Confira quais as regras de etiqueta empresarial que
não devem ser quebradas, na opinião de dois especialistas
Celular deve ficar no modo silencioso, sugerem
especialistas
Algumas regrinhas de etiqueta são essenciais para reduzir conflitos no trabalho e promover a boa convivência no escritório, aspectos fundamentais para quem está em busca de ascensão profissional. Isso acontece porque, apesar de a competência técnica ser importante, as habilidades comportamentais vêm ganhando destaque nas empresas que estão cada vez mais heterogêneas.
De
acordo com especialista, as dificuldades de relacionamento e problemas
comportamentais lideram a lista de motivos para demissões. Ou seja, o
profissional pode ser um ótimo na questão técnica, mas se ninguém conseguir
conviver com ele, seu nome vai, provavelmente, figurar na lista de demitidos.
Para
que você passe longe desta lista, confira então alguns erros de etiqueta que
devem ser evitados durante o expediente, de acordo com dois especialistas
consultados:
1 Atrasos
“Esta
é uma das regras que os profissionais brasileiros mais quebram”, diz Ricardo
Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting.
O
especialista se refere não apenas aos atrasos ligados ao horário de trabalho mas
também aqueles ligados a prazos de entrega de projetos e relatórios, por
exemplo. “Para os estrangeiros este tipo de atraso é a morte”, diz Barbosa.
Deixar
a equipe e o chefe esperando por conta de um atraso em reunião pré-agendada é
um deslize que compromete a imagem profissional, lembra Eliane Figueiredo,
diretora-presidente da consultoria Projeto RH.
Dica:
pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial, segundo Barbosa.
Organize-se para cumprir prazos e chegar no horário. Ao atrasar avise o quando
antes. “E, se chegar tarde em uma reunião, peça desculpas diga que teve um
problema sério, mas não comece a contar todo o drama que resultou no atraso
para não desvirtuar o foco da reunião”, recomenda Eliane.
2 Roupas chamativas, ousadas ou desalinhadas
“A
roupa transmite uma imagem”, diz Eliane. Querer ser o centro das atenções por
conta de um visual “matador” é um erro que pode colocar em xeque a sua
reputação. Cores chamativas, acessórios enormes, saias justas, decotes
generosos, camisas e calças desalinhadas são alguns dos itens que podem pegar
mal, mesmo em ambientes mais informais.
Dica:
“Quando a empresa não tem dress code, é preciso ter bom senso”, diz Barbosa. Na
dúvida, prefira sempre roupas mais discretas.
3 Postura inadequada
Participar
de uma reunião em um ambiente corporativo formal “jogado” na cadeira, com
cabeça apoiada sobre as mãos, vai sem dúvida denunciar aos demais participantes
a sua falta de vontade de estar ali.
O
mesmo vale para uma entrevista de emprego, diz Eliane. “Esta postura
displicente revela a falta de interesse”, diz. Ficar com os braços cruzados
também pode pegar, segundo Barbosa. “A linguagem não verbal é muito
importante”, diz Barbosa.
Dica:
Em reuniões procure usar a técnica do espelhamento. “Se a pessoa se aproxima da
mesa, você também se aproxima, se ela se afasta você também se afasta”,
recomenda Barbosa.
4 Comunicação falha
Não
tirar os olhos da tela do computador, smartphone ou tablete enquanto as pessoas
falam com você pode ser encarado como desrespeito. “Tem gente que em uma
reunião fica com o smartphone em baixo da mesa respondendo e-mails”, conta
Eliane.
Chegar
de mau humor no escritório e não dar bom dia nem para os colegas mais próximos
da mesa e passar a manhã de cara fechada também só vai afastar as pessoas de
você.
Vociferar
palavrões, quando algo não vai bem, pode comprometer todo o clima
organizacional. “Agir assim sempre pega mal”, diz Eliane.
Dica:
é claro que não é preciso falar com todo mundo ao colocar os pés no escritório.
Mas procure dar um bom dia geral, cumprimentar os mais próximos.
Não
se esqueça do mais importante, olhe nos olhos das pessoas quando elas falarem
com você e seja cordial no trato com os outros. Procure não interromper as
pessoas e ao precisar falar com alguém pergunte se a pessoa tem um tempo para
ouvi-lo.
5 Desorganização
Alerta
vermelho, se as pessoas precisam “procurar” você entre as pilhas de papéis,
restos de comida e embalagens de lanchinhos na sua mesa. “O problema começa
quando a bagunça interfere na produtividade e pode prejudicar os outros, mas
quem terá mais prejuízos é a própria pessoa”, diz Eliane.
Dica:
o ideal é manter a mesa organizada. “Papéis que não estão sendo utilizados
devem ser arrumados arquivados até para que os outros consigam localizar algum
documento caso seja necessário”, recomenda Barbosa.
6 Toque de celular “engraçadinho” ou muito alto
“Há
toques de celular que incomodam muito”, Escolher músicas divertidas para o
toque de celular pode até arrancar risadas dos amigos, mas no ambiente
empresarial causam dor de cabeça.
Imagine
a cena, o presidente da empresa está no seu andar e de repente o funk da moda
em alto e bom som anuncia que alguém está ligando no seu celular. Se você
estiver longe da mesa e do celular, o momento pode ser ainda mais dramático,
assim como se isto acontecer durante uma reunião importante.
Dica:
Adote o hábito de deixar o celular no silencioso ou no modo vibrar,
principalmente se você é adepto de toques inusitados ou “engraçadinhos”. Evite
também passar muito tempo recebendo ou fazendo ligações pessoais. Em uma
reunião, caso esteja esperando uma ligação importante, avise que precisará sair
para atender.
7 Fofocas
Ser
o expoente da “rádio peão” só depõe contra você. Dar trela a fofocas, fazer
comentários maldosos sobre colegas de trabalho vai estigmatizá-lo como o
fofoqueiro do escritório. “Tem gente que tem esse hábito e faz muito mal”, diz
Eliane.
Dica:
Quando o assunto pintar na conversa não dê continuidade. “Tome muito cuidado em
relação ao que você diz sobre os outros”, recomenda Barbosa.
8 Usar o email do trabalho para fins pessoais
“Já
vi casos que pessoas que perderam o emprego por conta disso”, diz Eliane.
Compartilhar com colegas - via seu email corporativo - críticas sociais,
posições políticas, vídeos engraçados, piadinhas, correntes religiosas é um
erro.
Dica:
trate apenas de assuntos relacionados ao trabalho quando estiver usando a sua
conta de e-mail corporativa. Para todos os outros casos, prefira seu e-mail
pessoal.
Por
Camila Pati
Fonte
Exame.com