Criar listas, fazer
pausas para o café e desconectar-se por meia hora ao dia são algumas das
atitudes que podem ajudar o profissional a aproveitar melhor seu tempo
Início do novo ano é sempre um bom momento
para se planejar. Cassio Quintao, sócio da consultoria Proff Gente & Gestão,
elaborou uma lista com dez dicas para aumentar a produtividade no trabalho. Veja
a seguir:
— Faça listas. Para otimizar o seu tempo, tenha sempre em
mente — e num lugar bem visível na sua mesa — uma lista de tarefas de curto e médio
prazo. Estabelecer metas para o primeiro semestre do ano, por exemplo, é totalmente
viável, e definir, no início do expediente, quais serão as tarefas diárias,
deve ser a primeira atividade ao chegar ao local de trabalho.
— Estabeleça suas
prioridades. Não adianta
estabelecer mais metas do que será possível realizar. Ao longo da jornada de
trabalho podem surgir contratempos que devem ser resolvidos imediatamente. Para
não terminar o dia com a sensação de que não conseguiu cumprir todas as metas
pré-estabelecidas, organize-se para ter sempre uma lista pequena, mas que dê conta
de um dia inteiro de trabalho.
— Uma coisa de cada
vez. É tentador realizar várias
tarefas ao mesmo tempo. Mas não se engane, se concentrar em uma atividade de
cada vez é muito mais produtivo;
— Desconecte-se. Reserve uma hora do seu dia para fechar sua
caixa de e-mails e perfis em redes sociais. Nesse tempo, você pode se
concentrar em uma atividade sem distrações.
— Pausa para o
cafezinho. É importante fazer
pausas curtas depois de longos períodos dedicados a uma única tarefa. Além
disso, o momento de descanso é ótimo para se relacionar com colegas de trabalho
e ter novas ideias.
— Delegue. Essa é uma atividade que não aprendemos em
nenhum momento da formação acadêmica, mas que é muito importante para a
produtividade e o bom relacionamento de uma equipe.
— Menos reuniões,
mais soluções. Reunir-se com os
colegas de trabalho é importante para a troca de ideias e o estabelecimento de
metas comuns, porém, nem sempre uma reunião é produtiva. Faça uma pauta com os
assuntos a serem discutidos, seja objetivo e incentive seus colegas a fazerem o
mesmo. Deixe as banalidades para serem conversadas após o expediente.
— Estude. Investir no desenvolvimento pessoal por
meio de treinamentos e cursos ajuda a trazer novas ideias para o trabalho, a
aumentar a rede de contatos e potencializa os resultados.
— A vida pessoal
interfere. Uma boa noite de
sono, um fim de semana relaxante e atividades desestressantes realizadas nos
horários vagos ajudam a aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.
— Saiba quando parar. Ficar além do horário pode ser necessário às
vezes, mas não faça disso uma rotina. O correto é conseguir realizar todas as
atividades na jornada de trabalho. Para conseguir isso, use as listas.
Fonte O Globo Online