terça-feira, 7 de julho de 2020

COMO VENCER A TIMIDEZ NA HORA DE BUSCAR UMA COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Profissional introvertido pode sair prejudicado no processo de seleção ou até na hora de uma reunião ou negociação de trabalho

A timidez, além de atrapalhar as pessoas em seus relacionamentos pessoais, pode prejudicá-las também quando o assunto é trabalho. Na hora de buscar uma nova colocação no mercado, por exemplo, muitas vezes dependemos da nossa rede de contatos e, aí, o introvertido pode se sentir mais intimidado. Afinal, pedir ajuda, para eles, é um pouco complicado. Confira as dicas dos especialistas para vencer a timidez:
— A timidez pode comprometer bastante a busca por uma oportunidade e o processo seletivo em si. O dia a dia do trabalho também, já que as relações corporativas costumam não se fortalecer — diz Sônia Maria Norões Correia, gerente de Recrutamento e Seleção da Personal Service, afirmando que o tímido, muitas vezes, é confundido com o antipático. — Assim, o profissional sofre desde o processo de seleção até a hora de uma reunião ou negociação.
Sendo assim, para Sônia, ao tentar entrar para o mercado de trabalho ou buscar um novo emprego, é essencial que o profissional trabalhe para deixar a timidez de lado e foque nas pessoas de sua rede de contatos que possam agregar valor, especialmente naquelas que possam ajudá-lo na recolocação. A consultora, no entanto, ressalta que os profissionais tímidos têm seu valor:
— De uma maneira geral, o introvertido tende a ser um pouco mais analítico, focado na atividade, detalhista e minucioso.
Se o profissional introvertido vai participar de uma entrevista de emprego, por exemplo, Sônia aconselha que ele treine antes, em casa, seja com um familiar ou na frente do espelho, para não se sentir perdido quando estiver cara a cara com o recrutador. Ler bastante para aumentar a capacidade de argumentação é outra dica importante.
— Procure se capacitar ao máximo para a entrevista, se enriquecendo de informações sobre a vaga pretendida e a empresa. Estando bem preparado, a chance de ser bem-sucedido é muito maior — completa a gerente da Personal.
Por Ione Luques
Fonte O Globo Online