quinta-feira, 9 de maio de 2019

SAIBA QUANDO CHEGOU A HORA DE ABRIR MÃO DE UM EMPREGO

Especialistas apontam os sinais que indicam que é o momento de buscar um novo trabalho

 
 Os sinais de que chegou a hora de buscar um novo emprego
  
“Gosto do que faço, mas não gosto do local onde trabalho”. “Sinto que o que faço não é valorizado”. “Meu salário é muito inferior à média paga no mercado”. Se isto lhe soa familiar, será que não chegou a hora de pedir demissão de seu atual emprego?
Abrir mão de um emprego costuma ser um assunto delicado. Pode até ser que a pessoa esteja bem em um determinado trabalho, mas quando não há perspectivas de que surja uma melhor oportunidade do ponto de vista financeiro ou profissional, é chegado o momento de parar para pensar. Segundo os especialistas, é aconselhável analisar bem os diferentes aspectos que envolvem uma decisão deste tipo para não meter os pés pelas mãos.
De acordo com Ylana Miller, sócia-diretora da Yluminarh e professora do Ibmec, ao analisar a continuidade ou não no atual emprego, é essencial que o profissional leve em consideração os seus valores, além do plano de carreira.
— O autoconhecimento é fundamental. Gostar do que faz não é suficiente. Cada um de nós tem valores, que devem ser respeitados ao realizarmos as nossas escolhas profissionais. Ser feliz ou ser “confortável”? Sair da zona de conforto e seguir a sua missão deve ser algo planejado.
A decisão de abandonar um emprego será sempre pautada pelos fatores que levaram a pessoa a tomar tal decisão: nunca será a mesma coisa se o profissional abriu mão do trabalho porque tem uma oferta melhor ou porque não se sente bem no atual emprego, diz artigo publicado pelo jornal argentino El Clarín.
Largar tudo, mesmo não tendo outro trabalho em vista, é uma avaliação pessoal e intransferível, acrescenta Ylana:
— Cada um de nós deve avaliar o atual momento de vida e concluir se pode pedir demissão ou não, mesmo antes de encontrar uma nova oportunidade profissional. Em geral, os profissionais fazem esta análise com foco no impacto financeiro.
Independente do motivo, antes de se decidir sobre continuar ou não no emprego, o profissional deve definir qual sua missão, objetivos e metas, que devem ser alinhados às suas crenças e aos seus valores, aconselha a consultora de RH. Em seguida, é recomendável ampliar a sua rede de relacionamentos e conversar com pessoas de confiança explicando que está em busca de novas oportunidades. A contratação de um coach de carreira também pode contribuir para o redesenho deste novo ciclo de vida profissional, conclui Ylana.

Os sinais que indicam que é hora de ir atrás de um novo emprego.
Em artigo publicado em seu site, o jornal El Clarín listou alguns sinais que indicam que chegou a hora de buscar um novo emprego:

— Seus colegas de trabalho são irritantes
Devemos admitir: nem todas as pessoas se dão perfeitamente bem. No entanto, é necessário que se busque a harmonia com os outros para conseguir fazer bem o seu trabalho.

— O ambiente é insuportável
Todos enfrentam altos e baixos no trabalho, mas o descontentamento pode sinalizar um ambiente de trabalho deprimente ou mesmo o de uma empresa em perigo. Um ambiente de trabalho ruim reflete a cultura de toda uma empresa. Você trabalha em um ambiente que não vai acrescentar nada para o seu crescimento? Você já se queixara durante anos seguidos? Analise bem esses fatores.

— Não consegue se projetar
 Se o seu trabalho atual não permite que você avance em direção às suas metas nem te oferece perspectivas para o curto, médio ou longo prazos, é melhor mudar para um outro trabalho que o coloque em um caminho mais claro.

— Se sente mentalmente exausto
O estresse pode causar uma diminuição da moral, baixar a produtividade ou provocar apatia pelo trabalho. Além disso, pode também afetar sua vida pessoal e até produzir um efeito negativo em sua saúde.

— Não se dá bem com seus superiores
Ser chefe não dá a ninguém o direito de fazer o que se quer, porque mesmo o melhor trabalho pode se transformar em um inferno. O relacionamento com seu chefe desempenha um papel importante em sua satisfação e sucesso profissional em geral. Táticas como lutar para mudar seu chefe de posto não costumam ter êxito. Se você trabalha para alguém que está sempre ausente, indisponível ou não é confiável, é hora de procurar uma oportunidade melhor.

— Olha para o relógio a cada dez minutos
Pior do que não gostar de trabalhar, é ainda pior se você fica entediado quando está lá. Não sentir nenhum desafio é uma indicação de que precisa de responsabilidades extras ou uma mudança de função. E não te descuide, pois o fato de não ter nenhuma responsabilidade pode indicar que a chefia está pensando em substituí-lo e você pode correr o risco de perder o emprego.

— Não te respeitam
Suas ideias não são levadas a sério, você não tem oportunidade de crescimento na empresa, o chefe te ignora, teus companheiros de trabalho te evitam, a empresa não te incentiva com cursos ou seminários, você foi deixado de lado na hora das promoções, te excluem de projetos estratégicos e das reuniões de estratégia. Sinal de que algo está errado, certo? Então, por que continuar desperdiçando seu tempo, energia e boas ideias com esta organização?

— Ninguém se comunica
Embora vivamos em um mundo completamente conectado (e-mail, celular, redes sociais etc), mesmo assim pode haver uma total falta de comunicação. Ou pelo fato de um colega de trabalho não responder seu e-mail, ou de seu gestor não transmitir os objetivos da companhia. Isto pode simplesmente custar-lhe uma nova conta, um cliente ou fazer com que o demitam.

— Não se sente valorizado
Um profissional merece levar crédito por seus êxitos. O reconhecimento é importante e as boas companhias implementam programas para que os funcionários saibam que são valorizados. Sua empresa está fazendo algo para recompensar seus esforços? Você recebe bônus, benefícios extras ou comentários positivos? Se o seu chefe não sabe nada sobre reforço positivo verbal, procure uma empresa que valoriza seus talentos.

— Se sente sufocado
O tempo que passa trabalhando, as condições de trabalho, os supervisores e os subordinados... tudo pode ter um impacto positivo ou negativo em seu desempenho. Você detesta o tempo que passa no trabalho? Isto deveria ser um indicador claro de que é hora de se libertar e procurar um emprego novo.
Por Ione Luques
Fonte O Globo Online