quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

COMPORTAMENTO EM FESTAS DE FIM DE ANO PODE AFETAR IMAGEM PROFISSIONAL


Os meses de novembro e dezembro trazem também as confraternizações corporativas de fim de ano. Por reunir toda a hierarquia da empresa no mesmo ambiente, esse tipo de evento oferece uma oportunidade única de exposição de imagem – que pode ajudar ou atrapalhar a carreira. O Valor conversou com consultoras de etiqueta empresarial para reunir dicas de como se comportar nas festas de trabalho e evitar que um deslize comprometa o futuro profissional.
O primeiro passo é aparecer, dizem as especialistas. “Ainda que sejam momentos de descontração e comemoração, não se pode esquecer que esses eventos são profissionais”, explica a consultora de comportamento e imagem profissional Maria Aparecida Araújo. Faltar à festa, portanto, pode dar a impressão de que o colaborador não valoriza a empresa onde trabalha. “Além do mais, esses encontros são boas oportunidades para fazer networking e ganhar visibilidade com os superiores”, completa a especialista em desenvolvimento de pessoas Stefania Giannoni.
Da mesma forma, não se pode esquecer que a postura apresentada no evento deve ser a mesma do trabalho – ainda que acompanhada de alto-astral. Para manter a linha, uma das principais dicas é evitar bebida alcoólica em excesso. Uma pesquisa recente do Caron Treatment Centers revelou que metade dos funcionários americanos que participam de confraternizações de trabalho já viu um colega sob influência de álcool exibir comportamento inapropriado ou até perigoso. Os mais comuns são flertar com um colega ou supervisor - o que já aconteceu com 30% das pessoas - e  dirigir embriagado (28%). Ainda mais gente (56%) diz que percebeu uma repercussão negativa - profissional ou pessoal - quando o comportamento exagerado foi documentado com fotos ou comentários em redes sociais, e 36% disseram que a reputação dessas pessoas foi prejudicada no ambiente de trabalho.
Segundo Stefania, quem comete excessos em festas corporativas acaba estigmatizado, fazendo com que no próximo evento o mesmo comportamento seja esperado pelo resto dos colegas. Também é comum que a pessoa não seja convidada para certos encontros e até a chance de promoção pode diminuir. “Estamos sendo observados constantemente”, diz Maria Aparecida. “E alguém sempre pode se beneficiar da má conduta de um colega.”
Para não correr riscos, especialistas dão algumas dicas para garantir que as festas de fim de ano sejam bem aproveitadas:

1. Controle a bebida: se precisar explicar porque está no refrigerante, o ideal é usar uma saída bem-humorada, como dizer que está de dieta;

2. Mantenha a postura profissional: é importante prestar atenção à comunicação não verbal, como a forma de se sentar, comer e beber. Privilegie sempre o equilíbrio e a discrição;

3. Interaja fora do círculo: é bem-visto - e até interessante profissionalmente - aproveitar a oportunidade para conversar com pessoas de outras áreas, com as quais se tem pouco contato no dia a dia;

4. Lembre-se da hierarquia: nunca se sabe como o chefe vai reagir a um contato próximo demais, então o ideal é esperar o gestor dar abertura. Para os líderes, é importante agir com simpatia e naturalidade, deixar o funcionário à vontade e agradecer a contribuição durante o ano;

5. Não se perca na pista de dança: é aceitável dançar quando o contexto permitir, mas sem exageros;

6. Preste atenção no figurino: é essencial obedecer o “dress code” do convite e, para mulheres, evitar decotes, lingerie aparecendo e saltos exagerados. A dica é não sair muito do guarda-roupa profissional de sempre. Se a festa for formal, a sugestão é usar uma roupa que serviria para trabalhar, já se for em um ambiente mais descontraído, vale usar o que se vestiria em um “casual friday”;

7. Equilibre o assunto: é impossível não falar de trabalho, mas é bom evitar se manter sempre nesse tema;

8. Respeite o convite: só vale levar família ou parceiro se a empresa explicitar que é permitido;

9. Lembre-se que você representa a companhia: em festas que envolvem não só os funcionários, mas também a presença de clientes, é preciso ter cuidado redobrado para não prejudicar a imagem da empresa;

10. Prevenção é o melhor remédio: tentar consertar um vexame é muito complicado. Mas se acontecer, o ideal é abafar o caso, pedir desculpas pessoalmente e não repetir a dose.

Por Letícia Arcoverde
Fonte Valor Econômico