Pesquisa
realizada pela Regus com mais de 44 mil executivos de 105 países coloca o
Brasil no segundo lugar do ranking de países mais adeptos do trabalho flexível.
Enquanto a média global de profissionais que trabalham 2,5 dias ou mais por
semana fora do escritório é de 52%, no Brasil o índice sobre para 59%. Estamos
atrás apenas no México, onde 70% disseram trabalhar fora do escritório metade
(ou mais) da semana. A pesquisa revela que, globalmente, 60% dos executivos
ouvidos tem home office. Dentro deste grupo, o nível de produtividade aumenta
13%, de acordo com a Regus. A grande maioria dos participantes do levantamento
(88%) acredita que o trabalho flexível, sobretudo, quem tem filhos, a seguir
investindo na carreira. A ausência de contato com os colegas de trabalho é, no
entanto, uma preocupação: 64% sentem falta da interação com o restante da
equipe. Entre os brasileiros, 43% confessaram que o teletrabalho dá uma
sensação de solidão. Confira, nas fotos, os países mais abertos à flexibilidade
no trabalho, e, por isso, com mais executivos trabalhando fora do escritório em
dias úteis e também o percentual de entrevistados que se sentem sozinhos em
home office.
Uma
pesquisa de 2013 do Ask.com descobriu que o barulho dos colegas é reportado
como sendo o fator que mais atrapalha a produtividade no trabalho. Em vez de
ser distraído pelos seus colegas de trabalho, tente escapar disso passando
algum tempo sozinho ou reportar o incômodo ao seu colega ou ao seu chefe.
As
habilidades são extremamente importantes no mercado de trabalho. As habilidades
que você tem podem te tornar um profissional mais valioso e atrair mais
potenciais empregadores.
Infelizmente,
muitos trabalhadores conhecem apenas habilidades úteis apenas para sua área
específica de especialização e não desenvolvem competências gerais que são
muito mais importantes.
A
revista Inc. listou sete habilidades que servem como pilares para qualquer
profissional em qualquer posição. Confira:
1 - Comunicação eficaz
Não
importa quem você é, onde você trabalha ou o que área você está, a comunicação
será um fator crítico para o sucesso final; seja dando informações a um
cliente, informando suas necessidades a um supervisor ou colaborando com seus
colegas. No mundo de hoje, as formas de
comunicação são praticamente ilimitadas, mas as habilidades básicas
responsáveis ??por garantir o sucesso dessa comunicação são fundamentais. Diga
o que você quer dizer de forma concisa, precisa e adequada; e busque maximizar
a eficácia de suas mensagens escolhendo os meios adequados para elas.
2 - Organização e gestão
Ter
habilidades organizacionais podem ajudá-lo a lidar melhor com as
responsabilidades e garantir que elas sejam executadas corretamente. Ser
organizado significa que você vai ser mais propenso a começar a trabalhar em
tempo, priorizar suas tarefas de forma eficaz e buscar soluções para os
problemas antes que eles sequer se tornem problemas. Já as capacidades de gestão também são úteis
em qualquer posição; por exemplo, você vai ser capaz de gerir melhor os seus
recursos, tempo e carga de trabalho.
3 - Negociação
A
negociação é uma ferramenta útil para ter em qualquer posição e saber usá-la
durante o processo de entrevista de emprego, por exemplo, pode garantir uma
melhor posição, salário maior ou benefícios mais competitivos. No contexto de
um trabalho, você pode usar habilidades de negociação para fins óbvios como
garantir novos clientes ou conseguir promoções com potenciais parceiros, mas
também é útil para diminuir possíveis pontos de resistência e reduzindo os
custos totais de operação.
4 - Pensamento crítico
O
pensamento crítico é um processo de resolução de problemas que lhe permite
encontrar e corrigir as deficiências potenciais ou pontos de falha em um
determinado ambiente. Ele permite mais soluções criativas para os problemas, a
avaliação mais rápida de situações ruins e maior reconhecimento de padrões em
grandes sistemas.
5 - Trabalho em equipe e saber delegar funções
Enquanto
algumas posições contam com ele mais do que outras, você sempre terá algum
nível de trabalho em equipe para gerenciar no local de trabalho, além de
precisar delegar trabalho a seus subordinados. Saber como trabalhar com os
outros de forma eficaz e como jogar para os pontos fortes das pessoas é uma
habilidade fundamental para o sucesso em qualquer área.
6 - Pesquisa e análise
Ser
capaz de encontrar rapidamente as informações, analisá-lo e reconhecer
padrões-chave é essencial para praticamente qualquer função.
7 - Confiança
Confiança
pode parecer um traço pessoal, mas pode ser adquirida e desenvolvida como uma
habilidade. Você pode aumentar a sua confiança em algumas áreas através da
prática pura; quanto mais vezes você faz algo, mais confiante você vai ficar em
relação àquela tarefa. Trabalhar a sua linguagem corporal, elocução e
pensamentos positivos, também te ajuda a ser tornar uma pessoa mais confiante.