segunda-feira, 19 de março de 2012

ABRIR CONTA CORRENTE PODE SE TORNAR UM PROBLEMA PARA O CONSUMIDOR

Clientes encontram problemas ao abrir contas nos bancos Clientes encontram problemas ao abrir contas nos bancos

Ao abrir uma conta corrente num banco, o cliente tem que ficar bem alerta. Caso contrário, corre o risco de ir para casa com cartão de crédito, cheque especial e outros serviços que nem pensava contratar.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) nos seis maiores bancos do país — Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander — avaliou o processo de abertura de contas para novos clientes e mostrou que as instituições sonegam informações, empurram empréstimos e induzem à contratação de pacotes de serviços.
De acordo com o teste, todos os bancos tentaram induzir a contratação de determinado pacote sem antes consultar o consumidor para saber o que lhe interessava e sem apresentar a relação de serviços disponíveis.
A maioria dos bancos também foi negligente no fornecimento de informações sobre os serviços oferecidos. E quase todos concederam cheque especial sem solicitação dos clientes.
- Essa situação é muito preocupante, tendo em vista que com a ascensão da classe C aumentou a demanda por abertura de contas. Esse novo público deveria ser mais bem orientado sobre os serviços bancários - disse Venâncio Guerrero, economista do Idec e responsável pela pesquisa que contou com a ajuda de voluntários do instituto.

Clientes induzidos a contratar
Com exceção do Bradesco, todos induziram a contratação de determinado pacote sem antes consultar o consumidor para saber o que era de seu interesse e sem apresentar a relação de pacotes disponíveis. Bradesco e Banco do Brasil, porém, ofereceram pacotes mais vantajosos do que o analisado pelo Idec.
Os bancos também foram negligentes no fornecimento de informações sobre os serviços oferecidos. Bradesco apresentou a relação das operações incluídas no pacote contratado sem que fosse pedido. Caixa, Santander e HSBC informaram somente depois de questionadas. BB e Itaú se omitiram.
Outra falha detectada pelo Idec é que os bancos não informam as condições dos serviços, como o valor do limite oferecido ou as taxas de juros cobradas.
O Idec analisou também os termos de adesão de abertura de contas. Foram encontradas "cláusulas abusivas e termos que denotam a completa ausência de boa-fé e equilíbrio que deveriam reger as relações de consumo", criticou Maria Elisa Novais, advogada do Idec.
Antes de abrir a conta, avalie seu perfil de uso bancário: quantos saques, extratos e transferências costuma fazer por mês. Pesquise no site do banco quais os pacotes disponíveis e veja qual se encaixa mais em seu perfil.

AS RESPOSTAS DOS BANCOS:

Banco do Brasil - O Idec procurou todos os bancos citados na pesquisa. O BB afirmou que as cláusulas do contrato foram aprovadas pelo jurídico e estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Bradesco - O Idec afirmou que o setor de abertura de contas não estava identificado de forma clara e visível. O bancos declarou que vai levar em conta a observação do instituto.

Caixa - O cliente saiu do banco sem o contrato. A Caixa alegou que foi uma prática isolada.

HSBC - O HSBC declarou que os clientes têm liberdade para escolher o pacote de serviços.

Itaú - Informou que o documento com as Condições Gerais da Conta Universal é fornecido no ato da abertura da conta — o que não aconteceu durante a pesquisa do Idec.

Santander - Considerou a imposição do pacote um fato isolado.

Por Andréa Machado
Fonte Extra – O Globo Online