Estudo mostra que capacidade de se recordar só chega à sua total capacidade na idade adulta
Memória de crianças é consideravelmente mais falha que a de adolescentes e adultos
As crianças possuem memória. Porém, o desenvolvimento da capacidade de recordar a origem das informações contidas na memória ocorre de forma mais lenta. Um novo estudo revela que esta capacidade se desenvolve durante a adolescência e que o desenvolvimento pleno ocorre apenas na fase adulta.
Os pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, relataram as descobertas na revista Child Development.
Eles forneceram um teste de memória em duas partes para crianças, adolescentes e jovens. Na primeira, foram mostradas aos participantes imagens na tela de um computador. Eles deveriam indicar se elas eram repetidas selecionando entre os botões 'novo’ e 'velho’.
Em seguida, eles receberam um teste semelhante, que incluía certas imagens do primeiro teste.
Embora a capacidade de memorização melhorasse de modo geral com a idade, a capacidade de reconhecer a fonte das informações retidas na memória – avaliada no segundo teste – era particularmente fraca nas crianças. O desempenho de adolescentes e adultos foi igualmente bom, mas com uma diferença significativa.
s participantes usaram uma touca de eletrodos que media a atividade neural deles. Somente os adultos mostraram padrões sofisticados de atividade enquanto buscavam a fonte da memória, afirma Volker Sprondel, principal autor do estudo e psicólogo da Saarland. Apenas com o uso de medições comportamentais, os pesquisadores não teriam detectado a diferença entre adultos e adolescentes, afirma Sprondel.
Segundo ele, a descoberta sugere que quando se pede a crianças e adolescentes para comprovarem a fonte das informações contidas em suas memórias, como por exemplo, para lembrar a primeira vez que encontraram certa pessoa e o local, eles devem ser questionados com cautela.
Por The New York Times
Fonte Home iG