O profissional capaz de dominar técnicas de
oratória dispara na frente dos concorrentes quando uma vaga ou promoção está em
jogo, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching Villela da Matta. Para ele, liderar uma reunião de equipe,
apresentar a empresa a um possível cliente, defender um case bem-sucedido em um
prêmio do setor são atividades destinadas aos líderes. "Falar bem em público é uma habilidade
a ser desenvolvida e poucas pessoas nascem com esse dom. O mais importante é buscar
aprender e, assim, cativar o público, seja ele seu chefe ou uma plateia de 200
pessoas", diz. O especialista listou 4 dicas para quem
pretende fazer uma boa apresentação:
Preparar-se
Quem não domina o assunto que será apresentado
terá receios de defendê-lo e perderá a credibilidade. "Estudar com antecedência
o conteúdo da apresentação, rever os argumentos dos pontos citados, prever possíveis
dúvidas e ter respostas na ponta da língua são atitudes que dão confiança ao
orador e transmitem segurança aos expectadores", diz Villela.
Conheça o público
Descubra para quem você irá falar. Saber a área
de formação e a qual geração e gênero o público pertence ajudam a adaptar a
linguagem utilizada. Por exemplo, para um público universitário, ainda em fase
de aprendizagem, é preciso explicar termos técnicos. Já para profissionais da
mesma área não existe essa necessidade. Adequar a linguagem torna o discurso
mais assertivo e atrativo aos ouvintes.
Assuma o controle
Não tente eliminar seu medo, mas sim controlá-lo.
O receio faz as pessoas ficarem preparadas para os imprevistos.
Valorize suas
qualidades
Identifique aptidões que você possui (como
carisma e simpatia) e utilize a seu favor para comunicar melhor. "Possuímos
qualidades diferentes e nos tornamos interessantes por nossas particularidades.
Descobrir seus pontos fortes e saber como usá-los em seu benefício é uma grande
vantagem".
Fonte UOL Economia