quarta-feira, 6 de setembro de 2023

COMPREENDA A “CURVA DO ESQUECIMENTO”


Descoberta em 1885 pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, a curva do esquecimento mostra o quanto de informações nosso cérebro é capaz de reter com o passar do tempo, após uma sessão de estudo com uma hora de duração.
Ao analisar a imagem acima, percebe-se que a curva vai caindo com o passar do tempo e que na primeira vez que você tem contato com algum conteúdo, sua retenção chega a atingir 75%, mesmo que por um curto período de tempo.
No dia seguinte, caso não tenha contato novamente com essas informações, você recordará de aproximadamente 50% do que aprendeu e assim se sucede até que você recorde muito pouco – ou quase nada – daquilo que foi estudado.
Nota-se que nos primeiros dias a curva é mais acentuada e, portanto, em regra, esquece-se mais nas primeiras horas do que ao longo de 30 dias.
Por essa razão, Ebbinghaus chegou a conclusão de que suas chances de retenção do conteúdo são de até 80% superiores se você tiver contato novamente com o conteúdo dentro de 24h.
E quanto mais você repetir esta prática, mais “consciente” seu cérebro ficará em relação a importância desta informação, diminuindo as chances de que sua memória julgue necessário descartá-la.
Para aumentar sua eficiência ao estudar, revise o material mais próximo do dia que você teve contato com ele, ao invés de deixar para a véspera da prova.

Fonte Prova da Ordem