Você costuma fazer muitas promessas, puxar o saco do
chefe ou espalhar negatividade? Cuidado, você pode estar detonando sua carreira
Há
muitas atitudes que podem acabar com a carreira de pessoas boas e que trabalham
duro. Costumamos ouvir falar apenas de comportamentos radicais como o da
funcionária da Yelp que se tornou uma sensação da internet no mês passado após
escrever um post nas redes sociais criticando o CEO e os baixos salários da
empresa. Ninguém ficou surpreso quando ela foi demitida.
Acontece
que tem muita gente que acaba com a própria carreira sem precisar falar mal do
chefe no Facebook. Muitos costumam matar
suas carreiras de forma devagar e sutil.
Uma
pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 83% das pessoas já viram
colegas adotando atitudes que tiveram consequências catastróficas para seus
negócios, carreiras, e reputações, e 69% admitiram já ter feito algo que
prejudicou suas próprias carreiras. Destes, 31% disseram que os erros lhes
custaram uma promoção, um aumento, ou mesmo um emprego; 27% informaram que suas
atitudes destruíram o relacionamento com algum colega de trabalho, e 11%
contaram que suas ações custaram suas próprias reputações.
Esses
números mostram o quão destrutivo você pode ser para a própria carreira. Você
não precisa necessariamente cometer um único deslize. Às vezes, a carreira de
uma pessoa é prejudicada por causa de uma sucessão de pequenos erros. A boa
notícia é que você pode evitá-los. Veja como nesses conselhos dados pelo site
Entrepreneur.
Prometer demais
É
tentador prometer o céu e a terra para os seus colegas e clientes,
especialmente se você é honesto, trabalha duro e realmente acredita que pode
cumprir o que prometeu. O ponto é que não há razão para criar uma pressão extra
que vai fazer mal a você mesmo. Se você prometer fazer alguma coisa
ridiculamente rápido e perder um pouco o deadline, ainda vai achar que fez um
bom trabalho porque entregou os resultados de maneira rápida. O problema é que
no momento em que você faz uma promessa a alguém, esse alguém não espera nada
menos do que foi prometido. Pense que você poderia ter feito um trabalho de
qualidade, e entregado resultados melhores se tivesse sido realista e não
criado falsas expectativas desde o início. Logo, seja realista e prometa apenas
resultados que você pode entregar para não criar expectativas às quais não pode
corresponder.
Complacência
Faz
quanto tempo desde a última vez em que foi pró ativo e aprendeu uma habilidade
nova, se conectou com seus colegas nas redes ou deu um tapa no currículo? Se
você não lembra, você pode ter se tornado um pouco complacente, e a
complacência é uma das coisas que podem arruinar uma carreira. Se você está
sempre muito ocupado para aprender algo novo ou expandir seus networking, você
provavelmente inverteu as suas prioridades. Por outro lado, se você estabelece
como prioridade o desenvovimento e o crescimento continuado, estará pronto para
o que surgir.
Medo de mudança
Medo
de mudança está atrelado à complacência. Ela só serve para deixar que as coisas
permaneçam iguais. Com certeza você já testemunhou isso quando ouviu no
trabalho as temidas palavras: "Mas nós sempre fizemos desse jeito".
As coisas mudam muito rápido hoje em dia para continuarmos acorrentados status
quo, sem falar que os custos de agir dessa maneira podem ser altos. Em uma
pesquisa realizada nos Estados Unidos, 91% dos entrevistados disseram que os
funcionários mais bem sucedidos são os que conseguem se adaptar mais
facilmente. Mudança é algo constante nas nossas vidas, tanto pessoal quanto
profissional, não importa se você acha que as coisas devem mudar ou se os
métodos e os hábitos antigos devem continuar sendo cultivados. Você não tem que
gostar de mudanças, mas aprender a lidar com elas: parar de resistir e começar
a se adaptar.
Ter um ego inflado
Você
já trabalhou com alguém, que passou a se comportar como uma estrela depois de
obter sucesso em várias atividades? Sucesso é ótimo. Ele definitivamente
impulsiona a sua carreira, e você se sente muito bem com isso. As coisas
começam a sair do controle a partir do momento que você deixa o sucesso subir à
cabeça. Você começa achar que vai durar para sempre e que tem direito a ele.
Nunca, nunca se contenta com o que foi conquistado. O problema é que quando
você fracassar, o tombo vai ser grande.
Não ver o todo
É
comum nos tornarmos ocupados com o que fazemos e perdermos a visão do todo.
Entretanto, pessoas inteligentes sabem equilibrar as prioridades diárias com
seus objetivos. Isso não significa que elas não se preocupam com o trabalho,
elas apenas têm a disciplina e a
perspectiva necessárias para ajustar seu curso conforme necessário.
Negatividade
Às
vezes, quando você está se sentindo mal, seu humor pode afetar outras pessoas,
mesmo que não perceba e não tenha a intenção de fazer isso. Você foi contratado
para tornar o trabalho do seu chefe e da equipe do seu chefe mais fácil, não
mais difícil. Pessoas que espalham negatividade em seus departamentos e
reclamam sobre trabalho ou sobre outras pessoas complicam as coisas para todo
mundo. Além disso, as pessoas ao redor podem não estar dispostas a aguentá-lo
por muito tempo.
Baixa inteligência emocional
Todo
mundo sabe que você pode ser demitido por não se relacionar bem com os outros,
mas o que prejudica muita gente é mesmo a incapacidade de fazer "cara de
paisagem". Se todos sabem quando você está entediado ou irritado, ou
ainda, se todos sabem que você acha algum colega estúpido, você pode ser
prejudicado. Se você tem explosões emocionais, menospreza os outros e faz cara
feia quando os outros falam, pode ser que não tenha muita inteligência
emocional, e isso, definitivamente, pode atrapalhar a sua carreira.
Puxar o saco do chefe
Puxar
o saco não tem nada a ver com uma relação verdadeira, baseada no respeito. Pelo
contrário, quem mantém uma relação desse gênero é sorrateiro e dissimulado.
Quem puxa o saco conquista o que quer não por mérito, mas porque acaricia o ego
do patrão. Isso não é interpretado de forma positiva pelos colegas que
realmente alcançam o sucesso por mérito. Você pode até tentar reforçar a sua
relação com o seu chefe, mas não prejudique os outros colegas enquanto estiver
trabalhando nisso.
Tirar vatangem de relacionamentos e situações
Trabalhar
duro para construir relações sólidas é diferente de instigar conflitos,
escolher lados, passar por cima dos colegas e espalhar rumores. Não tire
vantagem de situações e relacionamentos ao longo da sua carreira. Novamente,
seja autêntico, não manipule pessoas ou situações. Você deve se ater a
estratégias que podem ser discutidas na frente dos colegas com orgulho, não com
vergonha.
Fonte:
Economia - iG