sábado, 23 de junho de 2018

CORAÇÕES DESCONTROLADOS


Ciúmes, raiva, impulsividade - o jeito borderline de ser   

Todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de pessoas com personalidades "intensas", aquelas que sofrem demais, são muito ciumentas, têm explosões de raiva ou de desespero, descontrole emocional ou instabilidade de humor.
Não é incomum ouvirmos que alguém é "de lua, nunca se sabe como estará ou como vai reagir" ou, ainda, "conviver com ele é viver pisando em ovos". Assim são os borderlines — quando se trata de emoções fortes, eles parecem imbatíveis. Sempre marcam a vida das pessoas com quem convivem, especialmente se esta convivência for íntima.
Ser um borderline ou viver com alguém com essas características é sempre difícil e exaustivo.
"Uma pessoa que desenvolve ciúmes exagerados e uma relação amorosa conflitante, com paranóias e desconfianças do outro, praticamente não vive sossegado, pois seus pensamentos e sentimentos estão tomados por essas idéias e não consegue se desvencilhar.
Como conseqüência, a relação se deteriora, o clima fica insuportável para ambos envolvidos, comprometendo mais ainda a relação e provocando maior insegurança, desconfiança, brigas e desentendimentos, ou seja, provocando um círculo vicioso sem fim, ou com fim trágico ou ainda uma relação perdida.
Os sintomas da neurose obsessivo-compulsiva podem ser divididos em dois grupos: as idéias obsessivas e os atos compulsivos.
Os pensamentos e idéias que envolvem o ciúmes se tornam obsessivos provocando um desgaste e uma concentração de energia nestes pensamentos levando o indivíduo a deixar de fazer outras atividades ou comprometer grande parte de sua vida com esses pensamentos que não lhe saem da cabeça.
Idéias obsessivas são pensamentos ou imagens impostas à consciência contra a sua vontade, pois ele tenta se livrar destes pensamentos e não consegue, e fica preso elevando sua ansiedade.
Uma forma de idéia obsessiva pertencente a uma relação onde alguém está com esse transtorno pode estar baseada em pensamentos que envolvem dúvidas obsessivas.

Dúvidas obsessivas
São oscilações persistentes e angustiantes entre uma série de prós e uma série de contras, a respeito de algo ou alguém, sem que se chegue a nenhuma decisão. Neste caso, a pessoa desconfia do outro, mas ao mesmo tempo acha que essa confiança não tem fundamento, porém permanece a dúvida incessante. O indivíduo não confia nem na sua percepção e nem na sua memória.
Outro tipo frequente de idéias obsessivas são as repetições obsessivas, na qual o pensamento do indivíduo é invadido pela repetição de idéias, frases, sons etc. que representam suas desconfianças, seus temores e sua insegurança nessa relação, dessa forma, fica constantemente reavaliando comportamentos seus e do outro justificando esses pensamentos e encontrando certa “lógica” em seus pensamentos, o que reforça sua desconfiança, seu ciúmes e seus conflitos."
Por Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva
Livro Corações Descontrolados - Ciúmes, Raiva, Impulsividade - o Jeito Borderline de Ser.