O
mundo corporativo, especialmente o jurídico, demanda organização e
a tecnologia pode ser uma aliada nessas horas. É comum parceiros,
empresas e profissionais liberais, durante reuniões ou eventos
considerados de networking, apresentarem-se e trocarem cartões de
visitas, muitos dos quais irão para o fundo de uma gaveta ou uma
pasta física organizadora, dessas vendidas em papelaria.
Ocorre
que, muitas vezes, as informações dos contatos presentes nos
cartões podem se fazer necessárias quando menos se espera e,
comumente, quando os profissionais estão trabalhando de forma retoma
ou sem acesso à pasta física na qual os cartões de visita foram
armazenados.
Diante
dessa situação, surgiram algumas ferramentas e até aplicativos
específicos para digitalizar, reconhecer os dados automaticamente e
salvá-los na agenda do celular. Alguns dos aplicativos, inclusive,
cientes da demanda por conexão, apresentam integração direta com o
LinkedIn, permitindo que os profissionais possam se conectar e manter
contato mais facilmente.
Confira
abaixo uma lista com os principais aplicativos, suas funcionalidades,
vantagens e desvantagens.
EVERNOTE
E SCANNABLE
O
Evernote é um aplicativo com diversas funcionalidades, pois funciona
como um verdadeiro caderno de anotações digital, a exemplo do
OneNote, da Microsoft. Além disso, o Evernote permite organizar
notas, documentos e fotos tiradas pelo aparelho celular, inclusive
cartões de visita. Os cartões de visita são lidos automaticamente
através de uma foto tirada no celular, reconhecendo informações
como nome, telefone celular, endereço, empresa etc. O aplicativo
ainda busca automaticamente o contato na rede social LinkedIn,
permitindo ao usuário escolher entre se conectar ou não. Já o
Scannable (do mesmo editor que o Evernote), como o próprio nome
sugere, é um aplicativo direcionado para tornar o celular um
escaneador portátil e possui a mesma funcionalidade para salvar
cartões de visitas que o Evernote. O ponto fraco desses dois
aplicativos é que a gratuidade é por tempo limitado e, decorrido o
prazo, a funcionalidade para salvar cartões de visitas fica
disponível apenas para contas Premium.
Disponível
para celulares com sistema iOS e Android.
BUSINESS
CARD SCANNER & READER
Para
quem não conhece, o editor do Business Card Scanner & Reader é
o ABBYY, um forte concorrente do leitor e editor de PDF Adobe
Acrobat. O ponto forte do aplicativo é a qualidade de digitalização
e reconhecimento em diversas línguas, permitindo que sejam salvos na
lista de contatos e encontrados por meio da própria pesquisa no
celular. Além disso, o aplicativo também busca o contato em redes
sociais, tais como Facebook e LinkedIn. Ponto fraco é que, para
liberar todas as funcionalidades, deve-se fazer compras no
aplicativo. Gratuito mesmo só a versão de testes.
Disponível
para celulares com sistema iOS e Android.
CAMCARD
O
CamCard está disponível nas versões gratuita e paga. É uma
excelente alternativa as versões pagas acima (para quem possui menos
de 200 cartões, é possível digitalizá-los, editar e adicionar os
dados diretamente à agenda do celular sem precisar da versão
onerosa). Um diferencial da versão paga é a conexão com o
Salesfoce. Além disso, possui suporte para leitura de dados nas
principais línguas. Outra funcionalidade que o aplicativo permite é
criar o seu cartão digital, permitindo compartilhá-lo com seus
contatos através de um link, e-mails, WhatsApp etc. O ponto fraco do
aplicativo é que, ao menos a versão gratuita, não se conecta
diretamente com o LinkedIn como os demais aplicativos mencionados
acima.
Disponível
para celulares com sistema ios e android.
Com
essas três dicas sobre aplicativos para facilitar a organização e
o armazenamento de cartões de visita, facilitando a manutenção do
tão importante networking, inauguro um conjunto de publicações que
se seguirão a respeito de tecnologia voltada para gerenciamento de
negócios e de escritórios, trazendo a era digital como nossa aliada
nos desafios que se impõem no dia a dia.
Por
Yuri de Paula Marques
Fonte
dpma.adv.br