Saiba o que fazer em quatro enganos comuns na
movimentação de dinheiro e não saia no prejuízo!
Atualmente,
tanto a internet quanto a agência bancária costumam ser opções seguras para
depositar ou transferir dinheiro para outra conta. Apesar disso, alguns erros
ainda podem mandar o dinheiro para a conta errada ou fazê-lo voltar para a sua.
O que você verá agora são os caminhos para resolver quatro enganos comuns desta
movimentação financeira.
Quatro erros comuns ao fazer um pagamento
1. Mandei o dinheiro para a conta errada
Quando
você digitar um número por engano e erra a conta para a qual deveria mandar o
dinheiro, procure corrigir a situação o quanto antes. Neste caso, como a
responsabilidade neste caso não foi do banco, ele não sabe que o dinheiro foi
para a conta errada e não tentará recuperar esse valor se não for avisado. Se
isso acontecer, procure o gerente ou o atendente da agência e peça ajuda para a
devolução do dinheiro para a sua conta – mas saiba que nem sempre será possível
pegar esse valor de volta.
Fique
ligado: se o correntista que recebeu o dinheiro por engano já gastou esse valor,
você pode fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) para registrar essa situação.
Em São Paulo, acesse o site da Secretaria de Segurança Pública ou vá à
delegacia mais próxima da sua casa.
2. O dinheiro voltou
Se
a transferência ou o DOC/TED não caiu na conta certa e voltou para a sua, você
só precisa conferir qual foi o erro (se digitou a conta ou a agência errada) e
fazer uma nova transação. Mas no caso de um depósito, a situação fica um pouco
pior porque você levará mais tempo para refazer o pagamento. Nesse caso, ainda
será necessário ligar para o atendimento ao consumidor do banco e pedir
orientações sobre como refazer o pagamento.
Apesar
de parecer um problema simples de ser resolvido, saiba que o prejuízo pode ser
maior dependendo da dívida que deveria ter sido paga com o dinheiro que voltou.
Por exemplo, no caso do atraso de um aluguel, o dono do imóvel tem o direito de
cobrar multa pelo atraso. Vale a pena explicar a situação, mas entenda que nem
sempre ele vai deixar de cobrar por esse atraso.
3. Recebi um dinheiro que não era para mim
Nesse
caso, provavelmente alguém fez um depósito ou uma transferência para a conta
errada, então, não gaste esse valor! Isso porque o banco e o dono do dinheiro
vão procurar esse valor e resgatá-lo da sua conta. Por isso, avise a central de
atendimento ao cliente sobre o engano e deixe essa quantia de lado para evitar
problemas no futuro.
4. O dinheiro não caiu e desapareceu
Este
caso é raro, mas pode acontecer. Aqui, você faz o depósito e o dinheiro não
chega à conta certa, mas também não volta para você. Procure o comprovante e
ligue no atendimento ao cliente para avisar sobre esta situação. Somente o
gerente ou o atendente saberão ajudá-lo a encontrar o dinheiro depositado.
Entenda as diferenças entre o depósito e a
transferência
Depósito
Você
tem uma quantia em dinheiro ou um cheque para colocar em uma conta. É possível
fazer esse depósito tanto no caixa eletrônico quanto em uma agência com um
atendente. Saiba que você não descobrirá na mesma hora se o dinheiro foi para a
conta errada, afinal, o banco demora para fazer essa compensação. E o mesmo
vale para o cheque: se ele estiver sem fundo ou sem alguma informação, você
saberá somente depois. Por isso, é muito importante guardar o comprovante de
qualquer depósito que você fizer.
Transferência
Nesse
caso, você vai usar o internet banking para passar dinheiro de uma conta para
outra desde que as duas sejam do mesmo banco. Nesse caso, se você digitar uma
conta que não existe, provavelmente o banco identificará o erro antes de você
terminar o processo. Mas mesmo assim existe a chance de você digitar uma conta
que existe, mas que não era do correntista para quem você deveria mandar o
dinheiro. Nesse caso, guarde o comprovante e procure enviá-lo para o e-mail de
quem receberá esse valor.
Existem
mais duas formas de mandar dinheiro para outra conta usando o internet banking,
que são a Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou o Documento de Ordem de
Crédito (DOC). Ambos valem para quem precisa transferir dinheiro para um
correntista de outro banco. Quando algum erro acontece nesse processo, o
dinheiro pode voltar para a sua conta. Então, nesse caso, também é importante
guardar os comprovantes das operações.
Fonte
Konkero