sábado, 14 de janeiro de 2023

MINIMALISMO: AS COISAS IMPORTANTES DA VIDA

Pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade, a questão: menos é mais?

Encontrar no minimalismo uma nova forma de viver e pensar a vida

Pense na qualidade em vez da quantidade
Definição para minimalismo: um resgate àquilo que realmente importa. Não se trata de ter menos coisas, de levar uma vida nômade, viajando pelo mundo, ou de ser egoísta e deixar pessoas e coisas importantes para trás. Não. Trata-se de saber identificar o que realmente importa e tentar manter sua vida (um eterno movimento) em torno delas. Podem ser coisas, sentimentos, relações.
O minimalismo surge então como um grito de socorro e de protesto: parem de comprar, olhem o que estão fazendo, voltem ao que realmente importa.
Para nós, que vivemos em um país de terceiro mundo, em que vemos pessoas sofrerem com a falta, e não com o excesso, o conceito de minimalismo pode muitas vezes virar até motivo de deboche. Existe uma visão distorcida do que realmente seja minimalismo, que é diferente de frugalidade ou até mesmo pobreza material.
O minimalismo não se trata do pouco, mas do essencial.
Infelizmente, a maioria das pessoas em nosso país realmente não tem o essencial.
O minimalismo resume o conceito: “Tudo o que eu tenho, eu tenho que justificar apenas para mim. Eu preciso disso? Tem algum propósito? Ou me traz alegria?” Trata-se de ter coisas com propósito.

Viva com menos
O minimalismo não significa desfazer-se de tudo o que você tem e permanecer apenas com o necessário, apesar de essa ser uma premissa básica, mas sim de desfazer-se daquilo que não lhe traz sentido.

Viva com mais
Quando você estabelece sua missão de vida, estabelece um trabalho que dá propósito, aquilo vai te deixar muito mais contente, aquilo vai fazer com que você contribua muito mais com as pessoas.
O minimalismo é também mais do que um “estilo visual” é uma filosofia de vida e deve transformar as realidades das pessoas, indo para além de uma questão materialista (ter mais ou ter menos) e chegando até aos nossos relacionamentos.
Para finalizar, a lição final é de que devemos amar as pessoas e usar as coisas. E digo mais: devemos amar as pessoas e usar bem as coisas importantes.