segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A SEGURANÇA NOS TABLETS

Juntamente com a explosão nas vendas dos tablets vieram as preocupações e dúvidas tanto sobre a segurança física e tecnológica dos dispositivos

Segurança física


Assim como quando foram lançados no mercado os primeiros iPods ou os notebooks, agora os tablets também circulam pelas cidades em mochilas, pastas e bolsas. Sua portabilidade e simplicidade de uso fazem dele um dispositivo intermediário entre o celular e o netbook. Por isso não é difícil ver pessoas nos metrôs e ônibus checando suas informações ou jogando no tablet, embora eles ainda despertem a curiosidade de muita gente, como aconteceu no início da década com os primeiros telefones celulares com câmera e MP3.
Entre estes curiosos, alguns estão à caça de pessoas desprevenidas, para roubar seus dispositivos móveis. Por isso, além das precauções necessárias em cada cidade ou região por onde transitamos, podemos recorrer a alternativas - para, em caso de roubo, - poder recuperar nosso aparelho.
Um exemplo é o serviço que a Intel oferece por meio da sua tecnologia Anti-Tefth, que está disponível tanto para notebooks quanto para uma ampla gama de tablets. No link a seguir você pode averiguar que modelos suportam este serviço: http://antitheft.intel.com/find-a-laptop.aspx.


Está prestes a ser lançado para iPad um aplicativo que foi muito difundido entre os iPhones: o "Gotcha! Pro Alarm System". Este programa coloca o sistema em stand by mantendo o GPS ligado, e bloqueia o teclado com uma senha, fazendo com que o ladrão que estiver carregando o dispositivo seja encontrado por geolocalização.
Para os usuários de Android (e espera-se que em alguns meses para os de BlackBerry e Windows Mobile 7 também) o software mais indicado e, inclusive premiado, é o "Mobile Defense" https://www.mobiledefense.com. Ele age como um GPS e já deu provas da sua eficácia em celulares com o sistema operacional do Google. Neste momento, segundo o blog da empresa, a versão para tablets está sendo desenvolvida. Ela estaria em fase beta fechada e em breve verá a luz no Market da Android.
Mas, deixemos os roubos de lado, e pensemos como nós mesmos podemos ser os piores inimigos do nosso tablet. Quedas, pancadas e arranhões podem acontecer se você não for precavido e tratar com cuidado estes aparelhos.
Um dos exemplos clássicos é deixar o tablet em uma cadeira, nos distrairmos talvez com uma ligação telefônica, voltarmos ao nosso lugar e sentarmos bem em cima do dispositivo. Em 90% desses casos a tela acaba totalmente estragada e nosso tablet fica inútil.
A exposição ao calor também é fatal para nossos tablets. Esquecê-lo dentro do carro estacionado no sol pode comprometer os seus componentes, principalmente as soldas microscópicas da placa-mãe, a tela ou partes de borracha ou plástico de baixa qualidade.

Segurança Tecnológica

 
Devido ao sucesso do Android como sistema operacional para os tablets, os devotos da criação de vírus estão mirando este ano na plataforma do Google ao realizar seus delitos.
Segundo a empresa, durante este ano, foi necessário retirar da sua loja virtual mais de cem programas com conteúdo malicioso para os dispositivos. Nos seus últimos relatórios não aparecem novos vírus à moda antiga, que bloqueavam um PC por exemplo. Agora florescem os do tipo malware, orientados a roubar informação (phising) e usar - de forma remota - senhas, números de cartões de crédito e dados que afetam diretamente o bolso do dono da máquina.
Para se proteger desses intrusos, o melhor que se tem a fazer é baixar os aplicativos de antivírus e de segurança que os marketplaces oficiais oferecem, seja na loja do Android, da Apple Store ou da BlackBerry. Vale mais a pena gastar alguns dólares em um software antivírus, do que depois chorar sobre o leite derramado.


 
Outro ponto importante é a codificação das redes às que nos conectamos. Navegue sempre por redes Wi-Fi com encriptação de dados e configure o tablet para receber e transmitir informações somente por redes seguras. Lembre-se de que nos lugares públicos pode haver hackers interceptando os dados que "voam" pelas ondas de transmissão sem que nós saibamos.
Como a pirataria também chegou aos programas para Android e aos iPads desbloqueados, muitos softwares ilegais vêm com "cavalo de Troia" incluído, o que pode acabar nos custando muito dinheiro na hora de consertar o sistema. Compre sempre software legal nas lojas autorizadas para o seu dispositivo, assim, a segurança dos seus dados ficará nas suas próprias mãos.

Fonte MSN Tecnologia