quarta-feira, 17 de março de 2021

COMO RECEBER HONORÁRIOS MAIORES COM O MARKETING DE CONTEÚDO?


Descobrir como receber honorários maiores na advocacia é um dilema que aflige inúmeros advogados em todo o país.
A advocacia é uma profissão fantástica e muito recompensadora, mas também é cheia de desafios e se engana quem pensa que ter um vasto conhecimento jurídico é o suficiente para atingir o topo do sucesso.
É necessário ampliar as áreas do conhecimento para também ser um bom administrador e gestor de negócios, de pessoas, de processos e de marketing, ainda que a advocacia não tenha um caráter empresarial ou comercial.
Afinal, o advogado que almeja o crescimento do seu escritório não pode esperar que o sucesso chegue como um presente apenas pelo seu investimento em especializações, petições bem escritas e escritório bem localizado, por exemplo.
Claro que tudo isso é essencial! Mas é necessário ir além, para deixar de ser uma gota e passar a ser o próprio oceano, sempre de olho nas mudanças tecnológicas do futuro (que já bate à porta).
Com isso em mente, o advogado precisa voltar sua atenção para o universo online e sua inevitável presença na vida de todos nós, inclusive, na vida de seus futuros clientes. Nesse sentido, estar presente na internet e investir em Marketing de Conteúdo Jurídico é essencial para o destaque e crescimento do seu escritório de advocacia.
Neste texto, você vai descobrir como receber honorários maiores se tornará mais fácil por meio dessa estratégia. Confira como fazer isso!

Entregar valor por meio do Marketing de Conteúdo Jurídico    
O primeiro passo para estar presente na internet e passar a prospectar clientes com eficiência é criar um site com materiais de qualidade para seu escritório de advocacia.
Mas, como dito antes, não se pode permanecer na média da concorrência. O escritório precisa ir além de um simples site “cartão de visita”, para transformá-lo em uma ferramenta de criação de valor.
Para isso, existem as técnicas de Marketing de Conteúdo Jurídico que, resumidamente, trata-se de uma estratégia voltada à produção de conteúdo online para o público-alvo do escritório de advocacia, com o objetivo de informá-lo, cativá-lo e, também, auxiliá-lo no processo de escolha e contratação de serviços jurídicos.

Características de um conteúdo de qualidade
O conteúdo publicado no blog do site ou, ainda, em redes sociais do seu escritório, deve possuir determinadas características, tais como os seguintes exemplos:
    Ser exclusivo;
    Obedecer às regras e limites impostos pelo Código de Ética da OAB;
    Ser direcionado para um público-alvo ou para uma persona;
    Ter linguagem acessível aos leitores;
    Ser informativo, explicativo ou capaz de solucionar dúvidas recorrentes;
    Ser atrativo e relevante para o público-alvo;
    Ser otimizado com técnicas de SEO para melhorar sua posição nos sites de pesquisa.

Entre todas essas principais características, seguramente, pode-se eleger a relevância para o público-alvo como a mais importante delas, pois, de nada adianta a soma das demais, se, ao final, o conteúdo for irrelevante para o prospecto e não atrair seu interesse.
Esse é o ponto chave da criação de valor.
Quando o visitante do seu site encontra um conteúdo que seja realmente útil e relevante para ele, a consequência é que ele passe a consumir mais conteúdo, a interagir com o site ou rede social, baixar materiais ricos (como e-books), cadastrar-se em sua newsletter e se transformar em um lead qualificado.
Afinal, cada texto publicado poderá responder a uma dúvida, entregar uma solução ou dar uma direção ao seu prospecto. Por isso, é natural que ele passe a dar valor ao conteúdo que consome em seu site, ou seja, àquele conteúdo que está vinculado ao seu nome.

Tornar-se autoridade na sua área de atuação
Quando o conteúdo do seu site de advocacia alcança esse impacto em seus visitantes e passa a entregar valor a eles, as consequências são ganhar sua confiança e ser visto por eles como uma autoridade no assunto.
Seus prospectos poderão perceber que seu escritório é, realmente, especialista naquela determinada área e que pode resolver, de vez, as suas necessidades.
Pare e pense em um nome conhecido do Direito, como um doutrinador que você goste muito e que, normalmente, você cita em suas fundamentações jurídicas. Agora perceba que esse doutrinador conquistou a sua admiração tão somente pelo conteúdo dos livros que ele publicou.
Aquele conteúdo ensinou, tirou uma dúvida ou lhe deu um norte, a ponto de você passar a ver aquele doutrinador como uma autoridade de respeito no assunto. Estou certo?
O mesmo acontece com os visitantes do seu site em relação a você! Aos olhos deles, você poderá ser uma verdadeira autoridade naquela matéria, alguém que merece confiança, respeito e credibilidade.

É possível receber honorários maiores na advocacia por meio do Marketing de Conteúdo Jurídico
Veja que, com a estratégia certa, é possível aplicar as técnicas do Marketing de Conteúdo Jurídico para entregar valor aos seus prospectos e para se tornar uma autoridade na sua área de atuação.
Uma vez que você tenha conquistado esse status na internet, seus clientes não pagarão mais por um simples serviço jurídico, eles pagarão por uma advocacia especializada, pois eles decidiram contratar o escritório que melhor entende seus problemas, suas dores e suas necessidades.
Além disso, todo o trabalho empregado na produção de uma grande quantidade de conteúdo deve ter como objetivo atingir e conquistar inúmeros prospectos e não apenas um ou outro.
A meta principal do Marketing de Conteúdo Jurídico deve ser a conversão do maior número possível de prospectos em clientes. E se sua estratégia estiver certa, é isso que seu escritório terá: cada vez mais clientes buscando um serviço especializado.
Nesse ponto, seus honorários, que já podem ter aumentado em razão da sua autoridade e especialidade, poderão aumentar ainda mais por conta da famosa “lei da oferta e da procura”.
Se sua equipe de advogados consegue atender menos casos do que a quantidade de prospectos que procuram o escritório, você deverá escolher entre: a) aumentar o valor dos honorários; b) aumentar o número de associados ou funcionários; ou c) aumentar a rede de parcerias.
Independentemente da escolha, o faturamento, nesse caso, será maior em razão da alta procura.
Isso tudo é real e alcançável, porém, não pense que é mágica ou que é fácil. Requer planejamento, investimento de tempo e de recursos, estratégias de Marketing de Conteúdo Jurídico e paciência.
Nada disso acontecerá do dia para a noite, pois os resultados devem ser esperados a médio e longo prazo. Por isso, como dito no início deste texto, é necessário ampliar as áreas de conhecimento e, entre elas, aprofundar-se em Marketing de Conteúdo Jurídico.
Só assim você estará preparado para fazer o nome do seu escritório de advocacia se destacar na internet e colher os frutos, como receber honorários maiores, ter clientes melhores e uma carreira duradoura e prospera.
Fonte Conteúdo Legal