Com sites gratuitos, é possível fiscalizar se a
internet fixa é tão rápida quanto prometida
Consumidores
que reclamam de baixa velocidade de internet devem entrar em contato imediato
com a prestadora do serviço ou reclamar junto à Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações). Essa é a recomendação da própria agência, que implementou,
no início deste mês, medições das metas de qualidade da banda larga fixa e da banda
larga móvel em todo o país. Para saber se a conexão está de acordo com o que
foi contratado, a Anatel disponibilizou uma ferramenta online e gratuita,
viabilizada pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).
Para
checar a velocidade da sua internet, basta acessar www.brasilbandalarga.com.br. Na
página inicial, clique na caixa ‘Ferramenta de medição’. Em seguida, vá em
‘Faça o teste agora!’ e depois clique em outro link com o mesmo nome. Segundo o
site, o teste leva até dois minutos. Quem tiver dúvidas sobre o procedimento
pode acessar o menu ‘Perguntas e Respostas’.
Outra
opção para medir a velocidade da internet é o site http://speedtest.net, indicado por Erick Vils,
engenheiro em telecomunicações e fundador da WebSoftware.
Clientes podem ser voluntários de projeto de medição
em todo o país
A
Anatel trabalha em programa de medição de banda larga fixa e, para isso, tem
convocado voluntários para atuar no projeto. Segundo a agência, 74.803
brasileiros já estão cadastrados na base. Apesar do número expressivo, ainda
não há voluntários suficientes para atuar em todas as regiões do país.
Para
se cadastrar, bastar acessar o mesmo site www.brasilbandalarga.com.br e
clicar em ‘participe!’ na caixa ‘Seja um voluntário’. É necessário preencher um
formulário com o nome, CEP, e-mail, operadora e plano. As operadoras
participantes do projeto são: Oi, Net, Vivo, GVT, Algar Telecom, Embratel,
Sercomtel e Cabo.
Os
voluntários escolhidos receberão um equipamento para ser conectado ao roteador
(aparelho que distribui internet para os dispositivos da casa), o Whitebox. De
acordo com a Anatel, o equipamento não vai coletar qualquer dado além do
desempenho da banda larga. O programa da agência deve durar pelo menos cinco
anos.
Brasileiro está mais conectado
O
brasileiro está fiscalizando melhor os serviços de banda larga oferecidos pelas
prestadoras, segundo Erick Vils, fundador da WebSoftware. “A tecnologia se
popularizou tanto que tornou-se bem mais fácil medir e ‘perceber’ a qualidade
entregue. As opções de serviços oferecidos também aumentou”, avalia.
Por
Alessandra Horto e Pablo Vallejos
Fonte
O Dia Online