terça-feira, 2 de agosto de 2022

OS SEGREDOS PARA OBTER UMA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POSITIVA

Superar metas, ser atencioso com os colegas e participar de projetos desafiadores são alguns deles

Quer melhorar sua imagem diante do chefe e, no fim do ano, obter uma avaliação de desempenho nota 10? Então, é hora de arregaçar as mangas, estabelecer metas e tomar medidas que o levem a atender às expectativas da equipe e, principalmente, do seu gestor direto. Assim, será mais fácil administrar sua carreira e, de quebra, receber elogios. Em artigo publicado no site de carreiras Glassdoor, o coach Todd Brockdorf, autor do livro ''Better than average: Excelling in a mediocre World'' (algo em português como ''Melhor que a média: Excelência em um mundo medíocre), dá dez sugestões para causar uma boa impressão. Confira:

1 - Entenda as expectativas e tente superá-las
É recomendável fazer perguntas esclarecedoras para que não restem dúvidas sobre a tarefa que você tem em mãos, e busque ir além do que o chefe pediu.
"Saiba para quando o produto de seu trabalho é esperado e, assim, procure priorizar as tarefas. Se o chefe pede que conclua seu relatório mensal para o fechamento do balanço na primeira sexta-feira do mês, entregue-o antes. Que tal na quinta-feira?'', aconselha Brockdorf, lembrando que, quando você cumpre um prazo ou entrega o trabalho antes da data prevista, deixa uma impressão positiva e duradoura.

2 - Faça pequenos milagres acontecerem
''Torne-se conhecido como uma fonte confiável, que pode salvar um projeto", observa Brockdorf. Se você ultrapassa as metas e consegue solucionar os problemas, certamente vai se destacar na equipe e, quando as coisas ficarem difíceis, será lembrado como um líder em potencial.

3. Demonstre espírito de liderança
Liderança é mais do que um título. De acordo com Brockdorf, é sinônimo de assumir responsabilidades. Responsabilidade por suas ações e também por sua inércia. E, o mais importante, por suas falhas.
''Como ser um líder eficaz? Organize projetos, tenha iniciativa e sugira melhorias. Quando você assume a responsabilidade em sua área, isso faz a diferença para aquelas pessoas dentro da organização que tomam decisões sobre sua carreira'', diz o coach.

4 - Network para todos os lados
Torne-se "aquele cara" que parece estar conectado a todos na organização. Brockdorf sugere que você comece logo a criar relacionamentos com as pessoas do seu e de outros departamentos. Assim, quando estiver diante de uma saia justa, precisando de ajuda, contará com uma rede de colegas dispostos, capazes e prontos a socorrê-lo. Certamente, você vai querer — e precisar — ativar sua rede de relacionamentos fora da empresa, mas não subestime a importância de manter laços fortes dentro da organização na qual trabalha.

5 - Seja voluntário em projetos desafiadores
Quem não quer trabalhar com aquele colega que consegue resolver qualquer coisa, e que não tem medo de arriscar, pensar fora da caixa, quando os problemas surgem? Destaque-se da multidão sendo o herói. Brockdorf explica:
"Se você está disposto a aceitar projetos que não são garantias de sucesso e consegue transformar essas oportunidades em vitórias, será reverenciado por seus pares e superiores."
Um conselho importante: procure por tarefas onde possa desenvolver e mostrar seus pontos fortes, assim terá melhores chances de se sair bem.

6 - Trabalhe onde você é necessário, e não onde acha que merece
Todos nós merecemos trabalhar com os melhores profissionais, fazer parte das melhores equipes, e ter os projetos mais bem sucedidos. No entanto, não somos necessários nesses lugares, diz Brockdorf:
''Somos mais valorizados em projetos trabalhosos, mais complexos, trabalhando com pessoas desafiadoras, que demonstram ser uma grande promessa, e tentam melhorar processos ineficientes. Pense onde você pode fazer uma diferença significativa e corra para lá''.

7 - Seja conhecido por alguma habilidade específica
Você pode ser o cara que sabe como acalmar um cliente irado ou aquele que sempre consegue fechar um negócio importante. Ou, simplesmente, ser conhecido como a pessoa que geralmente consegue colocar a máquina de xerox para funcionar.
''Seja um especialista em alguma coisa. Isso demonstra o seu valor para o escritório, para a empresa e para a equipe. A partir do momento que eles acham que é valioso, você deixa de ser apenas um número para a empresa", diz Brockdorf.

8 - Seja presente
Quando seus colegas de trabalho pararem em sua estação de trabalho ou entrarem na sua sala, dê-lhes total atenção. As pessoas adoram contar com um bom ouvinte. Deixar de atender seu iPhone, ignorar os e-mails que estão chegando e focar sua atenção nas pessoas que estão falando com você, certamente, vai causar boa impressão, diferenciando-o da maioria dos funcionários.
"Caso não seja um bom momento para uma conversa, seja sincero e educadamente peça para voltarem numa outra hora. Quando você dispensa atenção especial a seus seus colegas de trabalho, sua opinião, orientação e sabedoria serão mais valorizados", diz Brockdorf.

9 - Transforme o tédio em tempo produtivo
Você tem que preencher de números uma planilha, precisa envelopar e enviar a correspondência de marketing direto? Faça o possível para transformar tarefas tediosas em uma oportunidade de aprendizado. Enquanto trabalha, aproveite para ouvir um podcast educativo ou ouça um audio-book referente à sua área. Alimente seu cérebro e transforme uma tarefa sem graça em algo produtivo.

10 - Evite cometer erros
Ninguém gosta de refazer nada. Não desperdice tempo, dinheiro e energia. Torne-se uma pessoa em que todos confiam na hora de resolver um problema.. Como se tornar este profissional? Caso não saiba a maneira correta de resolver uma situação ou cumprir uma tarefa, seja corajoso o suficiente para perguntar.
''Eu preferia que uma pessoa viesse tirar dúvidas comigo, do que ter que corrigir os erros depois'', conta Brockdorf.
Erros acontecem, mas procure não ser conhecido na empresa como a pessoa responsável por eles.
Fonte O Globo Online