações, andamentos processuais e ter o
controle dos seus processos à distância.
Quanto à equipe, em vez de uma comunicação
individual pelo WhatsApp, procure reunir todos os integrantes num tipo de
“escritório virtual”, onde vocês possam trocar ideias, compartilhar arquivos e
se comunicar de maneira instantânea, como no dia a dia de um escritório
convencional mesmo.
Uma ferramenta bem legal para isso é o Slack,
inclusive para realizar videoconferências com a sua equipe.
5. Seja visto no
mundo online
Em tempos digitais e, principalmente, para
quem aspira uma advocacia online, não ter uma presença online é quase como “não
existir”. Pelo menos na internet, aquela velha máxima de que quem não é visto
não é lembrado vale muito.
Você não precisa deixar de fazer o que você
faz no mundo offline. Continue indo a eventos, entregue seus cartões de visita
sempre que possível e faça muito networking, mas, se você quiser manter um
escritório digital, não deixe de se posicionar na internet.
Estar presente nas mídias sociais e
interagir com as pessoas nas plataformas digitais são algumas ações simples
para construir e manter uma presença online.
A internet dá espaço para todos serem vistos,
não importa se o seu escritório é grande, médio ou de pequeno porte.
6. Use as
plataformas digitais
Não custa reforçar: use as plataformas
digitais voltadas para advogados e escritórios de advocacia.
Se você reparar, a tecnologia criou um
verdadeiro mundo paralelo. Ou seja, se no mundo real podemos conhecer e falar
com pessoas, realizar reuniões, falar dos nossos serviços jurídicos e construir
um nome ou a própria marca do escritório, no mundo online podemos fazer todas
essas coisas em espaços exclusivamente dedicados a isso.
As plataformas digitais voltadas para
advogados e escritórios de advocacia são ambientes online ideais para isso. Elas
são capazes de conectar e aproximar pessoas e empresas com o objetivo de
gerarem algum valor de troca, de acordo com os interesses de cada um.
No Jusbrasil, por exemplo, uma plataforma 100%
online, você tem a possibilidade de mostrar os seus conhecimentos jurídicos
para milhares de pessoas na Comunidade, falar com possíveis clientes e
encontrar advogados para diligências e parcerias.
7. Produza bons
conteúdos
Para que essa estratégia de ser visto seja
efetiva, no entanto, não basta apenas ter um perfil em alguma plataforma
digital: você precisa produzir conteúdos.
Imagine a internet sem conteúdo? Pois é. Os
seus conteúdos são a porta de entrada para que as pessoas te conheçam.
Por isso, procure publicar textos, vídeos, posts,
infográficos que tenham utilidade para o público, especialmente que respondam
dúvidas comuns e sejam fáceis de ler.
Quando o conteúdo é bom, ele gera valor e
confiança para o leitor, transformando-se na porta de entrada ideal para um
contato com você.
E, o melhor, você pode fazer tudo isso
online.
8. Crie autoridade e
posicionamento
Na advocacia, a boa e velha indicação
funciona muito bem. A probabilidade de um cliente satisfeito te indicar para um
amigo ou conhecido é muito grande.
No entanto, quando falamos de advocacia
online, a falta de um contato pessoal pode gerar uma certa insegurança por
parte do cliente. Essa é a grande queixa da maioria dos advogados que querem captar
clientes e atendê-los por meio da interne.
De fato, o cliente nunca te viu, não tem
referências suas, muito menos sabe se você pode resolver o problema dele.
No entanto, isso pode ser resolvido criando
autoridade. Como? Estando presente nas plataformas digitais, produzindo
conteúdos e se posicionando.
Quando você produz conteúdo sobre
determinado assunto, você acaba sendo visto como uma autoridade e, automaticamente,
essas objeções iniciais são superadas ou sequer existem. Lendo o seu conteúdo, o
potencial cliente vai perceber que você entende do assunto e tem capacidade
técnica para resolver o problema dele.
Além disso, ele vai notar que você é um
advogado online, pois além de publicar com recorrência, você responde os
comentários dos leitores e está sempre presente.
Criar autoridade no assunto que você domina
e estar sempre presente nas redes são elementos essenciais para construir o que
vai te ajudar a fechar contratos online: confiança do cliente.
9. Crie uma
estratégia de atendimento online
Se você chegou até aqui, percebeu que
advogar online pressupõe um método de trabalho em torno da tecnologia.
Bom, você já começou sua presença virtual, está
produzindo bons conteúdos e utiliza alguma plataforma digital, principalmente
uma que te possibilite criar conteúdos e falar com possíveis clientes.
Então, naturalmente os clientes vão aparecer,
e aí você precisará de um processo de fechamento de contratos de forma online. Um
e-mail personalizado, um telefonema ou videoconferência, uma logística para conseguir
as provas com o cliente e para enviar e receber documentos assinados.
Além disso, não deixe de manter um
relacionamento ativo com o cliente, colocando-o sempre a par do andamento do
processo, que seja mandando um e-mail de tempos em tempos.
10. Faça parte de
uma rede de correspondentes jurídicos
Uma estratégia inteligente e muito eficiente
é fazer parte de uma rede de correspondentes jurídicos.
Atuando de maneira virtual, certamente será
encontrado por clientes de diferentes cidades, municípios e estados. É
humanamente impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo, por isso você
precisará de advogados correspondentes.
Esses parceiros te darão suporte jurídico
quando você não puder comparecer numa audiência em outro Estado, por exemplo, ou
quando a demanda do escritório "apertar".
Conclusão
Ter um escritório de advocacia digital vai
muito além de dispensar um escritório no centro da cidade. **Trata-se de uma
mudança de mindset e uma compreensão da realidade na qual estamos inseridos.
Os clientes de amanhã são aqueles que, hoje,
já possuem em seu DNA a tecnologia e todas as facilidades que o mundo digital
oferece. Eles querem resolver seus problemas sem precisar sair de casa.
Dispensar o escritório físico pode ser um
grande passo em direção à essa realidade.
De qualquer forma, é importante que os seus
serviços jurídicos sejam encontrados pelas pessoas na internet, que é onde elas
estão buscando.
Por Pedro
Custódio
Fonte Blog do JusBrasil