sábado, 30 de julho de 2016

REMÉDIOS PARA DORMIR SÃO CONSUMIDOS EM EXCESSO, APESAR DO PERIGO PARA SAÚDE


Tique-taque. Para quem passa as noites sem conseguir dormir, o relógio é cruel. Na arrastada luta contra a insônia, remédios calmantes surgem como armas rápidas e infalíveis para vencer o problema. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que os benzodiazepínicos, como são chamados tecnicamente, estão no topo da lista de remédios controlados mais vendidos no Brasil. E a comercialização cresce a cada ano, embora os efeitos colaterais e o risco de dependência sejam amplamente conhecidos.
— Definitivamente, há um exagero no consumo destas medicações. Vivemos na era do imediatismo. As pessoas querem soluções fáceis para problemas e, por isso, recorrem a “pílulas mágicas” — analisa a neurologista especialista em insônia Christianne Martins, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Usados no tratamento de transtornos de ansiedade e epilepsia, benzodiazepínicos acabam agindo contra a insônia por terem influência sobre o sistema nervoso central, promovendo estado artificial de relaxamento.
Segundo o psiquiatra Marcelo Campos Castro Nogueira, essas drogas também produzem efeito sobre o centro de recompensa cerebral, desencadeando a liberação de substâncias que dão sensação de prazer. O mecanismo caracteriza um potencial gerador de dependência, que se torna maior com o uso crônico de benzodiazepínicos.
— Outros riscos são o desenvolvimento de tolerância, quando é preciso quantidades cada vez maiores da substância para obter o efeito inicial dela, e de abstinência, quando a retirada da droga causa agitação e náuseas — explica Nogueira.
Tiro sai pela culatra
De acordo com a neurologista Christianne Martins, em longo prazo, o uso de benzodiazepínicos pode piorar a insônia, tornando-a crônica e mais difícil de tratar.
— A mudança de hábitos de vida é o que realmente vai fazer diferença (contra a insônia), mas requer esforço, disciplina e paciência — diz a médica, explicando porque existe abuso no consumo desses medicamentos.
Segundo o psiquiatra Marcelo Nogueira, benzodiazepínicos trazem efeitos colaterais como aumento do risco de quedas e acidentes, sedação excessiva e comprometimento da memória e das funções cognitivas. Boca seca e enjoos são outras prováveis consequências adversas.
Pacientes que desenvolvem dependência são tratados com a descontinuação gradual do uso do remédio.


Por Camilla Muniz
Fonte Extra- O Globo Online