quarta-feira, 10 de maio de 2017

COMO MEDIR A VELOCIDADE DA BANDA LARGA CONTRATADA

Com sites gratuitos, é possível fiscalizar se a internet fixa é tão rápida quanto prometida

Consumidores que reclamam de baixa velocidade de internet devem entrar em contato imediato com a prestadora do serviço ou reclamar junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Essa é a recomendação da própria agência, que implementou, no início deste mês, medições das metas de qualidade da banda larga fixa e da banda larga móvel em todo o país. Para saber se a conexão está de acordo com o que foi contratado, a Anatel disponibilizou uma ferramenta online e gratuita, viabilizada pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).
Para checar a velocidade da sua internet, basta acessar www.brasilbandalarga.com.br. Na página inicial, clique na caixa ‘Ferramenta de medição’. Em seguida, vá em ‘Faça o teste agora!’ e depois clique em outro link com o mesmo nome. Segundo o site, o teste leva até dois minutos. Quem tiver dúvidas sobre o procedimento pode acessar o menu ‘Perguntas e Respostas’.
Outra opção para medir a velocidade da internet é o site http://speedtest.net, indicado por Erick Vils, engenheiro em telecomunicações e fundador da WebSoftware.

Clientes podem ser voluntários de projeto de medição em todo o país
A Anatel trabalha em programa de medição de banda larga fixa e, para isso, tem convocado voluntários para atuar no projeto. Segundo a agência, 74.803 brasileiros já estão cadastrados na base. Apesar do número expressivo, ainda não há voluntários suficientes para atuar em todas as regiões do país.
Para se cadastrar, bastar acessar o mesmo site www.brasilbandalarga.com.br e clicar em ‘participe!’ na caixa ‘Seja um voluntário’. É necessário preencher um formulário com o nome, CEP, e-mail, operadora e plano. As operadoras participantes do projeto são: Oi, Net, Vivo, GVT, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo.
Os voluntários escolhidos receberão um equipamento para ser conectado ao roteador (aparelho que distribui internet para os dispositivos da casa), o Whitebox. De acordo com a Anatel, o equipamento não vai coletar qualquer dado além do desempenho da banda larga. O programa da agência deve durar pelo menos cinco anos.

Brasileiro está mais conectado
O brasileiro está fiscalizando melhor os serviços de banda larga oferecidos pelas prestadoras, segundo Erick Vils, fundador da WebSoftware. “A tecnologia se popularizou tanto que tornou-se bem mais fácil medir e ‘perceber’ a qualidade entregue. As opções de serviços oferecidos também aumentou”, avalia.

Por Alessandra Horto e Pablo Vallejos
Fonte O Dia Online