Quando
alguém comenta que faz home office a nossa primeira reação é dizer: “que
delícia, que coisa boa, que folga”. Realmente, poder trabalhar de casa tem uma
série de pontos positivos como não pegar trânsito ou ter maior flexibilidade de
horário. Com isso, tem-se mais tempo para praticar um esporte e ficar com a
família, refletindo diretamente na tão sonhada qualidade de vida.
Por
outro lado, quando esta oportunidade aparece, não imaginamos quanta disciplina
e organização ela exige. No começo é tudo ótimo. Temos horário com total
flexibilidade, até que as interferências das atividades domésticas começam a
conflitar com as profissionais. Porém, algumas práticas — sem entrar no mérito
dos aspectos trabalhistas — ajudam a otimizar essa opção de trabalho que vem
sendo utilizada com bastante frequência.
Espaço
Escolha
um ambiente confortável, com boa iluminação e ventilação, possível de se ficar
em silêncio e fazer reuniões online ou ligações com privacidade. Lembre-se que
a rotina da casa não vai se alterar por você trabalhar em home office. Haverá
barulho de televisão, aspirador, criança, do cachorro do vizinho e tudo isso
precisa ser considerado. Quando possível, escolha uma área mais reservada.
Reuniões
Caso
o espaço permita, tenha um cômodo de reuniões separado de sua residência, que
tenha entrada isolada e exclusiva para seu cliente ou fornecedor. Se não for
possível, organize as reuniões em escritórios virtuais, que alugam todos os
equipamentos necessários, como secretária e até café.
Estrutura Básica
Móveis
e equipamentos que são essenciais para criar um adequado ambiente de trabalho:
—
uma mesa cadeira de escritório confortável (ergométrica de preferência);
—
um telefone exclusivo; observe também se o sinal de celular funciona bem no
espaço reservado;
—
um computador com todos os softwares licenciados essenciais à sua função
(sistema jurídico, aplicativos, anti vírus);
—
dois monitores para agilizar o trabalho e usar menos espaço com papel e
processos;
—
uma impressora ou multifuncional;
—
um armário ou prateleira de arquivos e suprimentos de escritório e livros;
—
um bom estabilizador;
—
microfone, fone de ouvido e câmera de vídeo.
Cuidados
Tenha
um extintor de incêndio por perto e dentro da validade. Preserve a rede
elétrica e evite ligar muitos equipamentos na mesma tomada — quanto mais
tecnologia sem fios, melhor. Também procure se alimentar fora do espaço
reservado para trabalho, evitando outros acidentes caseiros que causem
aborrecimento.
Equipe
Se
você faz parte de um escritório em que os outros integrantes também façam home
office, marque um dia por semana para que todos se reúnam, trabalhem juntos,
discutam casos, propostas, projetos e a gestão do negócio. Tenha equipe ligada
a você. Estabeleça entregas, programas para comunicação online para fácil
acesso e comunicação, coordene as agendas e atividades.
Elegância
A
primeira tendência é ficarmos bem à vontade, acordar e, ainda de pijama,
começar a trabalhar. Uma boa opção é estabelecer uma rotina de atividade física
pela manhã, ler os jornais e se arrumar para começar a trabalhar. Mesmo ficando
em casa, devemos estar confortáveis, mas alinhados. Estar bem arrumado garante
um tom mais profissional ao home office. Além disso, pode surgir uma reunião de
última hora, via Skype, ou o chamado de um cliente. Também pode ser necessário
comparecer a uma audiência, delegacia ou a um almoço, por exemplo.
Horários
A
segunda tendência é ficarmos conectados direto, ultrapassando horários e
trabalhando demais ou de menos. Eliminar o deslocamento até o local de trabalho
aumenta o tempo para suas atividades particulares e para sua família. Porém, é
preciso ter disciplina. Estabeleça o que deve ser feito, confira agendas,
respostas a e-mails e compromissos com equipe, fornecedores e clientes. É
importante estabelecer seu horário de expediente, bem como delimitar a agenda
de assuntos pessoais — como fazer compras, pagar contas e ir ao banco. Hora do
trabalho, produção. Hora de assuntos pessoais, organização.
Hoje
somos profissionais online, conectados 24 horas. Mas é preciso estabelecer
algumas políticas para preservar nossa vida pessoal. Fique com o celular
ligado, mas determine um horário (por volta das 19h, por exemplo) para
desligar-se de e-mails, exceto por alguma urgência ou assunto em andamento de
alta prioridade.
Com
espaço organizado, mais tempo, elegância e disciplina, o home office passar a
ser um grande aliado para a tão desejada produtividade com qualidade de vida.
Por
Simone Viana Salomão
Fonte
Consultor Jurídico