segunda-feira, 11 de novembro de 2024

TRÊS DICAS SIMPLES PARA DIZER ‘NÃO’

 
Profissionais devem aprender a recusar algumas tarefas e favores para não se sobrecarregarem

Profissionais de todas as áreas costumam reclamar que têm um volume grande de trabalho e que o tempo é curto para cumprir com as tarefas do dia a dia. Diante desse dilema, é comum nos depararmos com dicas úteis para melhor administrar o tempo, ter foco e aumentar a produtividade. Mas, para Marla Tabaka, consultora americana que ajuda pequenos empreendedores a fazerem seus negócios deslancharem, a arma mais poderosa para que o profissional dê conta do recado e não fique sobrecarregado é aprender a dizer não: para si mesmo, para o chefe e colegas de trabalho, para amigos e até mesmo para os clientes.
Um dos caminhos para começar a recusar tarefas e favores, afirma Marla, em artigo publicado no site da revista Time, é refletir sobre os momentos em que se arrependeu ao aceitar fazer algo que o levou a perder o foco principal, e quanto tempo e estresse poderiam ser poupados se tivesse tido a coragem de dizer uma simples palavra.
Mas como dizer não à sua mãe quando ela telefona para conversar no meio do expediente? Ou ao cliente que espera que você faça mais do que é pedido em um determinado projeto sem pagar para o trabalho extra? E como dizer não a si mesmo e manter o foco no que é mais importante? Aqui vai uma dica: é possível dizer não sem pronunciar a palavra, diz Marla.

Apresentar soluções criativas é uma boa estratégia a ser tomada ao recusar uma tarefa ou favor
Confira três dicas simples para recusar uma nova tarefa que, segundo a consultora americana Marla Tabaka, poderia tornar a vida de qualquer um mais fácil:

Não dê uma resposta imediata
Quando pediram para fazer algo que o tirem de seu foco principal, basta dizer para a pessoa que precisa pensar e que vai procurá-la mais tarde para falar do assunto. Peça um pouco de tempo para avaliar os prós e contras antes de dizer sim. Reflita sobre seus objetivos e como aceitar a tarefa irá afetar o seu trabalho e sua vida em geral. Mesmo que seja um pedido simples, pode atrasá-lo em outras tarefas. Será que vai valer a pena? Você tem direito de dizer não, e uma vez que você começar a ver os resultados dessa recusa, esta palavrinha vai fazer parte de seu vocabulário com mais facilidade, garante a especialista.

Pense em soluções criativas
Às vezes dizemos sim só porque queremos ser agradáveis. Dizer “não” não significa que você não é uma pessoa legal, mas sim que você tem prioridades e limites. Quando alguém chega até você com um pedido que você gostaria de realizar, mas iria complicar sua programação, diga que vai ver se pode ajudar ou ofereça outra solução. Um “não” não significa, necessariamente, nunca.

Seja simples
Não dê explicações demais ou fique pedindo desculpas - Você não tem que se desculpar por fazer o que é certo para você e sua empresa. Se você é gentil em sua resposta e dá explicações simples por não poder ajudar, a maioria das pessoas irá respeitá-lo por isso. Tome um momento para se colocar na posição da outra pessoa e escolha as palavras que pareçam mais apropriados para o seu tipo de personalidade. Se eles são diretos, seja breve e direto também; se são emocionais, use um tom mais compassivo. Lembre-se que ao dar longas explicações e desculpas o tiro pode sair pela culatra, fazendo com que a outra parte o pressione e questione sua decisão. Não complique a situação: seja gentil e diga não com uma breve explicação, ou dê uma solução criativa.
Fonte O Globo Online