Quem é produtivo não cede às urgências, diz
especialista
Quando
o assunto é produtividade, um desafio é universal: realizar tarefas dentro do
prazo.
Mas,
embora o dia tenha 24 horas para todo mundo, algumas pessoas parecem fazer o
tempo render duas ou três vezes mais do que outras - até quando estão sob
pressão ou precisam tocar diversos projetos simultaneamente.
Ter
uma rotina proveitosa e rentável, porém, não exige necessariamente mais suor ou
horas extras: basta que você trabalhe de maneira mais inteligente.
Em
artigo no LinkedIn Pulse, o consultor Travis Bradberry, autor do best-seller
"Emotional Intelligence 2.0" (TalentSmart, 2009) afirma que pessoas
"hiper produtivas" são aquelas que aproveitam ao máximo o tempo no
trabalho sem qualquer esforço adicional.
Para
o especialista, os passos que esses profissionais seguem são bastante simples e
também podem ajudar a sua rotina a se tornar mais eficaz. Veja a seguir 7
deles:
1. Não tocar duas vezes na mesma tarefa
Pessoas
extremamente produtivas têm um hábito em comum: resolvem os problemas por
completo assim que eles aparecem.
Por
isso, a dica é não adiar telefonemas, reuniões e tarefas de que você pode
cuidar agora. Assim, você não gasta energia e tempo duas vezes com a mesma
atividade.
2. Não sair do escritório sem programar o dia seguinte
Tem
tarefas inacabadas? Permaneça no trabalho até concluí-las, se for possível.
Pessoas
com rotinas altamente eficazes terminam suas atividades e organizam o próximo
dia antes de ir embora, diz Bradberry. Essa prática garante que a próxima
jornada seja produtiva.
3. Não sucumbir à urgência
Gastar
muito tempo resolvendo problemas urgentes não é garantia de que o trabalho
renda.
De
acordo com o especialista, o importante é saber distinguir e priorizar qual
"incêndio" realmente vale a pena ser apagado e qual só vai atrasar a
sua agenda.
4. Delegar tarefas
Profissionais
especialmente produtivos não têm problemas em passar o trabalho adiante.
Em
outras palavras, eles sabem que não são os únicos funcionários competentes da
empresa e confiam no potencial dos colegas para que possam se concentrar em seu
próprio trabalho.
5. Fazer uma coisa de cada vez
Segundo
uma pesquisa recente da Stanford University, desempenhar várias funções é menos
produtivo que realizar uma por vez. Isso porque quem é bombardeado por várias
fontes de informação não presta atenção no que está fazendo e tem mais dificuldades
de memorização.
Evitar
o "multitasking", portanto, é essencial para render no trabalho, já
que o cérebro não consegue executar duas tarefas com excelência ao mesmo tempo.
6. Dizer "não"
Essa
palavra é poderosa na hora de aumentar sua produtividade. Segundo Bradberry,
quanto maior a dificuldade em dizer "não", maiores são as chances de
sofrer por estresse e esgotamento.
Mas
fique atento: "não" é "não". Evite falar frases como “não
acho que posso”, “não estou certo se”, “não tenho certeza”.
7. Conferir e-mails de forma estratégica
Entrar
na caixa de entrada do e-mail a cada mensagem que chega é uma interrupção
desnecessária.
Para
evitar essa perda de tempo, use a tecnologia a seu favor: organize suas
mensagens em grupos de interesse, crie alertas para contatos importantes e
configure uma resposta automática em casos específicos.
Por
Pâmela Carbonari
Fonte
Exame.com