Na maioria das
compras, o produto leva três dias úteis para chegar. Consumidor tem direito de
cancelar contrato se a oferta não for cumprida.
O comércio eletrônico está crescendo a cada
ano no Brasil. A expectativa é de que 2012 termine com 43 milhões de
consumidores que compram pela internet.
O número de reclamações está diminuindo, mas
ainda é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é em relação a prazos ainda
mais em datas comemorativas. Quem quiser presentear para o Natal tem que correr.
Na maioria das compras, o produto leva, no mínimo, três dias úteis para chegar.
“Se caso não for possível fazer essa compra
no comércio eletrônico ainda hoje, aí a gente começa a indicar análise de
compra com frete expresso, ou seja, a entrega que se compromete a entregar no
mesmo dia ou no dia seguinte”, fala o diretor de marketing da Cam. Bras. Comércio
Eletrônico, Gerson Rolim.
Concluída a compra na internet, muitas vezes
é outra empresa que assume a operação, o produto é separado, embalado e enviado
para a entrega. A entrega pode ser feita de várias maneiras dependendo da
escolha do cliente e do que a empresa ofereceu na hora da venda.
Uma empresa colocou um aviso na internet
sobre os prazos e a própria dona de comércio eletrônico, dá a dica para quem
for comprar agora. “É importante atentar para o prazo de entrega, que fica
muito claro no fechamento do pedido. Se o cliente pesquisar é fácil saber as
empresas que cumprem ou não os prazos”.
Tudo o que o fornecedor anunciar sobre o
produto é uma oferta e toda oferta tem que ser cumprida. Se o fornecedor não cumprir o que ofereceu, o
consumidor tem direito de exigir o que foi ofertado; escolher outro produto
equivalente; cancelar o contrato e receber de volta o que pagou.
As reclamações contra empresas que vendem
pela internet caíram no Procon de São Paulo. No primeiro semestre de 2011 foram
mais de 22 mil. Esse ano menos de 21 mil. As maiores queixas foram em relação à
entrega e produtos entregues com defeitos.
"Sempre consultar também as informações
da empresa como CNPJ, endereço físico. É importante que ele faça essa busca
para evitar problemas no futuro", alerta o diretor executivo do Procon,
Paulo Arthur Góes.
Confira a lista das empresas com maior número
de reclamações: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf
Por Veruska Donato
Fonte O Globo Online