Dicas que preparamos para ninguém cometer gafes no
amigo oculto da firma
Tradição
nas empresas e em famílias aos finais de ano, o amigo oculto rende um bom
momento de confraternização onde todos saem ganhando uma lembrança de Natal.
Mas,
no ambiente corporativo, existem algumas regras que devem ser seguidas para que
ninguém fique em situação desconfortável e todos participem da troca de
presentes.
A
seguir, veja as dicas que preparamos com a ajuda da sócia da MSA Recursos
Humanos, Lúcia de Almeida, para ninguém cometer gafes no amigo oculto da firma.
O que dar de presente para o amigo secreto do
escritório?
Tirou
uma pessoa que não conhece no amigo secreto e não sabe como presenteá-la? É
muito comum ficar em dúvida sobre qual a melhor alternativa de presente que
agrade a todos os gostos.
Segundo
Lúcia Almeida, uma forma de tentar acertar no presente é observar a mesa de seu
amigo oculto para saber qual o seu estilo.
“Embora
seja difícil saber quais presentes escolher, valem algumas dicas como livros,
áudio-books ou cartões-presentes encontrados em grandes lojas e artigos de
escritórios”, diz.
A
especialista também aconselha para os tipos de presentes não recomendados nesse
tipo de evento, como perfumes, roupas ou sapatos.
“Os
presentes serão abertos na frente dos colegas de trabalho, sendo assim a
escolha do presente também reflete sua imagem”, aconselha.
“Uma
regra essencial é não expor o seu colega de trabalho com piadas intimistas ou
que revelem alguma situação desagradável”, afirma Lúcia.
Tirei meu chefe, e agora?
Para
muitos, tirar o chefe no amigo oculto é algo desesperador. No entanto, não é
necessário ficar preocupado em dar algo muito caro para agradar o seu gestor
caso ele seja sorteado.
Apesar
de tudo ser uma brincadeira, apenas seja mais discreto ao fazer a troca dos
presentes.
“No
momento da troca é preciso ter uma pouco mais de reserva, pois ele ainda é seu
chefe, mas com certeza a descontração deve estar presente para que também ele
se sinta parte da equipe”, afirma Lúcia.
Como fazer com que todos participem?
O
amigo secreto é uma forma descontraída de confraternizar e presentear os
colegas de trabalho.
No
entanto, muitos ainda podem ter dúvidas sobre qual a melhor forma de organizar
o evento para que todos participem.
Para
Lúcia de Almeida, uma das principais regras ao promover um amigo secreto é
estipular um valor para os presentes. Assim, os funcionários poderão optar se
desejam participar ou não.
“O
ideal é que o amigo oculto tenha um único objetivo, a confraternização. Sendo
assim, valores muito altos de presentes podem inviabilizar a participação de
alguns profissionais que estão com suas rendas comprometidas”, afirma.
Além
disso, existem várias formas criativas de presentear os colegas sem gastar
muito.
“O
amigo oculto não precisa ser necessariamente de presentes, pode ser uma
mensagem, um cartão, ou algum item de baixo custo e para todos os gostos”, diz
Lúcia.
Amigo oculto criativo
Dependendo
da cultura da empresa, as equipes ainda podem organizar diferentes tipos de
amigo secreto.
Em
ambientes muito formais, as melhores alternativas seriam o método tradicional
ou o “amigo ladrão” – modo em que os participantes podem roubar os presentes de
outros. Já em locais mais descontraídos é possível usar o “amigo da onça” e
outras variações criativas do evento.
“O
que vale é a criatividade para que todos possam participar e se sentirem
confortáveis”, afirma Lúcia de Almeida.
Não gostei do meu presente, e agora?
O
amigo secreto é um momento de descontração entre as equipes do escritório e,
por isso, o bom e velho “o importante é participar” vale mais do que o
presente.
“A
base do amigo oculto é ser um grande momento de troca emocional representado em
algo concreto. É fazer o outro se sentir querido, respeitado e reconhecido após
um longo ano de trabalho, muitas vezes exaustivo”, afirma Lúcia de Almeida.
Por
isso, não fique preocupado em ganhar algo que não irá usar ou não lhe agrada.
“Ao
ganhar um presente que não gostou, agradeça e seja gentil. O amigo oculto não
está relacionado ao presente e sim ao ato de generosidade entre as pessoas”,
diz a especialista.
Por
Adeline Daniele
Fonte
Exame.com