Esperar pela
resposta não é fácil, mas telefonar todos os dias para o recrutador cobrando
pode ser motivo de eliminação
Quando passamos por um processo seletivo,
principalmente para uma vaga que desejamos muito ocupar, não é fácil conter a
ansiedade para saber o resultado. Os dias depois da entrevista parecem se
arrastar e checamos nosso e-mail de cinco em cinco minutos na esperança de uma
boa notícia.
Enquanto conseguimos manter esta expectativa
para nós mesmos, tudo bem. O problema é quando o profissional está tão ansioso
que acaba tomando atitudes sem pensar e se prejudica com ações como ligar todos
os dias para o recrutador a fim de saber se conseguiu o tão esperado emprego.
Esperar pela
resposta final de um processo seletivo não é fácil para ninguém, mas não
adianta se precipitar
Atualmente, as empresas fazem os seus
processos seletivos de diversas maneiras. Dependendo das normas de contratação
da companhia, do nível da vaga disponível e da quantidade de candidatos, a
resposta pode vir no mesmo dia e, em alguns casos, até mesmo no final da
entrevista. Porém, em situações que envolvem menos urgência, um maior número de
entrevistados e uma necessidade de ser mais criterioso na escolha do
profissional, o resultado pode demorar até meses.
Normalmente, os recrutadores conseguem
estipular um prazo de quanto tempo a empresa vai demorar para decidir quem foi
o selecionado e esta informação é passada logo no final da entrevista. “No
entanto, muitas das informações que passamos, o candidato retém a metade. É nessa
hora que vai gerar uma ansiedade, que é comum, principalmente para quem está desempregado",
conta Zenilda Castilho, gerente da consultoria de RH Randstad na filial da
Avenida Paulista.
O recomendável é que o profissional se
concentre no que está sendo falado pelo selecionador e, caso haja alguma dúvida
em relação ao prazo de retorno ou o meio pelo qual a empresa vai tentar contatá-lo,
pergunte sem medo. “Se o recrutador não souber na hora, ele vai procurar a
resposta depois e comunicar o candidato em seguida. O ideal é que você não
pergunte ao longo do processo, para que você não perca o clima e o rumo da
entrevista. O final é o momento de perguntas”, aconselha o consultor de RH
Henry Novaes, da HProjekt.
O seu tempo não é o
tempo da empresa
Ainda assim, por nervosismo ou inexperiência,
algumas pessoas saem da entrevista sem saber quando será dado um retorno com a
decisão final, ou não esperam nem um minuto a mais do prazo estipulado, e
acabam tomando atitudes inadequadas, que podem por em risco a chance de ser
selecionado.
sinais do estresse
“O número de ligações
não vai acelerar o processo"
De acordo com a especialista em RH, Eliane
Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH, o maior erro de quem está aguardando
uma resposta é ficar ligando para o recrutador constantemente cobrando uma
decisão. “O número de ligações não vai acelerar o processo. Uma semana para uma
pessoa que está aguardando resposta de um emprego é uma eternidade. Para uma
empresa, uma semana é apenas uma semana”, observa a diretora.
Nesses casos, o candidato pode ser visto
como impertinente pela companhia e ansioso demais. “A cada ligação, ele deve
receber uma orientação. A gente começa a interpretar que ele talvez não saiba
ouvir a mensagem que ele está recebendo.”, comenta Eliane.
A consultora Zenilda conta que há casos,
inclusive, de pessoas que chegam a ir pessoalmente até a empresa para descobrir
se passaram ou não em um processo seletivo. “Isso não vai ser visto como
interesse ou desejo de trabalhar na empresa. Ela está pulando etapas e
desrespeitando hierarquias. O recrutador vai entender aquilo como uma atitude
sua comum no dia a dia do trabalho”, avisa.
Para evitar ser eliminado por causa da sua
ansiedade após a entrevista, o profissional deve se manter calmo e levar em
consideração que a empresa não pode dedicar todo o seu tempo para acelerar o
processo. Além da seleção, os funcionários da companhia continuam trabalhando
em outras questões.
Quando a empresa ultrapassa o prazo
estipulado para lhe dar uma resposta, é válido que o candidato espere alguns
dias como tolerância até entrar em contato. Se ainda assim não tiver uma posição
do selecionador, o recomendável é que ele ligue ou mande um e-mail educado para
a primeira pessoa que lhe contatou sobre a vaga de emprego, lembrando que o
prazo acabou e que gostaria de saber se já existe uma definição da companhia. Caso
ainda não exista, o profissional pode perguntar se há um novo prazo pelo qual
ele precisa aguardar para conseguir a tão esperada resposta.
Em caso de resposta
negativa, peça um feedback
Se depois de tanto tempo de espera a empresa
decidir que você não é o candidato ideal, não se desespere e aproveite este
momento para conseguir um aconselhamento de carreira. Agradeça pela
oportunidade e pergunte o motivo de não ter sido escolhido, mas sem parecer
arrogante. “O processo seletivo é também [uma oportunidade] para receber um
feedback. A empresa vai falar se está faltando um curso de línguas ou uma pós-graduação.
Se o candidato conseguir absorver isso, ele vai saber o que está errando no
currículo e em sua carreira”, observa Novaes.
No entanto, é preciso lembrar que em alguns
casos, principalmente quando há um grande número de candidatos, a empresa pode
não ter tempo ou informações mais precisas para dar um retorno completo para o
profissional que não foi contratado. De toda maneira, não se pode deixar
desanimar por um não. Continue procurando e utilize aquele processo seletivo
como uma experiência para se aprimorar para um próximo.
Por Murilo Aguiar
Fonte iG