sábado, 30 de setembro de 2017

ESMALTE NO LIXO COMUM PODE CAUSAR DANOS GRAVES À NATUREZA

Lençóis freáticos e saúde humana podem ser prejudicados por descarte inadequado. Saiba como reciclar

Sabe aquele esmalte que sai de moda ou fica ‘grosso’? Nem pensar em jogar no lixo comum: os compostos químicos de sua fórmula podem causar danos graves ao meio ambiente e, em consequência, à saúde humana.
O jeito é encontrar um uso sustentável para os restos do produto, antes de colocar a embalagem na lixeira destinada à coleta de vidro e a tampa, na de plástico. O esmalte velho pode ser usado para retocar saltos de sapato; decorar utensílios, como copos, pratos e vasos; colorir bijuterias e enfeites da casa... depende da criatividade.
Produtos vencidos podem ser usados para pintar objetos de decoração ou bijuterias. Se não forem reaproveitados, devem ser ‘evaporados’, em vez de jogados no lixo comum.
“O acetato de etila, um dos componentes dos esmaltes, é tóxico e se infiltra facilmente no solo. Os vidros jogados no lixo podem se quebrar e, como se trata de produto usado em massa, a quantidade de esmalte liberada poderá poluir o solo e contaminar lençóis freáticos”, explica o consultor em Meio Ambiente Alessandro Azzoni.

CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
Estes mananciais, segundo ele, “abastecem poços, lagos, córregos e rios, cujas águas podem ser consumidas por pessoas e animais, ou até mesmo podem ser usadas na irrigação de plantações”. Se você não quiser reutilizar o esmalte vencido em pinturas, confira as dicas de Azzoni:
- Derrame o esmalte sobre uma folha de papel, e espere alguns minutos até que a química evapore;
- Coloque um pouco de removedor de esmalte dentro do vidro seco e mexa até dissolver o restante do produto. Faça isso duas vezes;
- Vidro e tampa plástica, limpos, podem ser encaminhados para a reciclagem;

O papel usado poderá ser descartado no lixo comum, pois o esmalte secou e química evaporou.“Não é um procedimento difícil, nem demorado, e contribui para a preservação do Meio Ambiente”, afirma Azzoni.
Por Fernanda Portugal
Fonte O Dia Online