quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

VALE A PENA CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM PARA DOENÇAS PREEXISTENTES?


Cada vez mais os turistas estão prezando pela segurança na viagem, tanto que um levantamento feito pela ComparaOnline, marketplace de seguros e créditos, indica que as buscas por seguro viagem cresceu 20% de 2017 para 2018. Isso significa que os brasileiros estão preocupados com a saúde e também com o bolso. A questão é que muitos turistas gastam mais e fazem um seguro viagem para doenças preexistentes por não saberem que todos os planos fazem esse tipo de cobertura  em casos de urgência e/ou emergência.

Não é necessário um seguro viagem para doenças preexistentes, pois a cobertura já feita em todos os planos
Os seguros consideram como preexistentes qualquer doença que tenha começado antes da viagem e não importa se o segurado tenha ou não conhecimento disso, por isso, não é necessário fazer um pacote extra de  seguro viagem para doenças preexistentes . Ainda não está claro como isso funciona? Um exemplo pode facilitar as coisas.
Suponha que durante a viagem o turista tenha pressão baixa e descubra que isso foi causado por conta de uma anemia, mas ele não sabia que tinha esse problema de saúde. Nesse caso, o seguro considera a doença como preexistente, porque não se fica anêmico do dia para noite, e todo o atendimento de emergência necessário é prestado ao segurado. 
As coberturas dos planos costumam englobar várias doenças que podem gerar complicações de urgência e emergência durante a viagem , mas é preciso ter claro que os valores são limitados às despesas necessárias para que a pessoa consiga se estabilizar, prosseguir a viagem ou retornar para casa. Os custos com consultas de rotina e exames extras não são cobertos.
Nos casos de emergência, o seguro entende que é necessário um atendimento imediato, pois o segurado pode estar correndo risco de morte. Os casos de urgência também exigem atendimento imediato porque a demora pode piorar o quadro da doença. Em ambos os casos, o rápido atendimento é priorizado. Outro exemplo pode deixar essa situação mais clara.
Imagine que o segurado possua diabetes e passe uma crise durante a viagem . Com o seguro de viagem "comum", ele pode ser atendido e medicado para estabilizar o quadro e continuar a viagem ou voltar para casa em segurança. Esse seria o atendimento de emergência e/ou urgência. Se depois o viajante quiser se consultar com um médico para saber se está tudo bem com a saúde dele, isso não será coberto, deverá ser pago à parte.
"Para estes casos é importante sempre se atentar ao tipo de cobertura que está sendo contratada e quais são os seus limites. É aconselhável também procurar coberturas maiores e mais amplas para que qualquer problema de saúde possa ser coberto, caso o turista tenha alguma crise durante a viagem", explica Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil.

Seguro viagem para doenças preexistentes é um gasto a mais - O seguro viagem para doenças preexistentes pode ser acionado toda vez que o segurado passar por situação de urgência
Resumindo, não é preciso contratar um  seguro viagem para doenças preexistentes , mas é importante verificar as condições do plano para não ter surpresas na viagem, pois algumas seguradoras oferecem cobertura de 100% das despesas médicas, enquanto outras limitam a um valor inferior. Como foi explicado, todos os seguros fazem a cobertura de doenças preexistentes, porém existe a opção de dar um upgrade no plano contratado.

Fonte Turismo - iG