Comece fazendo um diagnóstico da situação atual da sua
empresa
A
ausência de um bom plano de marketing digital pode comprometer os resultados de
forma significativa. Não só o crescimento pode ficar limitado pelas
indefinições, como a falta de previsão de recursos e projetos no planejamento
da empresa pode engessar a realização de uma série de ações importantes.
1. Realizar um diagnóstico da situação atual
O
primeiro passo é entender o que foi alcançado no ano corrente e quais são os
pontos mais críticos da atuação da empresa no momento.
Olhar
para o desempenho do funil de vendas (Visitantes > Leads > Oportunidades
>Clientes) já permite ter uma visão geral de quais etapas estão tendo pior
performance e merecem uma atenção especial. É importante olhar tanto para o
volume quanto para as taxas de conversão para identificar algum alerta.
Uma
prática bastante recomendada é usar esses números em comparação com benchmarks
da sua indústria. Dessa forma, fica mais fácil entender o status da empresa e o
potencial de melhoria.
2. Determinar os principais objetivos para o ano
Com
o diagnóstico feito e identificados os maiores problemas da empresa, o passo
seguinte é estipular as principais prioridades para o ano.
Elas
podem estar relacionadas à implementação de uma presença consistente de forma
geral ou a itens mais específicos, como tornar mais leads em oportunidades ou
converter mais visitantes em leads.
É
interessante estipular também indicadores de desempenho, capazes de mostrar de
forma objetiva e mensurável o quanto os objetivos estão sendo alcançados.
3. Estipular projetos para atingir os objetivos
Com
a definição dos objetivos, devemos identificar as formas de alcançá-los,
escolhendo os principais projetos do ano é o passo seguinte.
Veja
se é preciso redefinir o público-alvo e a linha editorial da empresa, fazer uma
reformulação do site, desenvolver uma nova estratégia de e-mail marketing,
implementar um conjunto de otimizações para ferramenta de busca, entre outros.
É
importante que cada um desses projetos tenham uma expectativa de orçamento, bem
como o tempo e outros recursos necessários para sua implementação. Também
recomenda-se determinar quais os resultados esperados do projeto, para avaliar
o quanto eles devem contribuir para os objetivos escolhidos.
4. Juntar todas as pontas e montar um cronograma
O
passo final é organizar todos os projetos em um cronograma, com a expectativa
de tempo de implementação de cada um deles. Dessa forma conseguimos ver a
distribuição de projetos e orçamento ao longo de todo ano e fazer alguns
ajustes para tornar tudo viável.
Por
Eric Santos
Editado
por Priscila Zuini
Fonte
Exame Online