A
conquista de novos clientes depende, em grande medida, da capacidade do
advogado de fazer relacionamentos. Os advogados sabem disso, como sabem que a
primeira impressão, em um primeiro contato, irá influenciar esse relacionamento,
para o bem ou para o mal. Aliás, muitas vezes a primeira impressão define se
existirá ou não um relacionamento. Uma particularidade sobre isso, é a de que
“nunca haverá uma segunda chance de causar uma primeira impressão” — disse
Oscar Wilde.
Outra
particularidade é a de que o primeiro contato com um possível cliente — e
consequentemente a primeira impressão sobre o advogado (ou a banca) — nem
sempre ocorre em nível pessoal. Na era digital, muitas vezes o primeiro contato
do cliente se dá através do site da banca. Ou, mais precisamente, da home page
do site da banca.
Por
isso, a home page do site do escritório, que trabalha 24 horas por dia como
instrumento de conquista de clientes, deve ser preparado para causar boa
impressão, à primeira vista, diz a consultora de marketing Cari Twitchell, em
um artigo para a revista eletrônica Lawyerist. Ele ponta dez elementos que
ajudarão a página inicial do site cumprir essa função preciosa:
1. Carregamento rápido
Se
o site da banca leva mais de 5 a 7 segundos para carregar, a probabilidade de o
visitante abandoná-lo é alta. De acordo com uma pesquisa da Taylor &
Frances Online, o tempo ótimo para causar uma boa impressão nos visitantes do
site é de 50 milésimos de segundo.
Embora
a paciência da maioria dos internautas aguente mais que isso, é melhor pedir ao
webmaster que elimine os elementos que retardam o carregamento, como imagens e
textos muito grandes, gráficos não comprimidos, material em Flash ou do
Quicktime que rodam automaticamente quando a página é carregada, muito código
Javascript etc. O webmaster deve saber disso. Diga a ele para eliminar tudo o
que não for necessário. O site pode perder em beleza, mas ganha em eficácia, no
que se refere a cumprir sua missão.
2. Design adaptável
Os
sites devem alterar e redimensionar seu conteúdo para adaptá-lo a qualquer
dispositivo — é o chamado "design responsivo". De acordo com pesquisa
da comScore de 2016, adultos consomem a mídia digital através de dispositivos
móveis 50% das vezes. O PEW Research Center diz que 10% dos adultos só acessam
a internet através de seus smartphones. Qualquer site que não se ajuste
automaticamente aos diversos tipos de dispositivos perde clientes.
3. Número de telefone
O
número de telefone do advogado (ou da banca) deve ficar bem visível no site.
Nunca dê trabalho a seus visitantes para encontrar suas informações de contato.
É mais provável que eles não vão se dar ao trabalho. Um padrão que vem sendo
adotado, para “educar” o cliente, é colocar o número do telefone no canto superior
direito da página. Codifique o número de seu telefone para os usuários de
dispositivos móveis discá-los com um clique.
4. Serviços jurídicos
Por
incrível que pareça, não fica imediatamente claro em alguns sites que eles
pertencem a um advogado ou escritório de advocacia. Alguns clientes podem
abandoná-los rapidamente. Quanto mais focado for o site, melhor será a conexão
imediata com os clientes.
5. Localização
A
área geográfica de atuação do escritório (o endereço, com cidade e estado)
devem estar facilmente visíveis aos visitantes. Muitos sites já usam um mapa
para facilitar a vida do cliente, quando quer saber a localização geográfica do
escritório. Isso ajuda o cliente a descobrir imediatamente se o advogado (ou a
banca) está disponível a ele.
6. Clientes servidos
Nos
EUA, é possível listar os clientes da banca em um site. Em outras jurisdições,
o site pode, pelo menos, informar qual é seu público-alvo. Deixe bem claro no
site os clientes que quer e pode representar. Enfim, os visitantes têm de
perceber rapidamente a quem o site é dedicado (a propósito, um site é dedicado
a clientes, não ao escritório).
7. Conteúdo focado no cliente
Todos
os textos — e qualquer outro conteúdo — do site devem se focar no cliente, não
no advogado (ou no escritório). Se o advogado apresentar problemas jurídicos
que seus possíveis clientes possam ter e explicar as possíveis soluções, ele já
estará mostrando como é “maravilhoso”, sem fazer um único autoelogio. Se o
texto for cheio de sentenças que começam com “nós” ou “nossos”, o interesse do
cliente será abalado.
8. Formulário de contato
O
site pode trazer um e-mail como forma de contato, mas o mais apropriado é ter
um formulário de contato (apresentado como um formulário de consulta), que
permite ao cliente fazer uma breve descrição de seu problema e fornecer formas
de contatá-lo. O formulário de contato também deve estar bem visível na home
page do site (e nas páginas internas). Se o cliente ficar interessado em
contatar o escritório em qualquer página do site, tudo que terá de fazer é
clicar em um botão ou link.
9. Imagens relevantes
Ao
escolher imagens para o site, certifique-se de que elas sejam relacionadas às
mensagens que envia aos clientes. Há imagens que já estão muito desgastadas,
como a da balança da Justiça ou de um aperto de mão. Uma foto que identifica a
localização do escritório pode ser útil. Foto (s) do (s) advogado (s) também.
Mas não use fotos de pessoas que não sejam dos advogados ou clientes da banca.
Essa seria uma informação enganosa.
10. Design moderno
Se
seu site (incluindo a home page) já tiver mais de três anos, renove-o
urgentemente. Um design velho e batido mostra a falta de cuidado dos advogados
e pouco interesse em interagir com o cliente. A associação é possível: se os
advogados não dão atenção nem mesmo a seu site, é provável que não deem muita
atenção aos clientes.
Fonte
Conjur