O consumidor está sempre exposto à possibilidade
de enfrentar problemas com serviços de telecomunicações, seja por não estar
atento a tudo o que assina, seja porque as empresas que oferecem os serviços
sabem como enrolar os clientes. Foi para evitar que as pessoas caiam em ciladas
que a Anatel liberou uma cartilha simples com 10 dicas sobre o mercado. Confira:
1) Contratando um serviço ou pacote de
telecom? Pergunte se o valor inicial é uma promoção, até quando vale e quanto
vai custar depois. Evite susto na conta.
2) Antes de contratar um plano, leve em
conta seus hábitos de consumo: quantos minutos costuma falar, mensagens e o
volume de dados que usa.
3) O consumidor com pagamento em dia pode
suspender o serviço de telecom por um período de um a quatro meses. Esse
direito pode ser exercido gratuitamente uma vez por ano.
4) Contratando uma oferta com fidelização?
Pergunte quanto tempo ela dura. O prazo máximo autorizado pela Anatel é de 12
meses.
5) Para mudar de operadora e manter o número
de telefone, solicite a portabilidade na prestadora de destino. A migração irá ocorrer
em até três dias úteis.
6) Está contratando por telefone? Você tem
direito a uma cópia impressa do contrato e a uma cópia da ligação. Basta pedir à
operadora.
7) A velocidade média da banda larga fixa
deve ser, pelo menos, 70% em relação à velocidade declarada no contrato. Para
medir, acesse brasilbandalarga.com.br (o Olhar Digital também tem um medidor,
veja aqui).
8) Tire todas as dúvidas antes de contratar.
A operadora deve explicar em detalhes o que está incluso e o que está fora do
plano ofertado.
9) As regras do Código de Defesa do
Consumidor também valem ara serviços de telecom. Caso alguma norma seja
descumprida, procure a Anatel.
10) Planos com fidelização podem ser
vantajosos, mas saiba que haverá multa se cancelar o serviço antes do prazo em
contrato.
Fonte Redação Olhar Digital