quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CONSUMIDOR DEVE FICAR ATENTO AO PRAZO DE ENTREGA DE COMPRAS NA WEB

Na maioria das compras, o produto leva três dias úteis para chegar. Consumidor tem direito de cancelar contrato se a oferta não for cumprida.

O comércio eletrônico está crescendo a cada ano no Brasil. A expectativa é de que 2012 termine com 43 milhões de consumidores que compram pela internet.
O número de reclamações está diminuindo, mas ainda é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é em relação a prazos ainda mais em datas comemorativas. Quem quiser presentear para o Natal tem que correr. Na maioria das compras, o produto leva, no mínimo, três dias úteis para chegar.
“Se caso não for possível fazer essa compra no comércio eletrônico ainda hoje, aí a gente começa a indicar análise de compra com frete expresso, ou seja, a entrega que se compromete a entregar no mesmo dia ou no dia seguinte”, fala o diretor de marketing da Cam. Bras. Comércio Eletrônico, Gerson Rolim.
Concluída a compra na internet, muitas vezes é outra empresa que assume a operação, o produto é separado, embalado e enviado para a entrega. A entrega pode ser feita de várias maneiras dependendo da escolha do cliente e do que a empresa ofereceu na hora da venda.
Uma empresa colocou um aviso na internet sobre os prazos e a própria dona de comércio eletrônico, dá a dica para quem for comprar agora. “É importante atentar para o prazo de entrega, que fica muito claro no fechamento do pedido. Se o cliente pesquisar é fácil saber as empresas que cumprem ou não os prazos”.
Tudo o que o fornecedor anunciar sobre o produto é uma oferta e toda oferta tem que ser cumprida.  Se o fornecedor não cumprir o que ofereceu, o consumidor tem direito de exigir o que foi ofertado; escolher outro produto equivalente; cancelar o contrato e receber de volta o que pagou.
As reclamações contra empresas que vendem pela internet caíram no Procon de São Paulo. No primeiro semestre de 2011 foram mais de 22 mil. Esse ano menos de 21 mil. As maiores queixas foram em relação à entrega e produtos entregues com defeitos.
"Sempre consultar também as informações da empresa como CNPJ, endereço físico. É importante que ele faça essa busca para evitar problemas no futuro", alerta o diretor executivo do Procon, Paulo Arthur Góes.
Confira a lista das empresas com maior número de reclamações: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf

Por Veruska Donato
Fonte O Globo Online