Profissionais devem
aprender a recusar algumas tarefas e favores para não se sobrecarregarem
Profissionais de todas as áreas costumam
reclamar que têm um volume grande de trabalho e que o tempo é curto para
cumprir com as tarefas do dia a dia. Diante desse dilema, é comum nos
depararmos com dicas úteis para melhor administrar o tempo, ter foco e aumentar
a produtividade. Mas, para Marla Tabaka, consultora americana que ajuda
pequenos empreendedores a fazerem seus negócios deslancharem, a arma mais
poderosa para que o profissional dê conta do recado e não fique sobrecarregado é
aprender a dizer não: para si mesmo, para o chefe e colegas de trabalho, para
amigos e até mesmo para os clientes.
Um dos caminhos para começar a recusar
tarefas e favores, afirma Marla, em artigo publicado no site da revista Time, é
refletir sobre os momentos em que se arrependeu ao aceitar fazer algo que o
levou a perder o foco principal, e quanto tempo e estresse poderiam ser
poupados se tivesse tido a coragem de dizer uma simples palavra.
Mas como dizer não à sua mãe quando ela
telefona para conversar no meio do expediente? Ou ao cliente que espera que você
faça mais do que é pedido em um determinado projeto sem pagar para o trabalho
extra? E como dizer não a si mesmo e manter o foco no que é mais importante?
Aqui vai uma dica: é possível dizer não sem pronunciar a palavra, diz Marla.
Apresentar soluções
criativas é uma boa estratégia a ser tomada ao recusar uma tarefa ou favor
Confira três dicas simples para recusar uma
nova tarefa que, segundo a consultora americana Marla Tabaka, poderia tornar a
vida de qualquer um mais fácil:
Não dê uma resposta
imediata
Quando pediram para fazer algo que o tirem
de seu foco principal, basta dizer para a pessoa que precisa pensar e que vai
procurá-la mais tarde para falar do assunto. Peça um pouco de tempo para
avaliar os prós e contras antes de dizer sim. Reflita sobre seus objetivos e
como aceitar a tarefa irá afetar o seu trabalho e sua vida em geral. Mesmo que
seja um pedido simples, pode atrasá-lo em outras tarefas. Será que vai valer a
pena? Você tem direito de dizer não, e uma vez que você começar a ver os
resultados dessa recusa, esta palavrinha vai fazer parte de seu vocabulário com
mais facilidade, garante a especialista.
Pense em soluções
criativas
Às vezes dizemos sim só porque queremos ser
agradáveis. Dizer “não” não significa que você não é uma pessoa legal, mas sim
que você tem prioridades e limites. Quando alguém chega até você com um pedido
que você gostaria de realizar, mas iria complicar sua programação, diga que vai
ver se pode ajudar ou ofereça outra solução. Um “não” não significa,
necessariamente, nunca.
Seja simples
Não dê explicações demais ou fique pedindo
desculpas - Você não tem que se desculpar por fazer o que é certo para você e
sua empresa. Se você é gentil em sua resposta e dá explicações simples por não
poder ajudar, a maioria das pessoas irá respeitá-lo por isso. Tome um momento
para se colocar na posição da outra pessoa e escolha as palavras que pareçam
mais apropriados para o seu tipo de personalidade. Se eles são diretos, seja
breve e direto também; se são emocionais, use um tom mais compassivo. Lembre-se
que ao dar longas explicações e desculpas o tiro pode sair pela culatra,
fazendo com que a outra parte o pressione e questione sua decisão. Não
complique a situação: seja gentil e diga não com uma breve explicação, ou dê uma
solução criativa.
Fonte O Globo Online