segunda-feira, 31 de março de 2025
OS SEGREDOS PARA SE TORNAR UM ADVOGADO DE SUCESSO
5 MOTIVOS PARA MANTER O CADASTRO DE MORADORES ATUALIZADO
10 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MOTIVADAS
OS CINCO MAIORES ERROS NO NETWORKING
COMO VOCÊ INVESTE A MAIOR PARTE DO SEU TEMPO?
- Rotina:
São as atividades rotineiras, operacionais, do seu dia-a-dia, tipo o seu
check-list diário;
- Oportunidade:
São as atividades voltadas para identificar oportunidades de melhoria para
sua área, como revisão dos processos, análise de produtos existentes e
possibilidades de inovação;
- Desenvolvimento:
Atividades dedicadas para autodesenvolvimento e desenvolvimento da equipe;
- Ativação:
Atividades de direcionamento da equipe, motivação e integração;
- Relacionamento: Atividades para construir vínculos e conhecer melhor os clientes internos e externos.
Na maioria das vezes, o tempo gasto em rotina chega a 60% e em alguns casos até 80%! Por outro lado, o tempo efetivo investido em desenvolvimento e relacionamento quando somado não passam de 15%. Se isso acontece com você, é necessário que invista mais do seu tempo no desenvolvimento dos seus liderados e assim ter mais segurança para delegar o que de fato não é sua responsabilidade ou dar ao seu liderado a chance de aprender fazendo. Cultivar relacionamento é fundamental para a solução de problemas, afinal, o seu sucesso profissional = ao que você sabe X quem você conhece.
Uma dica: a médio prazo tente chegar a 20% ou 25% do seu tempo investido no desenvolvimento próprio ou dos seus liderados. A sua prioridade diária é auxiliar a sua equipe a aprender e crescer. Lembre-se: o exemplo não é a melhor forma de liderar, é a única.
domingo, 30 de março de 2025
O SEGREDO PARA COMEÇAR UMA SEMANA MARAVILHOSA
Para a maioria das pessoas, o final do domingo é o prenúncio de dores de cabeça. Parece que a segunda-feira é uma grande ameaça: fim do descanso, volta à rotina, pressões e preocupações, prazos… Será que não há como escapar? A solução para esse problema é simples e depende unicamente de nós. Algumas dicas para fazer com que a segunda-feira seja o início de uma ótima semana:
1 – Evite compromissos no domingo que acabem muito tarde
COMO CUIDAR DE IDOSOS COM DEMÊNCIA – TAREFAS DO COTIDIANO E A COMUNICAÇÃO
Tarefas diárias podem se tornar grandes desafios para idosos diagnosticados com Demência. Uma das maiores dificuldades que os cuidadores enfrentam é lidar com os comportamentos inadequados do paciente com demência. Porém boas estratégias ajudam a lidar com comportamentos difíceis e evitam situações estressantes.
Confira técnicas de fácil aplicação para aprimorar a comunicação entre paciente e seu cuidador com o objetivo de facilitar a rotina de ambos:
· Escolha palavras simples e sentenças curtas.
· Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença.
· Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.
· Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando.
· Faço contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar.
· Forneça tempo suficiente para uma resposta. Tenha cuidado de não interromper.
· Se a pessoa com demência está lutando para encontrar uma palavra ou pensamento, gentilmente tente fornecer a palavra que ela está procurando.
Dicas para melhorar a experiência do banho do idoso com demência
· Planeje o banho para a hora do dia em que a pessoa está mais calma e cooperativa.
· O simples fato de tomar banho, para uma pessoa com demência, pode ser desconfortável e assustador, seja gentil e respeitoso.
· Avise a pessoa sobre o que você irá fazer, passo a passo, e permita a ela fazer tudo o que for possível.
· Seja atencioso com a temperatura. Aqueça o quarto antecipadamente e, se necessário, mantenha toalhas extra e um roupão próximos. Teste a temperatura da água antes de começar o banho.
· Minimize riscos com o uso de chuveirinhos, barras para o paciente se segurar, materiais antiderrapantes ou uma cadeira de banho. Nunca deixe a pessoa sozinha no banho.
Dicas para vestir um idoso com demência
Para uma pessoa com demência, vestir-se representa uma série de desafios: escolher o que vai vestir, tirar algumas roupas e colocar outras, lutar com botões e zíperes.
· Tente fazer a pessoa vestir-se no mesmo horário todos os dias, de forma que ela irá esperar esse momento da rotina.
· Encoraje a pessoa a vestir-se sozinha quando possível. Neste caso, tenha tempo extra para que não haja pressa.
· Permita à pessoa escolher a partir de uma seleção pequena de modelos. Se o paciente tem um modelo preferido, considere comprar vários do mesmo.
· Organize as roupas na ordem em que elas deverão ser colocadas e ajude a pessoa a se mover através deste processo.
· Forneça para a pessoa um item de cada vez e dê ordens claras, passo a passo, caso ela precise de ajuda.
· Escolha roupas que sejam confortáveis, fáceis de vestir ou tirar. Cinturas com elástico e fechos com velcro minimizam as dificuldades com botões e zíperes.
Dicas para a alimentação do idoso com demência
Alguns querem comer o tempo todo, enquanto outros têm que ser encorajados para manter uma boa dieta.
· As refeições são uma oportunidade para o paciente com demência ter interação social com as outras pessoas da casa.
· Propicie um ambiente calmo e aconchegante, limitando barulho e outras distrações.
· Dê à pessoa opções de comidas, mas limite o número de opções. Tente oferecer alimentos atrativos com sabores familiares, de diferentes texturas e cores.
· Sirva pequenas porções ou várias pequenas refeições durante o dia. Faça lanches saudáveis e ofereça vitaminas.
· Nos estágios iniciais da demência, fique atento a possibilidade de alimentação excessiva.
· Encoraje a pessoa a beber bastante líquido durante o dia para evitar desidratação.
· Escolha pratos e talheres que ajudem na independência.
· Com a evolução da doença, fique atento ao maior risco de aspiração e pneumonias.
· Mantenha avaliações dentárias de rotina e cuidados dentais diários.
Por Dra. Nayara dos Santos Reimer
Fonte Blog Neurológica
VIVER É UMA OPORTUNIDADE
sábado, 29 de março de 2025
SARCOPENIA: DOENÇA NATURAL DO ENVELHECIMENTO LEVA À PERDA DA MASSA MUSCULAR, FORÇA E MOBILIDADE
A "idade" chega e chega para todos. Com ela, diversos problemas de saúde. Uma das doenças mais comuns entre idosos é a sarcopenia. Você já ouviu falar? O nome ainda não é muito conhecido, mas se trata de uma doença progressiva, natural do envelhecimento, que leva à perda da massa muscular, e é irreversível.
Com a diminuição dos músculos, o idoso também perde força e mobilidade, principalmente dos braços e pernas, dificultando muito a execução de tarefas do dia a dia. A doença começa a se manifestar por volta dos 40 anos, e pode fazer com que a pessoa perca de 1% a 2% da massa muscular por ano, explica Myrian Najas, nutricionista membro do núcleo de estudos da sarcopenia.
— É muito importante retardar essa perda, ou seja, ganhar músculos par envelhecer melhor. O cuidado da saúde óssea é amplamente explorado. No entanto, quando se fala de músculos, as têm dificuldade em associá-los à mobilidade. É importante tratar ossos e músculos como um conjunto que deve funcionar de maneira integrada em prol da mobilidade da pessoa.
A perda de massa também aumenta o risco de quedas, fraturas e hospitalização dos idosos. Além disso, quando menor a quantidade de músculos, mais propensa a pessoa estará a sentir dores, explica João Toniolo, geriatra e chefe do núcleo de estudos clínicos em sarcopenia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
— Estudos mostram que 40% das pessoas com mais de 65 anos têm sarcopenia, e esse número sobe para 60% aos 80 anos. Provavelmente, não há nenhum declínio funcional e estrutural mais drástico que o declínio da quantidade de massa muscular durante os anos de vida. No envelhecimento, os músculos são tão importantes, que até fazem outros órgãos funcionarem melhor.
Muitas pessoas sequer percebem essa perda muscular
— Apesar da perda de massa, as pessoas ganham gordura com o tempo. Então, às vezes, um paciente chega todo feliz no consultório, dizendo que tem o mesmo peso há 20 anos, mas, provavelmente, o que aconteceu foi que ela ganhou gordura e perdeu massa. O peso continua o mesmo, mas a constituição corporal não.
Myrian diz que é fundamental cuidar da saúde dos músculos e que o sedentarismo é um dos fatores que mais influenciam na perda de massa. Apesar inevitável, há maneiras para amenizar a perda. Segundo a especialista, a musculação é uma das melhores formas de ganhar massa magra e fortalecer a musculatura, mas o exercício tem que ser aliado a uma boa alimentação.
— Para perder gordura ou ganhar massa, 30% do esforço vem de exercício e 70% da alimentação. O idoso, por exemplo, tende a comer menos carne, porque a digestão é mais lenta, e acaba não conseguindo obter a quantidade de proteína que deve ser consumida diariamente. Além disso, a população no geral está apresentando um déficit de vitamina D e, sem ela, não se faz músculo também. Com a ajuda de um nutricionista, é preciso adaptar a alimentação e fazer uso de suplementos.
Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação e ajudar a consumir a quantidade diária recomendada de proteína (principalmente para idosos passam a consumir menos carne), aminoácidos, antioxidantes e vitaminas.
Para saber a porcentagem de massa muscular de um paciente de forma mais precisa, o médico pode solicitar um exame de composição corporal total, que determina a quantidade de massa óssea, corporal de gordura e massa magra do paciente.
Por Marta Santos
Fonte R7