As sete dicas sobre como usar recursos online para
facilitar a busca por oportunidades profissionais ou conquistar recrutadores
Além do LinkedIn: aprenda como usar agregadores de
RSS, recursos do Google e até o Facebook para traçar novos horizontes
profissionais
A
web entrou de vez na rota de meios mais eficazes para conseguir uma boa
oportunidade profissional.
Mas
para que você não se perca em meio à miríade de informações despojadas a cada
segundo na internet, EXAME.com organizou um guia com dicas para usar ao máximo
a ferramenta na hora de procurar novos horizontes na carreira.
1. Comece com o básico
Antes
de ligar o computador e sair distribuindo currículos, palavras-chaves ou
tuítes, a dica é definir exatamente qual é o seu propósito na busca de emprego
na internet.
Isso
exige um sério check-up sobre a sua condição profissional atual e,
consequentemente, seus objetivos para o futuro. Não vale se inscrever, de
maneira desesperada, em todos os sites de emprego sem ter uma noção clara do
que você realmente quer.
2. A teoria da cauda longa
Feito
isso, o próximo passo é investir nos nichos. Isso mesmo. Vá além dos grandes
portais de emprego e foque (também) em ferramentas mais especializadas no seu
mercado de atuação.
A
lógica por trás desse conselho foi destrinchada pelo editor-executivo da
revista americana Wired no livro “A cauda longa”. De acordo com ele, graças a
internet, a curva de faturamento das empresas estava se deslocando do mercado
de massa para o mercado de nicho.
Assim,
empresas como Amazon ou Google conseguiam fazer mais dinheiro por meio da venda
de produtos com foco em alguns segmentos do que com produtos líderes de mercado
– que antes eram responsáveis por boa parte do faturamento das empresas mais
tradicionais.
O
conceito também pode ser aplicado para a busca de emprego na internet. Quanto
mais focado o serviço, melhor. Por exemplo, se você procura emprego em São
Paulo na área de engenharia, vale seguir todas as páginas no Twitter, Facebook
ou até mesmo que publiquem posts com oportunidades para engenheiros em São
Paulo.
3. Redes sociais ao cubo
Pare
de subestimar o efeito que o Twitter ou o Facebook podem ter para a sua
carreira. De acordo com pesquisa da Michael Page, 65% dos profissionais com
idade entre 26 e 30 anos usam as redes sociais para procurar mais informações
sobre carreira.
E
eles estão certos. Além de ser uma boa porta de acesso a informações sobre
novas oportunidades profissionais, LinkedIn, Twitter e até o Facebook podem se
transformar em excelentes vitrines do seu trabalho. E pode ter certeza: os
recrutadores irão checar cada um deles.
Mais
focado em carreira, o LinkedIn já exerce o papel de um currículo online. Por
isso, é essencial que seu perfil esteja sempre atualizado. Mas as
funcionalidades vão além. É possível bancar o expert de sua área através da
ferramenta perguntas ou aumentar seu networking através dos grupos de
discussão, entre outros.
Apesar
do caráter mais pessoal, o Facebook também esconde uma porção de possibilidades
para quem está procurando novos horizontes para a carreira. A começar por criar
um perfil mais voltado para o ambiente profissional até adicionar aplicativos
especializados.
4. Tudo num só lugar
Os
leitores de feeds de notícias se tornaram uma ferramenta essencial para
sobreviver diante da avalanche de informações na internet. O Reader, do Google,
e o NetVibes estão entre os mais populares.
Mas
os agregadores de RSS também podem ser ferramentas eficazes para ficar de olho
nas principais oportunidades. Para isso, basta cadastrar o feed das páginas de
carreira de cada empresa ou de sites especializados.
5. E-mails de alerta
Outra
maneira para não perder nenhuma chance profissional de vista é por meio do
serviço Google Alertas.
Basta
cadastrar palavras chave referentes à sua busca de emprego (por exemplo: vagas,
advogados, Direito), definir a frequência de alertas e os critérios de seleção.
Pronto,
você poderá checar todas (ou as principais) ocorrências na web para esses
termos no seu agregador ou e-mail pessoal.
6. Investigue
Da
mesma forma que os recrutadores destrincham a vida online de cada candidato,
você também deve usar a internet para se munir de argumentos durante o processo
de seleção.
Jamais
siga para uma entrevista de emprego sem ter a menor noção sobre a lógica de
negócios da empresa em questão. Vale analisar cada detalhe do site
institucional, mas também fazer uma boa pesquisa sobre ela em sites de busca
como o Google ou Bing.
É
possível também antecipar o teor da entrevista por meio de sites como a rede
social GlassDoor. Lá, além de informações sobre a rotina de trabalho, estão
disponíveis detalhes sobre o processo de seleção de algumas empresas – com
direito a uma compilação das perguntas de entrevista mais comuns.
7. Espalhe cadastros
Não
se esqueça do básico. Deixar seu currículo disponível em bancos de dados
especializados em oportunidades profissionais ou fazer seu cadastro nas páginas
de carreira das empresas é essencial para o bom uso da web no processo de busca
de emprego.
Para
isso, invista principalmente em palavras-chaves. Quanto mais preciso for o seu
cadastro, maiores as chances de que seu currículo apareça em destaque nos
sistemas de buscas dos recrutadores.
Por
Talita Abrantes
Fonte
Exame.com