Como ter resiliência para lidar com as incertezas
crescentes do mundo do trabalho?
Em
tempos incertos, cresce a pressão e as cobranças dentro das empresas. É preciso
gerar resultados, reduzir custos e ganhar produtividade. Porém, é importante
lembrar que, independentemente do cenário atual, sempre haverá momentos
críticos no dia a dia de trabalho. Por isso, é muito importante que os
profissionais estejam preparados para enfrentar a pressão sem perder a
motivação e a saúde física e emocional.
Mas,
como fazer isso? Para gerenciar as demandas estressantes do dia a dia, o
profissional precisa trabalhar em dois pontos-chave: administração do tempo e
resiliência.
Gerenciar
tarefas nas fases em que tudo é “para ontem” requer muita disciplina. O
primeiro passo é avaliar as entregas que tem de fazer. O que está sob seu
controle pode ter prazos redefinidos, aquilo que você pode influenciar te dá a
possibilidade de negociar prazo e aquelas tarefas que você não controla nem
influencia, então, é necessário seguir uma ordem de prioridade para atendê-las.
Quando você tem isso muito claro, fica mais fácil definir sua agenda de
entregas.
Outro
ponto fundamental para lidar com a pressão no trabalho é a resiliência. Eu
diria, inclusive, que é essa característica comportamental que mais vai te
sustentar durante essas fases críticas. Em tempos turbulentos, o profissional
precisa ter flexibilidade para enfrentar mudanças de rota e frustrações. Ao
invés de se ressentir e impactar sua produtividade, aprender com a situação e
sair melhor do que entrou nela: essa é a grande dica.
O
ponto-chave para desenvolver resiliência está no autoconhecimento. Quando nos
conhecemos conseguimos ter claro os nossos propósitos, o que ajuda a lidar
melhor com as dificuldades. Além disso, também conseguimos perceber aquilo que
nos estressa e, assim, temos a possibilidade de aprender a lidar com essas
situações e a encontrar uma válvula de escape – vale tudo: yoga, meditação,
boxe, bordado, escalada, corrida etc.
Também
gosto de mencionar a inteligência emocional para lidar com períodos de pressão
no trabalho. É isso que nos permite lidar de forma mais eficiente com situações
de conflito, pois conseguimos nos colocar no lugar do outro, explicar nosso
ponto de vista e, assim, caminhar para um acordo.
Ultimamente
você tem se sentido em uma panela de pressão? Respire, acalme-se e pense em uma
estratégia para aplicar no seu dia a dia essas pequenas dicas que trouxe neste
texto. Tenho certeza de que isso irá ajudar a melhorar os seus dias no
trabalho.
Por
Sofia Esteves
Fonte
Exame.com