domingo, 17 de novembro de 2019

NOTA DE SERVIÇOS PRESTADOS


Há uma história de Henry Ford, quando uma de suas máquinas parou (ele foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série na produção de automóveis) e sua equipe após várias tentativas resolveu chamar um mecânico experiente para tentar resolver o problema. Contam que o homem chegou, olhou, pensou e foi direto em um pequeno parafuso fazendo um ajuste que não demorou mais que 30 segundos. Tudo voltou a funcionar perfeitamente. A seguir foi embora e enviou a conta: U$ 500.
Henry Ford olhou para aquela conta e perguntou ao seu encarregado o que o homem havia feito e foi informado de que ele apenas apertara um parafuso nem sequer se sujou de graxa e foi embora. Henry achou o valor absurdo, por um simples aperto de parafuso ter que pagar U$ 500. Mandou então um recado ao mecânico: “Por favor senhor, queira discriminar a cobrança para que eu faça o pagamento.” Imaginando que o homem não poderia colocar U$ 500 por um aperto de parafuso, veio então a NOTA DISCRIMINADA:

NOTA DE SERVIÇOS PRESTADOS
01 - Aperto do Parafuso .......................................U$ 5,00
02 - Conhecimento e experiência para saber como e qual parafuso apertar .......U$ 495,00

Total a Pagar ..................................................................U$ 500,00

Henry Ford pagou imediatamente!

Moral da história: "Um bom profissional sempre vai custar mais. A relação custo benefício é relevante e decisiva, não que não existam bons profissionais com baixos custos ou profissionais ruins com altos custos, mas o conjunto de competências que leva um profissional a custar mais deve ser considerado.”