sexta-feira, 26 de abril de 2013

CONSELHOS PARA SE PREVENIR DE INVASÃO NO MUNDO DIGITAL


Evitar a ação de invasores mal-intencionados, os ‘crackers’, é praticamente impossível. Mas qualquer pessoa pode tomar alguns cuidados para que fotos sensuais não sejam vistas por milhares de internautas. Para Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da Safernet Brasil, a primeira recomendação para garantir privacidade é manter atualizado o sistema antivírus do computador de casa.
Outra dica é não compartilhar imagens com quem não seja da sua inteira confiança e tomar cuidado ao levar o equipamento para assistência técnica ou usar programas para acessar o computador à distância. “Qualquer um rouba dados e usa para se vingar, no caso de um ex, ou obter lucro com a venda das imagens”, diz o especialista em segurança virtual.
Em São Paulo, um técnico de informática foi preso por exigir R$ 30 mil de uma ex-colega para não divulgar fotos íntimas dela que ele capturou indevidamente. Segundo Rodrigo, casos como esse e o da atriz chamam a atenção para o risco de registrar conteúdos pessoais em meio digital.
“As pessoas acham que estão entre quatro paredes, mas a Internet é a maior praça pública que existe, com 2 bilhões de usuários”, alerta. “Pode-se tirar as fotos de um site, mas, se alguém copiou, perde-se o controle e vira uma disputa de gato e rato”.

Por Karina Fernandes
Fonte O Dia Online