Planejamento e organização na gestão são os principais
pontos apontados pelos especialistas
Não basta ter uma boa ideia para que o seu empreendimento tenha sucesso. Uma boa gestão e conhecimento em finanças são coisas essenciais. “Os números mostram que a mortalidade é alta nos primeiros dois anos das pequenas e médias empresas. Mas, existem alguns fatores que são previsíveis e que o empresário pode antever”, diz Bento Costa, coordenador do curso de Gestão de Negócios do Ibmec/DF.
Para
Ricardo Simões Curado, consultor do Sebrae-SP, o mais importante para gerir uma
pequena empresa com sucesso é ter disciplina. “O que não pode ser medido não
pode ser melhorado”, resume Alessandro Saade, professor do curso em
Empreendedorismo & Novos Negócios, da Business School São Paulo. Vejas as
recomendações dos especialistas.
1. Foque nas finanças
A
sua empresa pode estar indo bem, mas é possível maximizar o lucro com uma
gestão financeira bem feita. Para Costa, não há espaço para informalidade e
problemas com impostos.
“Ele
precisa conhecer o dia a dia, do aspecto financeiro, da empresa. E ter o mínimo
de organização financeira. Isso é necessário para o empreendedor tomar decisões
e ver o que ele precisa melhorar”, afirma Curado.
2. Use planilhas de controle
Você
realmente sabe quanto capital entra e quanto sai do seu negócio? Planilha de
vendas, controle de caixa e ponto para os funcionários são algumas planilhas
indispensáveis para a sua empresa.
“A
principal vantagem é a antecipação do movimento, se vai melhorar ou piorar, o
empresário já sente. Ele pode gerenciar melhor o seu estoque também, por
exemplo”, explica Saade. “É importante o empresário ter essa postura de
trabalhar bem a questão da informatização do negócio”, completa Costa.
3. Invista em treinamento
A
experiência do consumidor, independente do tipo de serviço ou produto que sua
empresa vende, é crucial para a imagem do negócio. “Você pode vender exatamente
a mesma coisa que o seu concorrente, mas você pode até cobrar mais caro se o
cliente gostar do atendimento. Se é bom, ele voltará”, exemplifica Saade.
Investir
em capacitação e treinamento é a solução para evitar que um mau atendimento
atrapalhe as vendas.
4. Mantenha-se atualizado
Para
lidar com as mudanças do mercado e do consumidor é recomendável rever o plano
de negócios constantemente. “Pequeno empresário tem bastante entusiasmo e pouco
preparo”, diz Costa.
Conhecer
novos produtos e serviços, ler livros, conhecer práticas de outras empresas e
conversar com pessoas de outras áreas são algumas recomendações.
5. Atente-se para as reclamações
É
difícil parar durante a correria do dia a dia e avaliar o feedback dado pelos
clientes. “A equipe tem que entender que a reclamação é uma oportunidade de
melhoria. A critica não é pessoal e é bom para empresa”, afirma Saade.
Por
isso, empreendedores devem encarar as reclamações como uma ajuda para ajustar
os processos do seu negócio.
Por
Camila Lam
Fonte
Exame.com