sábado, 2 de março de 2024

GATOS: SAIBA COMO ESCOLHER O PET IDEAL PARA VOCÊ

Saiba em que tipo de fator se atentar na hora de escolher um bichano para levar para casa

Embora muitos acreditem que para ter um bichinho de estimação basta escolher a raça e levar para casa, esse tipo de decisão envolve muito mais do que a simples vontade de ter um pet. Uma série de fatores deve ser levada em consideração antes que um novo animal faça parte da sua família. No caso dos gatos isso não é diferente. É  fundamental que os futuros donos tenham em mente algumas regras e cuidados básicos que devem ser tomados com um felino.
Pesquisar informações sobre o comportamento, os cuidados essenciais e o nível de atividade da raça que se pretende comprar ou adotar é o primeiro passo para fazer uma decisão acertada, já que, embora haja muitos gatos independentes e ativos (do tipo que gostam de subir nas prateleiras e se esconder por todos os cantos da casa), também há os mais carentes de carinho e atenção, que preferem uma vida mais próxima ao solo.
O nível de cuidados exigidos pelos felinos é outro quesito importante a prestar atenção, pois dependendo do tipo de pelagem do animal, ele pode ser extremamente trabalhoso de se cuidar, exigindo escovações diárias e limpezas com banhos frequentemente.
A alimentação dos bichanos também deve ser controlada para evitar problemas como obesidade e indisposição. Uma visita a um médico veterinário é fundamental ao levar um novo bichano para casa, já que ele precisa de uma série de vacinas importantes para a sua saúde nesta fase, e somente um profissional saberá lhe indicar a melhor forma e os períodos adequados para a administração delas.
Contar com acessórios essenciais para a saúde e o dia-a-dia dos bichanos também é importante. Quem tem o desejo de levar um gatinho para casa já deve, com antecedência, providenciar itens como caixa de areia, bebedouro, comedouro e caixa de transporte, além de outros produtos que possam ajudar a distrair o animal e evitar que ele arranhe os móveis da casa, como arranhadores, bolinhas e outros brinquedinhos atraentes para o animal.
Tendo em mente todos esses fatores e certificando-se de que terá tempo e verba suficiente para cuidar bem do gato, é hora de escolher seu felino de estimação. Raças populares como persa e siamês costumam agradar boa parte dos amantes de bichanos, mas felinos gigantes, como os mane coon ou ragdoll, também fazem muito sucesso entre os donos de bichanos brasileiros, assim como os gatos vira-latas, que cativam qualquer um com um jeito ímpar e misterioso de ser.
Por. Fábio Toyota
Fonte CachorroGato