Ninguém
precisa fazer melhores amigos no ambiente de trabalho, mas é preciso ter o
mínimo de sociabilidade para construir uma imagem positiva perante colegas e
gestores. Um simples "bom dia" e palavras básicas da boa educação,
como "por favor", colaboram para um ambiente empático e mais
produtivo.
Segundo
os especialistas entrevistados pelo UOL, a inteligência emocional está, cada
dia mais, à frente de habilidade técnicas. Por isso, a forma como decidimos
interagir não é algo a ser feito pela empresa, mas por você. "O objetivo
deve ser de todo profissional que quer evoluir na vida e no trabalho",
afirma Claudia Klein, especialista em desenvolvimento profissional.
A
seguir, veja pequenos gestos que podem prejudicar sua reputação no meio
corporativo:
Não cumprimentar as pessoas
Não
é nem preciso avançar até o "tudo bem", mas um "oi" ou
"bom dia" pode fazer toda a diferença na sua imagem. Quem passa por
todos sem sequer fazer um contato visual, pode ser visto como um indivíduo
pouco acessível e até arrogante. Dar as boas-vindas, independentemente de
cargos e interesses, também faz parte. Esse item vale se você é gestor ou
colaborador. No caso do líder, a responsabilidade é ainda maior, uma vez que o
esperado é ter esse profissional como exemplo para toda a equipe.
Recusar almoços com colegas (sempre)
Existem
pessoas mais sociáveis que outras e é preciso respeitar as individualidades.
Entretanto, faz parte da etiqueta social não recusar a todos os convites. Essa
atitude demonstra pouco interesse em ampliar as redes de contato. Afinal, é
possível equilibrar dias --e até semanas-- de almoço acompanhado ou não. Quanto
mais você conhece e se dá bem com outros profissionais, mais fácil de
estabelecer um diálogo efetivo em assuntos do trabalho.
Opinar sem ser solicitado
Não
é necessário ficar restrito a opinar apenas quando se é solicitado. Entretanto,
há limites e formas de fazê-lo sem invadir o espaço do outro. Uma dica para
deixar as pessoas à vontade com o seu palpite é perguntar se elas gostariam de
uma opinião diferente sobre o assunto tratado. É possível perceber genuinamente
quando e onde você pode contribuir com o seu conhecimento e experiência. E
sempre de forma respeitosa e sem sarcasmos do que está em discussão, claro.
Ser reativo
Um
conceito básico de sobrevivência no ambiente de trabalho é não ser agressivo
com os outros nem consigo mesmo. Portanto, podemos ouvir as críticas com
paciência e, se for o caso, dizer, respeitosamente, que discordamos dela.
Quando somos reativos, assim como em outras áreas da vida, perdemos a razão.
Quando reagimos mal, acabamos atacando o outro. Entretanto, se sucumbimos a
todos os pontos de vista externos, o ataque acontece a nós mesmos. O segredo é
equilibrar.
Ignorar as conquistas dos outros
Faz
parte da criação de um ambiente socialmente agradável saber reconhecer as
conquistas dos colegas e colaboradores. Além de servir como estímulo para a
produtividade, demonstra respeito. Neste item, podemos incluir, para uma boa
imagem, não fazer parte de rodas de conversas nas quais o foco é falar mal de
alguém.
Falar alto ao telefone
Seja
por vontade de expor uma conversa importante --mesmo que tenha a ver com o
trabalho-- ou, pior ainda, quando se trata de algo pessoal, falar alto em
locais com mais pessoas é sinal de desrespeito. Os espaços no ambiente
corporativo são compartilhados e não devem, por isso, ser tratados como
exclusivos.
Por
Thais Carvalho Diniz
Fonte
UOL – Vida no Trabalho