Na internet, as queixas se propagam com muita rapidez
Empresas não querem correr o risco de ter uma
propaganda negativa
Uma
saída para o consumidor que compra produtos com defeito pode ser a internet.
Segundo o Ministério da Justiça, de cada dez queixas feitas na rede oito são
solucionadas.
O
consumidor descobriu que tem o poder na ponta dos dedos. A reclamação virtual é
uma versão moderna do velho boca a boca. Como na internet, a queixa viaja
rápido, as empresas não querem essa propaganda negativa e, por isso, muitas
delas se apressam em dar uma boa resposta ao cliente.
Serviço público virtual
O
Ministério da Justiça criou um serviço público virtual, pelo site https://www.consumidor.gov.br/, que
já tem 213 empresas cadastradas. Todas assumiram o compromisso de dar uma
resposta ao consumidor em, no máximo, 10 dias. Essa relação virtual é monitorada
pelo Procon e pela defensoria pública
“A
partir daí nós podemos identificar causas repetitivas, ou seja, vários
consumidores reclamando sobre o mesmo problema, por exemplo, numa determinada
empresa. Podemos a partir daí traçar estratégias de política pública para que
possamos melhorar a relação dessa empresa com o consumidor, melhorar a
prestação de serviço”, analisa Larissa Davidovich, defensora pública do
Nudecon/RJ.
Problemas
com telecomunicações, como aparelho celular, telefonia fixa e móvel pós-paga e
TV por assinatura lideram a lista de queixas (47,4%). Em segundo lugar, com 20%
das reclamações, estão os serviços financeiros como cartão de crédito, débito e
cartão de loja. Em seguida, estão telefonia móvel pré-paga e informática
(16,5%) e eletrodomésticos e eletrônicos
(8,1%).
Nessa
nova relação de consumo, o cliente pode avaliar a empresa. “As empresas têm
medo dessa imagem negativa, imagem negativa na internet nunca mais sai”, diz
Larissa.
Por
Mônica Teixera
Fonte
G1