segunda-feira, 31 de março de 2025

OS SEGREDOS PARA SE TORNAR UM ADVOGADO DE SUCESSO


Ser um advogado de sucesso requer muito mais do que ter um bom conhecimento da lei. No meio de tanta concorrência, é necessário que o profissional tenha outras qualidades para conquistar e manter uma boa clientela. Por isso, selecionamos algumas dicas para você que está entrando agora no ramo ou que está em busca de novos clientes.

Comece aos poucos
Muitos advogados buscam apenas grandes contratos e grandes clientes. No entanto, é preciso estar atento também aos pequenos clientes que podem trazer resultados tão bom quanto os grandes. Os clientes menores também são essenciais para a divulgação e projeção do seu nome. Eles também proporcionam experiências para que você esteja pronto para os grandes negócios. Por isso, valorize e dedique-se a cada caso.

Preze pela boa apresentação
Quando procuram um advogado, as pessoas precisam sentir confiança no trabalho realizado para fechar o negócio. A boa apresentação não se limita a forma como você se veste, mas também à boa organização e limpeza do escritório, ao profissionalismo do cartão de apresentação e também à forma como você se expressa, seja por meio de linguagem verbal, prezando por um português claro e correto, ou não verbal, afinal suas expressões dizem muito sobre você.

Seja um empreendedor
Em qualquer área de atuação, é preciso saber administrar o próprio negócio. Além de manter as finanças e os trabalhos organizados, é necessário planejar estrategicamente: definir a área de atuação, fazer a divulgação dos serviços de forma correta, determinar metas, planejar investimentos e inovações. Somente desta forma, sua empresa estará pronta para crescer.

Saiba calcular o preço do seu trabalho
Este é um ponto fundamental. Saber quanto vale seu trabalho é essencial para você evitar prejuízos e também para cobrar um preço justo de seu cliente. Afinal, principalmente no início da carreira, o preço cobrado por trabalho é um diferencial no momento de conquistar um novo cliente. No entanto, você deve estar atento para que o valor seja suficiente para cobrir seus custos e proporcionar lucro. Outra dica importante é oferecer opções de pagamentos. Utilizando a Gerencianet como intermediador de pagamento, seu cliente pode pagar por meio de boletos recorrentes, carnês ou ainda no cartão de crédito. Pagando no cartão de crédito, o cliente pode pagar parcelado em até 12 vezes e você pode receber o valor total um uma única parcela, gerando fluxo de dinheiro para você. Saiba mais sobre as formas de cobranças recorrentes aqui! Elas facilitam a cobrança em caso de parcelamento e também em casos de pagamentos mensais.
Por Flávia Teixeira Ortega
Fonte JusBrasil Notícias

5 MOTIVOS PARA MANTER O CADASTRO DE MORADORES ATUALIZADO


Em um condomínio organizado, obrigatoriamente, há de ter um cadastro de moradores bem feito. Não é tão difícil de imaginar que, por conta de cada dia aumentarem os riscos relacionados à insegurança, o cadastro de moradores de um condomínio passa a ter um papel preponderante no controle de acesso.
Outro aspecto importante é que os condomínios têm crescido muito. São centenas de moradores que entram e saem diariamente. Isso sem falar no pessoal de limpeza, como faxineiras e empregadas domésticas, visitas, empregados, pessoal da manutenção etc.
Fica fácil constatar a necessidade de atenção ao cadastro de moradores sempre atualizado como medida preventiva de segurança. Isso garante a tranquilidade, não só para o síndico – que ganha agilidade em contatar os condôminos -, quanto para toda a comunidade que, com certeza, se sentirá mais segura.

Tipos de cadastros de moradores

Cadastro básico:
Este ficará na portaria. Pode ser eletrônico, com uma base de dados e software próprio. Ou pode ser um livro controle específico, constando o nome do morador principal, seus dependentes e possíveis empregados na unidade.
Devem constar os números dos telefones e/ou celulares de cada um, além dos modelos e placas dos veículos da família.

Cadastro completo:
Este ficará exclusivamente com o síndico e garante o sigilo de informações. Neste, deverá constar, além do telefone e e-mails, os contatos de trabalho, documentos pessoais como CPF e RG e outros dados que se façam necessários em caso de urgência.
Independentemente dos tipos de cadastro, a sua realização adquire maior força caso seja aprovada pela assembleia dos condôminos. É possível, inclusive, estabelecer multas para quem se negar a prestar informações.

5 motivos para manter o cadastro de moradores atualizado
1.Garante o bom andamento da administração do condomínio;Os comunicados (e até mesmo as multas) podem ser encaminhados de forma facilitada se o síndico tiver os dados dos moradores sempre atualizados. Veja mais dicas para criar um canal de comunicação no condomínio que funcione.
2.Organiza o recebimento de correspondências e encomendas, itens de máxima responsabilidade até que sejam entregues a seus destinatários;
3.Não há uma obrigatoriedade de cadastro prevista no Novo Código Civil. Mas, se for preciso protestar um condômino inadimplente, por exemplo, o cadastro ajuda.Para uma ação de cobrança nos atrasos das taxas condominiais e/ou protesto, serão necessários os dados dos proprietários, como o CPF e outros. Para tanto, a realização do cadastro tem encurtado o caminho, já que às vezes fica difícil, e até impossível, obter as informações necessárias. O ideal é não precisar recorrer aos cartórios de registro de imóveis, uma opção mais cara e demorada.
4.No caso de vazamento de gás ou de água, é fundamental ter para quem ligar imediatamente. Isso é muito fácil de se obter com o devido cadastro;
5.Com o avanço da tecnologia, cada dia mais as pessoas se utilizam de serviços virtuais para efetuar pedidos de produtos, refeições, remédios, água mineral e tudo mais. Esse recebimento fica muito mais ágil com o cadastro atualizado na portaria.

Condomínio organizado: um cuidado importante!
Não raro tem se observado em muitos condomínios que a administração acaba por se esquecer de dar baixa nos moradores que se mudam. Com isso, o cadastro fica desatualizado e, consequentemente, se libera a entrada e circulação de pessoas que não fazem mais parte do condomínio.
O síndico deve ficar atento, ainda, à baixa do cadastro de quem não faz mais parte do rol de prestadores de serviço, empregados domésticos etc.
Fonte Tudocondo

10 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MOTIVADAS


Vivemos em um mundo maravilhosamente complexo, onde existem criaturas que ostentam desejos e ideias antagônicas entre si, fomentando um clima de divergências e contrariedades que transformam os relacionamentos humanos em uma casta sempar de contrastes eternos e inequacionáveis. Usando letras heterogêneas, o tabuleiro social é imprevisível e absolutamente desprovido de qualquer tipo de alinhamento, pois cada ser humano possui desejos, vontades e volições únicas que fazem com que esse painel seja um conjunto enorme de personalidades ímpares que interagem interligadamente na busca perpétua por objetivos e metas inversas.
Por isso, cada alma é um embrulho misterioso e interrogativo que temos que desvendar para que possamos fazer desse arcano refratário uma moldura coerente e coesa nas esferas situacionais, objetivando gerar um ambiente de respeito mútuo entre as pessoas, evitando possíveis confrontos por conta das divergências existentes entre os integrantes desse ninho.
Exatamente por razão desses apaixonantes e motivadores quesitos, a habilidade de ser empático eleva demasiadamente o patamar dos entes que sabem se colocar no lugar de seus semelhantes, pois compreender sentimentos e emoções alheias é tarefa para criaturas raras e especiais que aprenderam a serem humanos na verdadeira acepção da palavra. Aliás, não podemos deixar de mencionar anexadamente que é simplesmente utópico manter-se entusiasmado sem gozar de uma reputação rochosa com o próximo, dado que a inteligência social é um dos ingredientes supremos para que uma pessoa tenha paz no espírito e passividade no coração. Duvida fielmente de minhas palavras? Então faça o teste na sua vizinhança: experimente observar e perceber como são entristecidas e angustiadas aquelas auras que são solitárias e distantes de suas coirmãs, porquanto se desconectar ferozmente da comunidade social é como semear uma semente negra no jardim da esperança, contaminando o campo límpido e puro com a toxina infernal do objeto trevoso que tem poder para infectar o santuário santo (que sempre teve colunas gloriosas e inefáveis) e torna-lo fétido e aterrorizador.
Diante de todas essas coisas, podemos facilmente concluir que no meio dessa diferenciação galáctica de comportamentos e ideias, conseguimos contemplar fatidicamente que as pessoas mais realizadas são exatamente aquelas que escolheram trocar a preguiça pelo entusiasmo, a melancolia pela alegria e a estagnação pela motivação. Em outras palavras, o segredo para uma vida cheia de satisfações é regrada integralmente de um espírito que escolheu servir a si mesmo e ao próximo – incondicionalmente - livre completamente de fatores externos. Por conseguinte, é necessário aprender a tratar os outros com respeito, abnegação, cavalheirismo e comprometimento, materializando “cimentar” um laço irrompível através da entrega e da reverência para com os nossos estimados pares.

Conhecendo a importância desses atributos para as pessoas e procurando auxiliá-las na construção de uma patente social forte, criei 10 qualidades de pessoas fortemente motivadas, de forma a assimilarmos suas incomparáveis características e toma-las imediatamente para as nossas vidas. Aprecie:

1 – São sorridentes: Pablo Neruda, o notável chileno de palavras inigualáveis sabiamente disse: “Ainda que chova, ainda que doa. Ainda que a distância corroa as horas do dia e caia a noite sem estrelas, o mundo brilha um pouquinho mais a cada vez que você sorri.”
O que o poeta de raríssimas ideias quis transmitir foi o seguinte: o bom humor é o principal antídoto contra as maldades do nosso reino, pois a qualidade de tratar as adversidades com alegria e júbilo energiza o coração humano e o torna impenetrável, indivisível e irrepreensível.

2 – São caridosas: a virtude de amar o próximo de maneira sincera e honrada transforma transcendentalmente o ambiente e faz com que todos se tornem felizes, fomentando um clima de paz e serenidade para a teia social.
Isto posto, a caridade deve sempre fazer parte da vida do homem contemporâneo para que ele possa não somente ajudar o seu semelhante, mas principalmente fugir do seu egocentrismo e das vaidades originalmente enraizadas em seu limitado núcleo.

3 – São excêntricas: a qualidade de ser irreverente e sempre faz com que o individuo seja diferenciado e estimado pelos seus pares. Seguramente, o mundo está saturado e entediado de pessoas comuns, que fazem sempre as mesmas coisas e vivem “engessadas” existencialmente.
Por isso, é fundamental ter ousadia, singularidade e criatividade para que as outras pessoas sintam intimamente essa esfera inovadora (peculiarmente bela) e possam consequentemente exaltar seus escultores pela moldura perfeitamente edificada, fazendo com que o referido quadro ganhe inúmeros encômios e possa render notáveis e merecidas recompensas para o elevado criador, que teve a sublime audácia de ser variegado diante das numerosas insígnias do globo.

4 - São rochosas: a capacidade de enxergar os problemas universais com otimismo e suavidade permite que o ser vislumbre as soluções existentes com mais clareza e nitidez, fazendo com que as alternativas se multipliquem naturalmente por meio da maximização das positividades frente às variáveis negativas do ambiente. Logicamente, transitar em um terreno caótico e pernicioso angustia o coração e inquieta alma, contudo essa é uma das melhores maneiras de adquirir persistência, paciência e sabedoria, atributos impossíveis de serem obtidos por criaturas de rotina padronizada, ou melhor, por seres que vivem livres das complicações enigmáticas da presente esfera terrena.

5 – São motivadoras: a destreza de entusiasmar os outros, procurando dar a eles uma visão grandiosa, dotada de excelsos pensamentos e colossais convicções, permite largamente que tais entidades saiam do seu status quo apequenado e alienado diretamente para o pedestal excelência e da genialidade. Decerto, um grande líder é aquele que faz seus liderados se sentirem competentes e eficientes ao seu lado, aflorando seus talentos ocultos através da crença em suas poderosas e indizíveis atribuições.

6 – São guerreiras: o ser humano só encontra suas genuínas aptidões diante das calamidades e das perversidades, pois são nesses eventos caóticos que ele consegue compreender o que é a vida e o que ela realmente exige de seus estimados protagonistas. Certamente, antes de vislumbrar tais complexidades, ele fica naturalmente agarrado nas correntes do medo, pensando erroneamente que pode controlar o fluxo de sua existência quando na verdade não tem domínio algum sob as auréolas presentes a sua volta, vivendo apenas como mero espectador do destino (esperando pateticamente que a “sorte” o salve).
Portanto, ser um soldado para enfrentar as perigosas batalhas existenciais ensina as pessoas a terem garra, força e perseverança, virtudes visceralmente interligadas ao sucesso e as atmosferas sublimes da realização.

7 – São produtivas: uma qualidade separa as pessoas comuns das extraordinárias, a conhecer: a atitude. Sim, ela é o grande dote capaz de entregar para o homem todos os tesouros submersos em sua imponente e poderosa consciência. Com toda certeza, a maior riqueza do ser humano não está no seu intelecto, nos seus dons herdados e tampouco em suas faculdades aprimoradas, mas sim na sua vontade de agir, porquanto a fúria de perseguir sonhos com impetuosidade e violência traz consigo a essência superlativa de todas as esmagadoras vitórias.

8 – São focadas: na mitologia grega, o deus Fântaso tinha poder para adentrar os sonhos das pessoas e inserir inúmeras teatralidades que faziam seus fantoches ficarem encantados ou traumatizados, dependendo da ação específica que cada ajudante do rei da fantasia ferozmente aplicava. Não compreendeu? Eu explico melhor: é que Fântaso contava com dois fiéis escudeiros: Morfeu e Fobetor (também deuses).
O primeiro era o príncipe dos sonhos positivos (esperanças) e o segundo, dos negativos (pesadelos). Assim, os “sonhadores” podiam contar apenas com a sorte para vislumbrarem objetos formosos e venustos, ficando a mercê da vontade dos deuses que não raramente escolhiam a crueldade em detrimento da benignidade (somente por pura diversão).
Usando essa lendária fábula dos Oneiros como parábola simplificada, podemos comparar Fobetor piamente a vivência de uma pessoa sem metas, uma vez que essa entidade estará vagando infinitamente nas poças enigmáticas da escuridão por herdar comportamentos pífios que transformarão sua existência em um pavoroso tormento eterno. Em contrapartida, Morfeu ocuparia a alusão daquelas criaturas que possuem um alvo bem definido, se preparando para um porvir que fora antecipadamente planejado, evitando “sustos refratários” no trajeto pela inerente sabedoria de viver o presente pensando longamente no futuro.
Resumindo, muitos indivíduos vivem sem rumo, ficando perdidos nas próprias insipiências e sofrendo desnecessariamente por não saberem quem são (caráter e princípios) e, também, para onde vão (propósito de vida).
Seguramente, é somente obtendo essas esboçais respostas que tudo poderá ficar completamente diáfano, extirpando para além das estrelas qualquer tipo de enevoamento que possa existir por conta de insensatas e desajuizadas escolhas.

9 - São criativas: a moça mais bela da cidade continua sendo aquela que possui a maior sensibilidade. Por mais que a estética tenha avançado e tornado possível a “customização” da mobília da mulher, ela jamais poderá sobrepujar o magnificente poder da aura feminina: um conteúdo insuperável de meiguice, ternura e amor que faz anjos e deuses suspirarem a cada movimento desenhado (riscado).
Criatividade é puramente isso: é ser simples e verdadeiro, sem sofrer influências de poderes instituídos, sejam eles quais forem. E no fim, ver a luz da transparência brilhar no peito daquele que optara em ser um genuíno representante da honra e das suas portentosas e formidáveis ramificações.

10 – São gratas: ser grato pelos presentes que o universo entrega constantemente e gratuitamente é característica notável da personalidade das criaturas intrinsicamente empolgadas, que supervalorizam as coisas positivas e minimizam as negativas, transformando suas casas em um habitat de realização plena por viverem no aquário do entusiasmo e da automotivação.
Infelizmente, muitos indivíduos vivem estressados, sobrecarregados e esgotados por enxergarem apenas as coisas ruins, fomentando um ambiente de trevas que faz com que eles sejam abraçados recorrentemente pela nuvem negra da negatividade absoluta, pairando nas malignas profundezas da ignorância onde permanecem perpetuamente acorrentados.
Finalizando, ser motivado é encontrar seus próprios sonhos, gerando resquícios interiores capazes de planificar uma ponte para que seus pés possam transitar livremente pelo caminho da suprema glória, ultrapassando amplamente os limites dimensionais para pairar além dos campos paradisíacos. Após encontrar essa doce e sereníssima estrada, seus lábios provarão a voluptuosidade da fonte inesgotável da felicidade, o que transformará seus dias em traços sublimes e estelares que farão com que sua face seja cintilante e luminosa, isto é, dotada de duradouras e inacabáveis jubilidades.
Por Paulo de Paula Bravin
Fonte Portal Administradores

OS CINCO MAIORES ERROS NO NETWORKING

Confira o que fazer para não comprometer sua rede de contados

O networking, mais do que troca-troca de cartões, é a chance que muitos têm de se fazer notar e aproximar-se de profissionais interessantes. Networking requer estratégia, pesquisa e elegância social. Não se trata de se vender, mas de construir relacionamentos, alertam os especialistas, como mostra artigo publicado pelo Wall Street Journal. Muitas pessoas, porém, estão despreparadas e cometem erros que comprometem o crescimento de seu círculo profissional.
''As pessoas falam comigo por apenas alguns minutos, e já saem perguntando se não seriam o profissional certo para ocupar uma determinada posição. Isso é muito agressivo", diz Suki Shah, diretor-executivo da GetHired.com, um site de empregos com sede em Palo Alto, na Califórnia.
Para não meter os pés pelas mãos, confira abaixo como agir (ou não agir) nessas horas:

1 - Não abuse da internet
Alguns trabalhadores confiam muito no e-mail e em sites de relacionamentos, tais como o LinkedIn. Mas nada supera um encontro cara a cara, seja ele durante o horário de almoço ou na hora do cafezinho, dizem especialistas.
"As pessoas esquecem que é muito fácil deletar um e-mail, não retornam um telefonema. É mais difícil escapar de uma reunião, de um encontro", diz Scot Melland, executivo-chefe da Dice Holdings, um provedor de sites profissionais especializados sediado em Nova York. "As pessoas se lembram de rostos e conversas mais do que da palavra escrita."
Não envie e-mails desleixados ou os compartilhe com muitas pessoas de uma só vez. Reserve um tempo para verificar a ortografia, especialmente o nome de cada um e adeque cada carta para destinatários específicos com base em seus interesses comuns.

2. Não seja vago
Ao acionar sua rede de contatos, diga quais são suas ambições específicas para a sua carreira ou crescimento profissional para que eles saibam como ajudá-lo.
''Um produtor executivo muito experiente me disse, durante um almoço, que gostaria de abrir uma empresa, voltar a estudar e fazer consultoria. Como eu poderia ajudar esta pessoa? Entendo que, na verdade, nem ele sabia ao certo o que queria fazer'', conta Mellanda.  

3. Não pare
Mantenha seu networking ativo, mesmo quando não estiver procurando um emprego. Dessa forma, sua rede de relacionamentos estará atualizada para quando você precisar. Mantenha contato com as pessoas, enviando atualizações ocasionais sobre os seus interesses profissionais e realizações.
“Mantenha as pessoas de sua rede de relacionamentos a par de suas aspirações de longo prazo, formação complementar ou os próximos passos que poderiam ser importantes para você", diz Lucy Leske, sócio da Witt/Kieffer, uma empresa de recrutamento de executivos de Oak Brook, Illinois. "As pessoas vão ver que você tem novos objetivos." 

4. Não seja egoísta
Fazer networking para atingir exclusivamente seus próprios objetivos é um erro. É preciso ajudar seus contatos para ser ajudado. Por exemplo, antes de uma reunião, pesquise entre seus contatos quem poderia se encaixar em um determinado projeto.
"Isso mostra que você tem iniciativa, que tem interesse naquela pessoa, e não está apenas tentando tirar proveito delas. Isso demonstra que você tem habilidades", acrescenta Melland.
Ajudar seus contatos ajuda sua imagem e os mantém mais conectados. Além disso, compartilhar informações úteis é uma outra maneira de agregar valor à sua rede de relacionamentos.

5 - Não abuse de sua rede de relacionamentos
Ficar distribuindo seus dados com frequência para seus contatos pega mal e pode esgotá-los. A regra é não abusar.
"Há uma maneira educada de ficar em contato. Mandar um e-mail toda semana só serve para atormentar, diz Crist, da Crist|Kolder Associates.
Além disso, seja cauteloso com as informações que passa sobre suas referências. Não é porque uma pessoa é conhecida em uma determinada área que ela impressiona positivamente um entrevistador. É importante verificar, no mercado, a reputação dos profissionais que você usa como referência antes de disparar seus dados para possíveis empregadores.
''Uma referência sobre alguém que não seja um profissional exemplar pode fazer com que você não seja visto com bons olhos'', diz Carol Middlebrough, advogada trabalhista da Our Place DC, empresa de Washington. "Se você sabe que são inconstantes ou que seus princípios éticos são duvidosos, provavelmente não são os melhores exemplos."

Fonte O Globo Online

COMO VOCÊ INVESTE A MAIOR PARTE DO SEU TEMPO?

Passe menos tempo no trabalho individual e mais tempo na gestão

Acredito que a melhor forma de conhecer o que um líder prioriza e valoriza é conhecer a sua agenda realizada. Conheço muitos lideres que dizem que o foco é desenvolver pessoas, mas quando examino junto com eles as suas atividades contempladas das suas ultimas semanas de trabalho, se percebe pouco tempo investido no desenvolvimento dos seus diretos como também no seu próprio desenvolvimento.
Faça o teste você mesmo! O exercício a seguir auxilia você a identificar como utiliza seu tempo. Identifique inicialmente quais são suas atividades no dia a dia (coluna atividades), em seguida preencha a coluna % de tempo atual gasto em cada uma destas atividades. Escolha uma semana ou um mês de trabalho e registre o que efetivamente você fez e não o que foi planejado.


  • Rotina: São as atividades rotineiras, operacionais, do seu dia-a-dia, tipo o seu check-list diário;
  • Oportunidade: São as atividades voltadas para identificar oportunidades de melhoria para sua área, como revisão dos processos, análise de produtos existentes e possibilidades de inovação;
  • Desenvolvimento: Atividades dedicadas para autodesenvolvimento e desenvolvimento da equipe;
  • Ativação: Atividades de direcionamento da equipe, motivação e integração;
  • Relacionamento: Atividades para construir vínculos e conhecer melhor os clientes internos e externos.

Na maioria das vezes, o tempo gasto em rotina chega a 60% e em alguns casos até 80%! Por outro lado, o tempo efetivo investido em desenvolvimento e relacionamento quando somado não passam de 15%. Se isso acontece com você, é necessário que invista mais do seu tempo no desenvolvimento dos seus liderados e assim ter mais segurança para delegar o que de fato não é sua responsabilidade ou dar ao seu liderado a chance de aprender fazendo. Cultivar relacionamento é fundamental para a solução de problemas, afinal, o seu sucesso profissional = ao que você sabe X quem você conhece.
Uma dica: a médio prazo tente chegar a 20% ou 25% do seu tempo investido no desenvolvimento próprio ou dos seus liderados. A sua prioridade diária é auxiliar a sua equipe a aprender e crescer. Lembre-se: o exemplo não é a melhor forma de liderar, é a única.
Por  Paulo Campos
Fonte Exame.com

domingo, 30 de março de 2025

BOA SEMANA

ACABOU O FIM DE SEMANA


O SEGREDO PARA COMEÇAR UMA SEMANA MARAVILHOSA


Para a maioria das pessoas, o final do domingo é o prenúncio de dores de cabeça. Parece que a segunda-feira é uma grande ameaça: fim do descanso, volta à rotina, pressões e preocupações, prazos… Será que não há como escapar? A solução para esse problema é simples e depende unicamente de nós. Algumas dicas para fazer com que a segunda-feira seja o início de uma ótima semana:

1 – Evite compromissos no domingo que acabem muito tarde
Sempre que nos envolvemos em festas e eventos que se prolongam até altas horas no domingo, temos menos tempo para descansar. Procure estabelecer o hábito de dormir o suficiente na noite de domingo para segunda, para que o seu corpo possa repor as energias necessárias para a semana de trabalho;

2 - Divirta-se durante a semana
Muitas pessoas deixam para fazer somente no final de semana aquilo que lhes dá prazer. É um erro! Nós precisamos de diversão e relaxamento todos os dias. Se distribuirmos o divertimento ao longo da semana, não ficaremos tão decepcionados quando o domingo terminar;

3 - Durma o suficiente todos os dias
Alguns de nós têm o hábito de dormir pouco durante a semana e “descontar” no sábado e no domingo. De nada adianta esse hábito, pois o corpo não fica esperando para repor as horas perdidas. O ideal é dormir todos os dias pelo menos 6 horas (o ideal pode variar entre 6 a 9 horas para cada pessoa);

4 – Controle o consumo de álcool
Bebidas alcoólicas podem atrapalhar o seu repouso e ainda por cima causar uma ressaca no dia seguinte;

5 – Concentre-se nas coisas positivas da segunda-feira
A segunda-feira pode ser um dia maravilhoso para colocar a conversa em dia, rever colegas de trabalho, buscar novos desafios. Faça da segunda-feira um dia estimulante e positivo para você;

6 – Agrade a você mesmo
Aproveite a segunda-feira para faze algo que seja bom para você. Almoce a sua comida preferida, compre um livro, telefone para um grande amigo, ouça o CD que você mais gosta. Espante assim qualquer “energia negativa” que o dia possa ter.

7 – Não se esqueça do mais importante
A segunda-feira é o segundo dia da semana.  Para ter uma semana maravilhosa, cuide bem do seu domingo e não comprometa o dia seguinte. Evite extravagâncias e aproveite a semana inteira com muita disposição.

COMO CUIDAR DE IDOSOS COM DEMÊNCIA – TAREFAS DO COTIDIANO E A COMUNICAÇÃO

Tarefas diárias podem se tornar grandes desafios para idosos diagnosticados com Demência. Uma das maiores dificuldades que os cuidadores enfrentam é lidar com os comportamentos inadequados do paciente com demência. Porém boas estratégias ajudam a lidar com comportamentos difíceis e evitam situações estressantes.

Confira técnicas de fácil aplicação para aprimorar a comunicação entre paciente e seu cuidador com o objetivo de facilitar a rotina de ambos:

·  Escolha palavras simples e sentenças curtas.

·  Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença.

·  Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.

·  Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando.

·  Faço contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar.

·  Forneça tempo suficiente para uma resposta. Tenha cuidado de não interromper.

·  Se a pessoa com demência está lutando para encontrar uma palavra ou pensamento, gentilmente tente fornecer a palavra que ela está procurando.

Dicas para melhorar a experiência do banho do idoso com demência

·  Planeje o banho para a hora do dia em que a pessoa está mais calma e cooperativa.

·  O simples fato de tomar banho, para uma pessoa com demência, pode ser desconfortável e assustador, seja gentil e respeitoso.

·  Avise a pessoa sobre o que você irá fazer, passo a passo, e permita a ela fazer tudo o que for possível.

·  Seja atencioso com a temperatura. Aqueça o quarto antecipadamente e, se necessário, mantenha toalhas extra e um roupão próximos. Teste a temperatura da água antes de começar o banho.

·  Minimize riscos com o uso de chuveirinhos, barras para o paciente se segurar, materiais antiderrapantes ou uma cadeira de banho. Nunca deixe a pessoa sozinha no banho.

Dicas para vestir um idoso com demência

Para uma pessoa com demência, vestir-se representa uma série de desafios: escolher o que vai vestir, tirar algumas roupas e colocar outras, lutar com botões e zíperes.

·  Tente fazer a pessoa vestir-se no mesmo horário todos os dias, de forma que ela irá esperar esse momento da rotina.

·  Encoraje a pessoa a vestir-se sozinha quando possível. Neste caso, tenha tempo extra para que não haja pressa.

·  Permita à pessoa escolher a partir de uma seleção pequena de modelos. Se o paciente tem um modelo preferido, considere comprar vários do mesmo.

·  Organize as roupas na ordem em que elas deverão ser colocadas e ajude a pessoa a se mover através deste processo.

·  Forneça para a pessoa um item de cada vez e dê ordens claras, passo a passo, caso ela precise de ajuda.

·  Escolha roupas que sejam confortáveis, fáceis de vestir ou tirar. Cinturas com elástico e fechos com velcro minimizam as dificuldades com botões e zíperes.

Dicas para a alimentação do idoso com demência

Alguns querem comer o tempo todo, enquanto outros têm que ser encorajados para manter uma boa dieta.

·  As refeições são uma oportunidade para o paciente com demência ter interação social com as outras pessoas da casa.

·  Propicie um ambiente calmo e aconchegante, limitando barulho e outras distrações.

·  Dê à pessoa opções de comidas, mas limite o número de opções. Tente oferecer alimentos atrativos com sabores familiares, de diferentes texturas e cores.

·  Sirva pequenas porções ou várias pequenas refeições durante o dia. Faça lanches saudáveis e ofereça vitaminas.

·  Nos estágios iniciais da demência, fique atento a possibilidade de alimentação excessiva.

·  Encoraje a pessoa a beber bastante líquido durante o dia para evitar desidratação.

·  Escolha pratos e talheres que ajudem na independência.

·  Com a evolução da doença, fique atento ao maior risco de aspiração e pneumonias.

·  Mantenha avaliações dentárias de rotina e cuidados dentais diários.

      Por Dra. Nayara dos Santos Reimer

Fonte Blog Neurológica

VIVER É UMA OPORTUNIDADE


Viver é a oportunidade de fazer e de sentir coisas que nunca mais voltarás a fazer ou sentir...
Viver é um presente. Que te foi dado para que experimentes...
Viver é aproximar-se do tempo. Senti-lo. Degustá-lo. Ali, de onde tu vens e para onde regressarás, não há tempo. E aqui, na vida terrena, o lugar onde se pode experimentá-lo. Depois, quando voltares à realidade, viverás sem tempo. Não achas que é bom que fiques consciente dele?
Quanto à dor, à ignorância e ao desespero, agora tu não entendes, mas também são experiências únicas. Só na matéria, na imperfeição, é possível existir a tristeza, a impotência do doente e a amargura do que sofre e de quem vê sofrer... Amanhã, quando já não mais estivermos aqui, nada disso será possível.
Experimentar para que ninguém precise te contar...
Viver para que ninguém te conte.
Viver é experimentar a limitação porque amanhã serás ilimitado.
Viver é duvidar porque, em teu estado natural, não poderias te permitir a isso...
Viver é estar perdido, temporalmente. Depois acharás a ti mesmo, outra vez...
Viver é aceitar a morte; tu que, na verdade, jamais morreste nem voltarás a morrer...
Viver é divertir-se no aparentemente pequeno e insignificante.
Amanhã não será assim. Amanhã, quando regressares à realidade, grandes coisas te esperam...
Viver é despertar, regressar, chorar, sonhar, ver e não ver, querer e não poder, cair, levantar-se, saber e ignorar, despertar na obscuridade, ficar sem palavras, não partir, aborrecer-se, amar e deixar de amar, ser amado e deixar escapar, ver morrer e saber que vai morrer, trabalhar sem saber por que nem para quê, entregar-se, acariciar a criança, não esperar nada em troca, sorrir ante a adversidade, deixar que a beleza lhe abrace, ouvir e voltar a ouvir, contradizer-se, esperar como se fosse a primeira vez, envolver-se no que não quer, desejar acima de tudo, confiar, rebelar-se contra todos e contra si mesmo, deixar fazer, e sobretudo, olhar o céu... E tudo isso para que ninguém te conte depois que morrer...

(Cavalo de Tróia 9 – Caná - JJ Benítez)

CONFIAR NO UNIVERSO

ÓTIMO DOMINGO PARA VOCÊ!

sábado, 29 de março de 2025

SARCOPENIA: DOENÇA NATURAL DO ENVELHECIMENTO LEVA À PERDA DA MASSA MUSCULAR, FORÇA E MOBILIDADE

Alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos ajudam a minimizar os efeitos

Alimentação e exercício físico adequados podem minimizar as perdas de massa muscular com a idade

A "idade" chega e chega para todos. Com ela, diversos problemas de saúde. Uma das doenças mais comuns entre idosos é a sarcopenia. Você já ouviu falar? O nome ainda não é muito conhecido, mas se trata de uma doença progressiva, natural do envelhecimento, que leva à perda da massa muscular, e é irreversível.

Com a diminuição dos músculos, o idoso também perde força e mobilidade, principalmente dos braços e pernas, dificultando muito a execução de tarefas do dia a dia. A doença começa a se manifestar por volta dos 40 anos, e pode fazer com que a pessoa perca de 1% a 2% da massa muscular por ano, explica Myrian Najas, nutricionista membro do núcleo de estudos da sarcopenia.

— É muito importante retardar essa perda, ou seja, ganhar músculos par envelhecer melhor. O cuidado da saúde óssea é amplamente explorado. No entanto, quando se fala de músculos, as têm dificuldade em associá-los à mobilidade. É importante tratar ossos e músculos como um conjunto que deve funcionar de maneira integrada em prol da mobilidade da pessoa.

A perda de massa também aumenta o risco de quedas, fraturas e hospitalização dos idosos. Além disso, quando menor a quantidade de músculos, mais propensa a pessoa estará a sentir dores, explica João Toniolo, geriatra e chefe do núcleo de estudos clínicos em sarcopenia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— Estudos mostram que 40% das pessoas com mais de 65 anos têm sarcopenia, e esse número sobe para 60% aos 80 anos. Provavelmente, não há nenhum declínio funcional e estrutural mais drástico que o declínio da quantidade de massa muscular durante os anos de vida. No envelhecimento, os músculos são tão importantes, que até fazem outros órgãos funcionarem melhor.

Muitas pessoas sequer percebem essa perda muscular

— Apesar da perda de massa, as pessoas ganham gordura com o tempo. Então, às vezes, um paciente chega todo feliz no consultório, dizendo que tem o mesmo peso há 20 anos, mas, provavelmente, o que aconteceu foi que ela ganhou gordura e perdeu massa. O peso continua o mesmo, mas a constituição corporal não.

Myrian diz que é fundamental cuidar da saúde dos músculos e que o sedentarismo é um dos fatores que mais influenciam na perda de massa. Apesar inevitável, há maneiras para amenizar a perda. Segundo a especialista, a musculação é uma das melhores formas de ganhar massa magra e fortalecer a musculatura, mas o exercício tem que ser aliado a uma boa alimentação.

— Para perder gordura ou ganhar massa, 30% do esforço vem de exercício e 70% da alimentação. O idoso, por exemplo, tende a comer menos carne, porque a digestão é mais lenta, e acaba não conseguindo obter a quantidade de proteína que deve ser consumida diariamente. Além disso, a população no geral está apresentando um déficit de vitamina D e, sem ela, não se faz músculo também. Com a ajuda de um nutricionista, é preciso adaptar a alimentação e fazer uso de suplementos.

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação e ajudar a consumir a quantidade diária recomendada de proteína (principalmente para idosos passam a consumir menos carne), aminoácidos, antioxidantes e vitaminas.

Para saber a porcentagem de massa muscular de um paciente de forma mais precisa, o médico pode solicitar um exame de composição corporal total, que determina a quantidade de massa óssea, corporal de gordura e massa magra do paciente.

Por Marta Santos

Fonte R7

A RODA DA ABUNDÂNCIA

DESTINO

quinta-feira, 27 de março de 2025

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: CONFIRA AS DICAS PARA MANTER AS CONTAS EM DIA

Fazer um planejamento financeiro auxilia a controlar melhor os gastos e a manter o orçamento adequado ao longo do ano inteiro. Planilha elaborada pelo Idec ajuda nessa tarefa

Muitos consumidores enfrentam dificuldades para pagar as contas extras que surgem no início do ano, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Com o início conturbado, colocar os gastos sob controle o resto do ano torna-se um desafio.
Para não se perder nas despesas, o Idec recomenda que o consumidor faça um planejamento financeiro. Visualizar a sua relação com o dinheiro, comparando o que entra com o que sai, pode ser uma boa maneira de ficar mais tranquilo e ainda de gastar de maneira mais responsável.
Um jeito simples de fazer o planejamento é construir uma tabela com duas colunas. De um lado devem ser listados todos os rendimentos (pessoais ou familiares), incluindo o salário e outras fontes de renda; do outro as despesas, começando pelas fixas (como aluguel, condomínio, água, luz, telefone, plano de saúde etc.), e, em seguida, as variáveis (como impostos, medicamentos, transporte, alimentação, lazer etc).
Dessa forma dá pra saber o quanto pode sobrar no final do mês, possibilitando remanejar gastos, definir uma quantia para guardar na poupança ou mesmo programar a compra de um bem à vista, por exemplo, fugindo dos juros do financiamento.

Orçamento anual
Um planejamento mais preciso, contudo, requer mais trabalho. Para isso, o consumidor deve grupar os comprovantes de todas as despesas do ano anterior (separando as fixas das eventuais), somá-las e depois dividir por doze para obter, assim, uma média de gasto mensal.
Isso não é tão difícil quanto parece e os benefícios do equilíbrio financeiro compensam! Confira, abaixo, as dicas do Idec, passo a passo, para a elaboração do orçamento anual:

1 - Adote uma organização mínima para guardar os comprovantes das despesas pagas durante o ano (uma pasta, um envelope, uma caixa), agrupando-os conforme o tipo de despesa;

2 - Junte as contas das despesas de serviços contínuos ou fixos. Some o comprovantes de janeiro a dezembro e divida o resultado por doze, para obter a média do que foi gasto no ano anterior.

3 - Reúna as contas de despesas eventuais. Avalie a possibilidade de novas ocorrências e estabeleça uma média a partir do que foi gasto e mais uma reserva de contingências de 10%;

4 - Organize as informações numa planilha, colocando no primeiro campo os rendimentos (valor do salário e outras fontes de renda). Nas colunas abaixo, na mesma ordem, identifique o campo para as despesas fixas e eventuais, detalhando do que se trata e o valor médio obtido em cada conta;

5 - Projete o valor médio mensal dos gastos para o período de 12 meses, observando o pagamento parcelado de impostos, por exemplo;

6 - Fique atento ao mês que entrará em férias e o pagamento de décimo terceiro salário para lançar os recursos no orçamento. Não se esqueça que as férias são pagas antecipadamente e no mês seguinte, quando retornar ao trabalho, não haverá salário;

7- Some todos os rendimentos, considerando o reajuste salarial de sua categoria baseado nos índices aplicados nos anos anteriores;

8 - Calcule o total de rendimentos menos o total de despesas (fixas e variáveis) e, do saldo restante, faça uma reserva ou avalie a possibilidade de investimento do dinheiro.

Planilha de Orçamento Doméstico
Para auxiliar os consumidores a planejar suas finanças, o Idec criou a Planilha de Orçamento Doméstico.
A ferramenta é gratuita e muito útil para acompanhar a origem e o destino do dinheiro, permitindo contabilizar com mais clareza as compras parceladas, por exemplo, a prever os rendimentos futuros e, enfim, alcançar o equilíbrio financeiro. http://www.idec.org.br/especial/planilha-orcamento-domestico
Fonte Idec