sábado, 1 de setembro de 2018

"EMOÇÕES TÓXICAS” - 15 OBSTÁCULOS AO EQUILÍBRIO E COMO SUPERAR


Ansiedade, irritação, inveja, medo, depressão e vergonha são algumas das 15 emoções tóxicas que o terapeuta familiar argentino Bernardo Stamateas identificou em "Emoções Tóxicas", da Thomas Nelson Brasil.
Ao longo do livro, mostra técnicas e estratégias simples para se livrar desses sentimentos, além de testes para você descobrir se é, por exemplo, uma pessoa perfeccionista ou invejosa.
Nossas emoções existem para serem sentidas, não para dominarem nossa vida, cegarem nossa visão, roubarem nosso futuro ou apagarem nossa energia porque, no momento em que fizerem isso, se tornaram tóxicas.
Uma emoção tóxica pode devastar relacionamentos e aniquilar a autoestima. Para curar-se desse mal, é preciso deixar que cada emoção encontre seu propósito, libertando-se de sentimentos negativos e ressentimentos.
Ele defende a ideia de que as emoções não podem ocupar toda a mente e o tempo da pessoa, muito menos tirá-lo do foco de seus objetivos. A dor, as crises, os fracassos, os sofrimentos em muitas situações são imprevisíveis, inevitáveis e, dependendo de como enfrentamos tudo isso, podemos nos converter em pessoas melhores e mais produtivas, ou em pessoas que não consigam resgatar nada de bom do que vivem e nem de suas relações.
Ser capaz de reconhecer emoções tóxicas logo que elas surgirem, e poder se livrar delas antes que as pessoas se afastem, junto com seus melhores sentimentos. Descubra as ferramentas para lidar com frustração, raiva, apego, culpa e rejeição, e alcance a tão sonhada sensação de paz interior.

As 15 emoções tóxicas:
1- ansiedade
2- angústia
3- insatisfação crônica
4- apego
5- irritação
6- inveja
7- medos
8- vergonha
9- depressão
10- frustração
11- dor
12- choro
13- culpas
14- rejeição
15- ciúme
Por Bernardo Stamateas