terça-feira, 12 de setembro de 2023

VOCÊ ESTÁ EM CRISE COM A SUA CARREIRA NA ADVOCACIA?


Muitos advogados se questionam sobre estarem na carreira certa.
Como sabemos, a prática do Direito nos últimos anos vem mudando bastante. Novas tecnologias, excesso de concorrência, expectativas pessoais de carreira, demandas dos clientes, economia do país, questões de estilo de vida e assim por diante.
Não é segredo que esse segmento tem passado por uma maior pressão para conciliar interesses que muitos dizem ser inconciliáveis: um ambiente de trabalho saudável e benefícios de estilo de vida vs. aumento das demandas do cliente, concorrência extrema e custos crescentes.
Advogados em todos os níveis e em quase todos os tipos de situação estão se perguntando as mesmas questões básicas de carreira: "Pra onde eu quero ir daqui para frente?" e, mais importante, "Como eu faço para chegar lá?"
O número crescente de profissionais do direito interessados em opções de carreira novas e alternativas. Eu mesma passei por isso.
Surpreendente é quão despreparados muitos ainda permanecem ao ter que lidar com estas questões. Profissionais que, muitas vezes, solucionam casos difíceis e complexos, não dão atenção suficiente ao desenvolvimento de uma estratégia de carreira, conectando-se mais com seus íntimos desejos, entendendo aquilo que, de fato, lhe motiva e faz feliz.
Embora muitos advogados saibam o que não querem, poucos têm alguma ideia do que querem. Ainda mais com tantas novas opções surgindo no mercado.
A boa notícia é que sempre há tempo para você repensar a sua carreira e dar um novo rumo a ela, adequando a sua personalidade ao seu conjunto de habilidades e de interesses.
A má notícia é que este processo geralmente requer algum razoável tempo, esforço e comprometimento. Para os advogados interessados em mudanças, mas que enfrentam as demandas atuais de prática, família e assim por diante, isso pode ser bastante desafiador e até um preço muito alto a se pagar, especialmente quando as coisas "não estão tão ruins".
Independente da sua situação, existem maneiras de lidar com isso. Uma delas é ajustar as suas expectativas e reduzir este processo a etapas menores e mais gerenciáveis. Tendemos a esperar que tudo, incluindo a mudança de carreira, aconteça rapidamente. Em vez disso, comece com o primeiro pequeno passo e aprenda a gerir a sua ansiedade.
Não é incomum que esse processo demore mais de um ano, especialmente para advogados mais experientes. Depois de aceitar esse processo, estruture as suas metas. Se as coisas acontecerem mais rápido que o esperado, ponto para você!
Depois que o processo é iniciado, há outras coisas que você precisa se atentar, dentre elas:

1. Decida
É importante que você tenha assimilado esta decisão para mudar a sua situação. Todos gostamos de manter as nossas opções em aberto, mas a falta de foco é um assassino, quando se trata de planejamento de carreira. Tome a decisão, comprometa-se com a sua escolha e, daí em diante, siga em frente.

2. Planeje
Para muitos, o planejamento pode ser entediante, mas ele é crítico. Elabore um plano de carreira básico que contenha seus objetivos gerais, um breve esboço de seus interesses, habilidades e competências. Depois, reduza a objetivos mais específicos, a ações necessárias para alcançá-los e a uma estimativa dos recursos e custos que espera incorrer. Coloque tudo isso no papel. As coisas ficam mais fáceis, quando colocadas por escrito.

3. Seja empreendedor
Aborde sua busca de carreira a partir de um ponto de vista empreendedor. Empreendedores criam, projetam, iniciam, aprendem e implementam. Eles transformam sonhos em realidade mediante ação e coragem. E, acima de tudo, eles assumem a responsabilidade absoluta pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso. Não coloque seu futuro nas mãos dos outros. Tome uma atitude e assuma o controle.

4. Tenha coragem
Mudar de carreira e buscar alternativas envolve riscos. De todos os possíveis obstáculos à mudança de carreira, este é, geralmente, o mais difícil de se superar! Confrontados com os boletos, com os filhos e com outras responsabilidades, poucos estão dispostos a aceitar o risco de um empreendimento novo e excitante, mas incerto. Mesmo quando sabem que seriam muito mais felizes. Esta é uma questão pessoal e todos têm seu próprio nível de conforto. No entanto, entenda que você não progredirá em direção aos seus objetivos de carreira, a menos que esteja disposto a se arriscar.

5. Peça ajuda
Ninguém faz nada sozinho. Uma opção, por exemplo, é se juntar a um colega que também queira fazer uma mudança. Vocês poderão compartilhar ideias, diminuir os custos e trocarem apoio mútuo. Eu, por exemplo, fiz isso.
Procure também profissionais especializados que podem oferecer programas de carreira sofisticados para lhe auxiliar nesta fase da vida. Juro que a ideia aqui não é fazer jabá do meu trabalho, mas dada a importância da sua carreira, isso pode ser um excelente investimento para a sua vida.

Se você está em crise com a sua profissão, tenha em mente que a diferença entre aqueles que encontram este trabalho dos seus sonhos e aqueles que não conseguem chegar a isso está na coragem para alcançar este objetivo.
Advogados, geralmente, têm habilidades fortes e podem ser excelentes candidatos para uma ampla gama de negócios e de outras oportunidades. Identificá-las requer muito mais do que simplesmente estar disponível e esperar que isso aconteça. É preciso esforço, ação e um certo grau de risco. Felizmente, tudo é possível. Começa com o querer!

Por Maria Olívia Machado
Fonte JusBrasil Notícias